Endívias com maça gratinadas

O meu gosto pelo sabor dos legumes faz com que vá criando algumas experiências, por vezes inspiradas em provas ou em ideias de outros, sempre fui assim...mas não sou chef, gosto de fazer diferente e partilhar com aqueles com quem gosto de estará mesa... isso é o que conta, até porque quando se está de boa vontade cozinha-se sempre bem!

Aqui fica uma ideia de um gratinado, que se come sózinho ou acompanhar uma carne ou peixe!
Uma sugestão...
Endívias com maça gratinadas e dois queijos (emmental ralado e queijo da ilha laminado)

Para gratinar, um molho branco simples; Feito com 1 colher de sopa bem cheia de margarina igual proporção farinha (isto depende da quantidade molho que se pretende) onde vou adicionando o leite e crio o molho algo espesso, já que os legumes têem tendência para aguar o creme, ainda acrescento uma colher de café de gengibre em pó, uma colher de sopa de nata e duas colheres de sopa de queijo emmental ralado, tempero com sal pimenta moída, mexo e reservo.

Entretanto desfolho, lavo e seco a endívia, lamino finamente a maça reineta pequena; esta é a relação de quantidade e tenho a composição preparada.

Num recipiente de ir ao forno unto com margarina e coloco em camadas alternadas as folhas de endívias a maça laminada e o molho branco, terminando neste último.

Levo a assar/gratinar ao forno onde por vezes coloco no terminar um pouco de tempo de grill, se achar necessário corar o creme.

Na hora de servir corto em lâminas muito finas o queijo da ilha (geralmente tenho queijo com cura de sete anos intenso e algo picante sem ser em demasia) coloco no fundo de cada prato onde sirvo e por cima do gratinado, ficando aquecido apenas na hora de comer.

Dizem os entendidos que as endívias gostam de um branco Chardonnay!

É experimentar... bom apetite!!!
by me.

10 comentários:

Lança disse...

Ora aqui está uma forma interessante de tratar as endívias!

Gosto de as estufar, mas só uso as folhas interiores para minimizar o “amargo”.

Um “doce” a quem adivinhar a proveniência deste legume! ;D

me. disse...

...deriva da chicória..que vem de onde!?

me. disse...

Do japão!? será ...tem espirito de camélia e de néspera (a sul=o fruto mesmo)!!! ;)

Lança disse...

Vem da Bélgica e existe por acidente, ao ser tentado criar uma nova espécie de chicória. :)

me. disse...

olha então veio com os "les Galapiats" ...esta agora! ;)

© disse...

v exas são muito à frente...

e percebem bué desta agricultura!!

:)

Lança disse...

Falta aqui o “cientista”… HÉÉÉLIOOO!!!

LOL

Hélio disse...

Chamaram??

Welaan, as endívias (Cichorium endivia) são um prato extremamente apreciado lá por aquelas bandas da Belgica onde ja tive o prazer de estar. Vendem-se como por cá as nossas alfaces, poucas sao as saladas deles que não levam endívias.
De facto a sua origem remonta ao sec. XIX, quando um agricultor reparou que as chicorias que ele cultivava, quando cultivadas no escuro e num ambiente escuro e quente, cresciam mas ficavam com as folhas brancas (daí o nome flamengo da endívia - Witlof - folha branca). O que de facto é comercializado, são os rebentos de uma variedade da chicoria do café, descoberta e seleccionada, à volta de 1848, por um botânico belga chamado Brézier...
Nutricionalmente é um luxo para todos os que querem perder uns quilinhos: 90% de água e fibra (celulose). Na água estão vitaminas A, B, C, E, K, acido folico, um pouco de beta-caroteno (cá está ele de novo), potássio e cálcio, o que as torna uma fonte bastante agradavel (e sem culpas) desses nutrientes...

Lança, só tu me compreendes... ;)

etc disse...

Hum... deve ser boooom! Ao tentar perceber donde veio a Endívia encontrei um livro "virtual" interessante. Confirma a Italia como país inicial desta chicória. Aqui fica o link: http://books.google.com/books?id=2M8DmYyUw-QC&pg=RA1-PA239&lpg=RA1-PA239&dq=ORIGEM+ENDIVIA&source=bl&ots=xiEi-vyUNL&sig=7aAZQx2dExVo20WVU5XT0ZQ26EQ&hl=pt-PT&sa=X&oi=book_result&resnum=1&ct=result#PPP1,M1

Lança disse...

Hélio,
Já voas ou ainda estás preso no balão? ;)

Pois podes dizer-nos por favor, o que causa o gosto amargo de alguns dos legumes?

Agradecido! :D

Etc,
Vou ali chamar o meu pai e já volto…

LOOOL

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin