cheesecake de banana e caramelo



ingredientes:

cheesecake
200 g bolachas digestiva
225 g mascarpone
75 g acúcar
2 bananas
50 g amêndoas laminadas e torradas
8 folhas de gelatina
70 g manteiga
3 ovos
300 ml de natas

caramelo:
1 pacote de natas
150 g acuçar amarelo
75 g manteiga

preparação:
triture as bolachas e adicione a manteiga amolecida misturando até formar uma massa para construir uma base numa forma previamente untada e forrada com papel vegetal.
bata o mascarpone com 3 gemas de ovo e 2/3 do açúcar até ficar com uma cor clara. Adicione a gelatina previamente dissolvida num pouco de água quente* e incorpore as natas previamente batidas.
noutro recipiente bata as claras com o restante açúcar até ficarem firmes. envolva com uma espátula, delicadamente, no preparado anterior.
corte uma banana às rodelas e forre com elas toda a base de bolacha. verta o preparado sobre esta base e leve ao frigorífico. (1/2 dia, pelo menos)

caramelo
coloque a manteiga com o açúcar numa panela pequena e leve ao lume brando, mexendo sempre até o açucar se dissolver. retire e deixe arrefecer. adicione as natas batendo bem e deixe ferver durante 2 minutos.

coloque banana cortada às rodelas por cima do cheesecake e regue com o caramelo. por fim polvilhe com as amêndoas.

*perdi o trauma da gelatina, finalmente.
o truque:
dissolver a gelatina em água fria, durante 15 min. retira-se da água, sem espremer muito, para ficar sempre com um bocadito de água. levar ao lume brando e mexer com o dedo (eu vi, é
assim!). a gelatina está ok quando o calor começar a incomodar o dedo.

©

6 comentários:

me. disse...

Parece muito bem esgalhada e com calorias para dar e vender, ai as natas, ai o queijo...

A última que fiz hipercalórica também tinha Mascarpone, o que eu chamo Tiramisu-da frente ;)

© disse...

é muito bom. e pode ser feito com outras frutas, se não apreciares banana. imaginei-o logo carregado de framboesas
:)

me. disse...

ci.bi,
framboesas é uma paixão, mas com caramelo...não sei se liga!
Só provando, fazes e depois dás a provar! :D

© disse...

me, se fossem framboesas obviamente não poderia ser caramelo.

chocolate, talvez...
ou apenas um xarope ou mousse de framboesas.

eu até o comia só com as framboesas. mainada!

Lança disse...

'Ganda bomba!!! :D

me. disse...

ci.bi,
me.2 :D just the raspeberries!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin