Faisão com Puré de Castanhas



Tenho um amigo meu que está farto de me pedir que lhe faça este prato. Como anda "pelos Algarves" e porque a caça não tem espera... paciência! Fica pelo menos aqui a receita... “bá lá ber”! :D

Num recipiente que os aconchegue, junto duas colheres de manteiga, um copo de vinho da Madeira (e um cálice para mim), o sumo de um limão grande (com vinagre é também excelente, passando a chamar-se molho de bruxas :), um copo de caldo de carne e pimenta moída na hora (não ponho sal). Depois de ficarem tenros, retiram-se os bichos (não Madalena, não são esses que tu gostas :) e cozem-se duas ou três mãos cheias de castanhas com um toque de noz moscada (se foram congeladas demoram menos tempo) no líquido que sobrou.
Faço puré com as “ditas cujas”, rectificando os temperos (aqui posso precisar de sal). Trincho os faisões e sirvo com meia-lua de limão sobre um pequeno monte de natas firmes ao lado do puré.

5 comentários:

Lia Ferreira disse...

Faisão, nunca mais!
Uma vez pedi ao meu pai as penas deum dos que ele tinha caçado, mas ele disse-me que ficasse com o bicho inteiro1
Eu lá resolvi cozinhá-lo para a minha mãe e convivas...
O drama começou quando comecei a depená-lo! Puxava as penas e a pele vinha atrás! (não sabia)...
depis disso tive que lhe cortar a cabeça!Bem... até falava sózinha!... Jogava as mãos à cabeça, aproximava-me, afastava-me... e zás! Eis que lhe dei o golpe e a traqueia ficou pendurada... não saía por nada! Que horror... Enfim, parece que ficou bom, com a receita do caçador, mas eu já nem consegui provar!... :b

Lança disse...

:D

Gostava de te ver com uma lebre viva entre mãos!!! :)

Lia Ferreira disse...

fazia-lhe festinhas e prescrevia-lhe qualquer coisa para as dores...

Lança disse...

Tipo... uma cacetada na nuca? Lol

Depois fazia um arroz malandrinho do bicho!!! :D

Lia Ferreira disse...

:D
credo!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin