Peteleco . Bolo de chocolate com duas coberturas

Aqui vem o chocolate...
O meu bolo de sempre tem um nome estranho é verdade, mas quem vem à minha mesa já o conhece pelo nome, pois é frequente tê-lo.
Uma receita dada à muito tempo e que veio das Américas, e claro que eu ainda acrescentei uma segunda cobertura extra, a pasta de brigadeiro base de bolo de chocolate escuro com duas coberturas.
Já escrevi esta receita no meu blog em comentário, como não tinha loja própria para o deixar na altura mas agora como estou por aqui vou repetir-me aos meus colegas de carteira, que estão quase ausentes na escrita!!!

Já sei, Lança não gosta de chocolate... mas eu cresci ao lado da fábrica da Favorita em Lisboa, fazia parte do perfume da manhã, impossível não gostar mais uma tia gulosa que também é apaixonada pelo chocolate :)

É um bolo rápido de preparar. As coberturas é que pedem um pouco de atenção porque teem de ser mexidas enquanto cozem ao lume.

Aqui vai então os ingredientes para:
Base- Bolo
. 3 chávenas de farinha . 2 chávenas de de açúcar . 1 chávena de chocolate em pó . 1 colher café de fermento em pó . 1 colher de café de bicabornato de sódio . 1 pitada de sal grosso . 2 ovos grandes inteiros . 1 chávena de óleo alimentar . 1+1/2 chávena de água quente

Calda de chocolate (1ª cobertura - vertida no bolo quente)
. 1+1/2 chávena de água . 1/2 chávena de açúcar branco . 4 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó 1 colher de chá de margarina

Pasta de chocolate (2ª cobertura- deitado sobre o bolo já frio)
. 1 lata de leite condensado . 4 colheres de sopa de cacau em pó (diluído num pouco de água) . 1 colher de chá de margarina . 2 quadradinhos de chocolate amargo

Base - Bolo

Juntam-se todos os ingredientes em pó misturando bem, de seguida deitam-se os ovos e continua-se a bater, de seguida alternadamente, a água quente e o óleo até obter uma massa homogénea.
Deita-se o preparado numa forma forrada com papel vegetal untado e polvilhado com farinha, e
leva-se ao forno assar em lume médio.

Calda de chocolate

Colocam-se todos os ingredientes num tacho em lume brando até obter uma calda com algum corpo, deitando de seguida sobre o bolo ainda bem quente.

Pasta de chocolate

Colocam-se igualmente os 3 ingredientes ao lume até obter uma pasta com algum corpo, tendo o cuidado de
diluir primeiro pó de cacau num pouco de água fria (receita base para brigadeiros). Se engrossar demais pode-se acrescentar água. Depois de feita a pasta adicionar o chocolate amargo para acentuar a cor, facultativo. Deixa-se arrefecer um pouco e espalha-se sobre o bolo já frio.
Costumo raspar lascas de tablete de chocolate branco e negro por cima ou apenas pó de chocolate, o que houver!

Geralmente sirvo com morangos ou framboesas, quando os há. Coloco ainda um pouco de nata fresca líquida por cima sem ser batida ou açúcarada, só a regar em cada fatia servida ou então
levo simplesmente à mesa para cada um servir a seu gosto.

Aqui fica o meu bolo de chocolate com duas coberturas,
nata e ainda frutos vermelhos!!!
Nada calórico, mas acho que que estava a faltar aqui no ZOM
:)
by me.

4 comentários:

Lança disse...

LOL

Balança... balança... balança...

:P

me. disse...

Xiiiiiuu senão ela houve, mais a mais balança sou eu! ;D

© disse...

realmente é um pecado. mais... uma verdadeira bomba calórica!!

é o que fizeste em tua casa? se for, é delicioso!!
;)

me. disse...

Foi sim cI.Bi...umas valentes calorias, bem doces! ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin