Lombo à Duke Wellington

Uma carne da monarquia... este gosto do Duke é sem dúvida elaborado e requintado.

No final do século XVIII era comum apresentarem-se pratos de carne envoltos em massa, altura que o nosso Duke terá divulgado esta receita... ou um modo de comemorar a batalha vencida a Napoleão!


Para esta receita são necessários:

. 1 naco de Lombo de vaca para Rosbife +-700 gr . 200gr cogumelos frescos laminados . bacon 100gr . 2 colheres de sopa ou mais de paté de aves (o menos intenso e pouco salgado) . 6 dentes de alho . 1 a 2 dl de Azeite . 4 colheres de sopa de margarina . sal Q.B . mistura de 3 Pimentas (Vermelha Branca e Preta) . massa folhada congelada. farinha ou fécula para engrossar molho.


Faz-se o lombo como se fosse um rosbife, barrando-o com a margarina e o alho picado, um pouco sal e pimenta deixando repousar para entranharem os temperos na carne.

Coloca-se o lombo a fritar num tacho corando-o de todos os lados sem deixar cozinhar em demasiado a carne e de modo a obter e reservar os sucos da carne para fazer o molho mais tarde.

De seguida coloca-se no forno com a regra de peso/
tempo para cada 1kg de Carne/10 minutos de assadura a 180graus, quando terminado o tempo abre-se de imediato o forno e deixa-se arrefecer dentro dentro do recipiente de modo a largar os restantes sucos.

Entretanto aquece-se uma frigideira de teflon alta de forma a fritar o bacon cortado em pedaços pequenos, de seguida deitam-se os cogumelos laminados e deixa-se cozinhar até desaparecer o excesso de líquido.

Depois de arrefecido sem grande preocupação adiciona-se o paté, envolve-se tudo e rectificam-se os temperos se necessário, não esquecendo que vão apurar um pouco mais ainda no forno.


Por último tende-se a massa folhada que vai servir de "embrulho" onde se coloca a carne bem escorrida dentro e barrada com o preparado anterior de cogumelos e bacon, depois de bem coberta fecha-se a massa deixando alguns orifícios no topo para a carne transpirar do seu interior.
Pode-se pincelar com gema de ovo, mas para mim é facultativo.

Leva-se ao forno o tempo exacto de cozedura segundo as instruções da massa folhada.


O molho prepara-se com os sucos da frigideira que se reservaram e acrescentando o que ficou do assado, cobre-se com farinha ou fécula de batata e leva-se ao lume a engrossar.

Podem-se acrescentar natas ou creme fraîche ou leite ao molho a gosto e verificam-se os temperos.


Serve-se com esparregado de espinafres, puré de maça reineta temperado com molho inglês, ou outra coisa ao gosto de cada casa.

Uma opção para um jantar rico e muito guloso...como a mesa de um rei!


by me.

2 comentários:

disse...

UAUUUUUUU
que visão deslumbrante!
muitos parabéns, está fenomenal.

me. disse...

Visão é óptima e o sabor divinal :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin