o tomate


apetece-me falar sobre ele. é mesmo de eleição! não há dia que não coma um.


é um alimento rico em água, pobre em hidratos de carbono, que contém sódio, potassio, calcio e fósforo. é rico em vitaminas a, c, k e ácido fólico. a sua cor vermelha deve-se à presença de licopeno, uma substância antioxidante que previne doenças cardiovasculares, o aparecimento de cancro e estimula as defesas do nosso organismo. também protege as células da pele.
o licopeno é uma substância lipossolúvel que é melhor absorvida quando cozinhada em azeite, já que o calor ajuda a libertar maiores quantidades de licopeno. 
deve ser consumido maduro. quanto mais vermelho, melhor!!! e são lindos os vermelhos e duros. :)
deve ser rejeitado quando tiver pisaduras, cortes ou bolor.

pois, por aqui, gosto muito de o beber em sumo, bem fresquinho, temperado unicamente com uma folha de hortelã.
aparece sempre nas minhas saladas.
também gosto dele às rodelas com queijo fresco ou mozarella, temperado com azeite e oregãos.

cozinhado... também! hoje foi um arroz malandro de tomate com bróculos. e um filete de pescada.
©

18 comentários:

Hélio disse...

O licopeno existe sob a forma de cristais em células especializadas no tomate. Pertence á família dos carotenoides, onde podemos encontrar o nosso bem conhecido beta-caroteno, que faz muito bem aos olhos (o licopeno não tem essa propriedade), sendo ele também um anti-oxidante. A sua estrutura molecular permite uma afinidade 2 vezes superior ao do beta-caroteno na captação de radicais livres. Tem também efeitos comprovados no tratamento (e não só na prevenção) do cancro. Para além do encontrarmos no tomate, também está presente na toranja vermelha, na goiaba e na melancia. O tomate tem sempre mais licopeno do que todos estes.

me. disse...

Faz bem à gripe??

© disse...

helio... :) mais uma dica do sr. cientista! tks! ;)
um beijo

me, faz bem a tudo, mas para a gripe é melhor vitamina c. tu estás melhor? beijoca

Lança disse...

Um dos ingredientes principais da cozinha mediterrânea! Uso e abuso!

Em mil pratos e “feitios”!

Uma das minhas perdições e paixões! :D

Até como prato principal, por exemplo risoto de tomate e queijo!

Seja bem-vindo, Hélio! (em miúdo fazia-me voz diferente! ;D)

PURO AMIGO disse...

Boa Noite
Um bom espaço com belos cardápios,
Parabens
Comprimentos
Miguel

Lança disse...

Olá Miguel,

Seja bem vindo e volte sempre!

Lança disse...

Agora para TODOS!!!

Não ler LITERALMENTE que o tomate é a minha paixão e perdição!!!

Ai eu...

LOOOL

etc disse...

Hum...adoro....e na massa depois de cozinhado em azeite, alho e mangericão....e seco...e cru...
Meninas...avinhem-se, abifem-se e abafem-se! Cozinharem descalças não é bom para a garganta..cofcof
Hélio e eu que nunca tinha ouvido falar em licopeno?
Ai Lança, ai!! :-)
(estou para aqui a falar até parece que o blog é meu LOL)

etc disse...

...mas sinto-me muito em casa aqui...

me. disse...

Eu comi tomate ao jantar com tortellini de queijo, mas ainda estou na mesma da gripe...
Ci.bi, tenho bebido muitos sumos de laranja
A cara está a normalizar ;l

© disse...

ó etc, minha linda... tu aqui estás em casa! ainda não sabias?
um beijo :)

me. disse...

O risoto de tomate...esse faz parte da "casa da me" ... não há coincidências, dizia-se. ;)

Lança disse...

etc,
Ai tu! ;D

Este espaço é de todos os amigos que quiserem compartilhar connosco este “gosto”, e tu até já colaborastes! Um dia destes assino a tua adesão ao clube! ;)*

me.lx,
Casamos os dois tão bem! Já viste? ;D

me. disse...

Podes crer tacho com tacho, na perfeição!

me. disse...

Olha vou fazer risoto de cogumelos para o jantar..

Lança disse...

Só não me convido porque não posso... ;D

Hélio disse...

Todas as substancias presentes na comida, por muito que sejam farmacos naturais, demoram o seu tempo a actuar... um antibiótico "sintético" também demora alguns dias a actuar... O licopeno pode ajudar a combater inflamações sim, já que são locais de grande produção de radicais livres, quer por parte dos patogénicos, quer por parte das nossas células do sistema imune. Mas em gripe o ideal é mesmo vitamina C (respondendo à me).

Lança, acredita que nunca experimentei esse truque do hélio dos balões? Obrigado pelas boas-vindas!

Lança disse...

hélio,
Por um lado, não sabes o que perdes, por outro lado… isso levou-me a outras experiências, “legalmente” proibidas em Portugal!

LOL

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin