Lulas com laranja

Hoje pela manhã fui ao mercado como é hábito meu, abastecer de frutas, vegetais e peixe.
Na banca da dona Arminda a minha peixeira de Alvalade, lá estavas as lulas, lembrei-me deste prato que não faço à tempo e decidi deixá-lo aqui para partilhar.

Para esta receita só se utiliza o corpo da lula que não devem ser muito grandes mas sim médias ou pequenas, reservem o resto, as patas para um risoto, por exemplo.

Para confeccionar são precisos;
. 20 lulinhas médias ou pequenas já limpas . 2,5 dl de nata . 2 gemas de ovo . 5 laranjas médias - sumo de 2 + 3 para decorar . 1 colher de chá rasa de amido de milho . sal, pimenta e salsa q.b.

Depois das lulas arranjadas e lavadas, põe-se a cozer num tacho com a nata, o sumo de laranja, sal e pimenta por alguns minutos 8 sensivelmente, se cozem demais ficam rijas.
Retiram-se as lulas do lume e do tacho e deixa-se arrefecer o líquido da sua cozedura.
Desfaz-se o amido de milho nas gemas e deita-se no líquido reservado (sem as lulas dentro) mexe-se rapidamente, rectifica-se os temperos e volta ao lume muito baixo a engrossar o molho lentamente sem o deixar talhar e arrefecer.

Entretanto, à parte descascam-se as restantes laranjas e cortam-se em pequenos gomos, reservando para terminar o prato.

Assim deita-se o molho no prato de servir, alinham-se numa fila as lulas cozidas e noutra fila os gomos de laranja.

Sobre o molho deita-se por cima a salsa picada míudinha e um pouco de raspa de laranja, a gosto.

Este prato convém ser servido de imediato, caso não manter o tacho em banho-maria sem levantar fervura.
Serve-se com arroz branco e brócolos num pratinho á parte!

Bem espero que vos tente, pelo menos a experimentar!!! :)
by me.

4 comentários:

© disse...

faço muitas vezes, estufadas, e vario os legumes que as acompanham.
também gosto da espetada. das ditas com gambas.
ou grelhadas simplesmente. com muito sumo de limão.
vou experimentar estas na próxima.
:)

slegrenzi at gmail dot com disse...

i visited your blog. it's really interesting. i'm susanna legrenzi, senior editor art end design at io donna, the weekly magazine of italian newspaper corriere della sera. my blog is bigbenonline.net - news form italy. i wait for you. by sl

me. disse...

ci.bi...pois nas espetadas ofereço los bichos que nó me gustam!

As grelhadas, de jardineira também gosto ;)

© disse...

olha, a mim oferecem-me os pimentos e as cebolinhas... são tão... sei lá!!
trengos. já sabes o que quer dizer
:D

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin