Lulas com laranja
Hoje pela manhã fui ao mercado como é hábito meu, abastecer de frutas, vegetais e peixe.
Na banca da dona Arminda a minha peixeira de Alvalade, lá estavas as lulas, lembrei-me deste prato que não faço à tempo e decidi deixá-lo aqui para partilhar.
Para esta receita só se utiliza o corpo da lula que não devem ser muito grandes mas sim médias ou pequenas, reservem o resto, as patas para um risoto, por exemplo.
Para confeccionar são precisos;
. 20 lulinhas médias ou pequenas já limpas . 2,5 dl de nata . 2 gemas de ovo . 5 laranjas médias - sumo de 2 + 3 para decorar . 1 colher de chá rasa de amido de milho . sal, pimenta e salsa q.b.
Depois das lulas arranjadas e lavadas, põe-se a cozer num tacho com a nata, o sumo de laranja, sal e pimenta por alguns minutos 8 sensivelmente, se cozem demais ficam rijas.
Retiram-se as lulas do lume e do tacho e deixa-se arrefecer o líquido da sua cozedura.
Desfaz-se o amido de milho nas gemas e deita-se no líquido reservado (sem as lulas dentro) mexe-se rapidamente, rectifica-se os temperos e volta ao lume muito baixo a engrossar o molho lentamente sem o deixar talhar e arrefecer.
Entretanto, à parte descascam-se as restantes laranjas e cortam-se em pequenos gomos, reservando para terminar o prato.
Assim deita-se o molho no prato de servir, alinham-se numa fila as lulas cozidas e noutra fila os gomos de laranja.
Sobre o molho deita-se por cima a salsa picada míudinha e um pouco de raspa de laranja, a gosto.
Este prato convém ser servido de imediato, caso não manter o tacho em banho-maria sem levantar fervura.
Serve-se com arroz branco e brócolos num pratinho á parte!
Bem espero que vos tente, pelo menos a experimentar!!! :)
by me.
11:05 da manhã | Etiquetas: moluscos | 4 Comments
Peixe em Lisboa 2009
10:16 da manhã | Etiquetas: eventos | 2 Comments
Creme de ervilhas e bacon
Uma sopa verdinha verdinha...
Esta também foi uma das formas da minha pequenada começar a comer "verde" e a dizer que gostavam da cor. As ervilhas são dos legumes mais doces, por isso a criançada come muito facilmente. Bem eu sempre gostei pelo menos. As ervilhas com ovos escalfados também fazem parte das minhas comidinhas deixo os enchidos para quem quiser, o mesmo faço com as favas.
Faço este creme com ervilhas congeladas, é um dos legumes que pouco perde com a sua congelação, mas se as tiverem frescas aproveitem para fazer e logo sentem a diferença!
Assim serão precisos para cerca de 1,5 l de sopa:
. 500 gr de ervilhas descascadas . cerca de 2,5 dl de água . 2 cebola médias . 1/2 litro de leite . 25 gr de manteiga ou margarina . sal e pimenta q.b. . 1/2 raminho de coentros . 50 gr de bacon fatiado fino
Cozem-se as ervilhas na água, escorrem-se e reserva-se o líquido numa panela, onde se junta-se o leite, as cebolas descascadas e lavadas partidas em rodas, a manteiga e deixa-se cozer bem.
Á parte, o bacon fatiado é cortado em tirinhas pequenas sem o courato e colocado numa frigideira quente com 2 colheres de água assim que se evapora o bacon larga a gordura tostando ligeiramente, coloca-se sobre papel absorvente e junta-se á sopa depois de bem escorrido (é opcional para quem quiser enriquecer o sabor das ervilhas, mas casam muito bem os dois sabores).
Retiram-se os legumes do lume e trituram-se muito bem com a varinha mágica, de seguida coa-se o creme pelo chinês ou um passador de rede.
Volta ao lume brando e tempera-se com sal e pimenta.
Retira-se uma concha do creme e deixa-se arrefecer. Juntam-se os coentros lavados, nesta pequena porção e trituraram-se, só depois se juntam ao restante creme.
Também se podem colocar algumas tirinhas de bacon tostado por cima da sopa!
Queda al gusto... bom proveito :)
by me.
12:11 da tarde | Etiquetas: sopa | 8 Comments
Mousse de pera abacate e vinho do Porto
Esta mousse fazia parte dos meus lanches, no tempo que frequentava o Secundário na escola António Arroio em opção de artes visuais e onde as visitas ao CAM-Centro de Arte Moderna da Gullbenkian se tornaram um hábito.
Com essas visitas, também os lanches a meio da tarde no buffet, onde pedia uma Coca-Cola com wiskie e uma mousse de pêra abacate, sempre fez parte do cardápio esta mousse! Gostos antigos. :)
A verdade é que foi o meu pai que me ensinou a elaborar esta receita, muito simples.
São precisos e aqui dou a porção base para uma pera abacate;
. 1 pera abacate madura . Sumo de 1 limão pequeno . 4 colheres de açúcar amarelo . um pouco de água . Vinho do Porto a gosto
Descasca-se a pera e corta-se em pedaços, colocam-se dentro do copo de batidos e adiciona-s o sumo de limão, o açúcar amarelo, um pouco de água para ajudar a criar o creme e um pouco de vinho do porto a gosto
( eu vou colocando aos poucos o vinho de forma a controlar o grau de álcool e se necessário acrescentar mais sumo de limão ou açúcar, até conseguir o equilíbrio)
Depois de tudo bem triturado já em creme homogéneo, verte-se em taça ou taças individuais e leva-se ao frio.
E já está, é servir no dia já que tem tendência para oxidar rapidamente perdendo o seu tom verde fresco.
by me.
2:04 da tarde | Etiquetas: Doces | 2 Comments
Fórum Girona 2009
Não, pois não estamos por lá... temos pena! mas estivemos por cá e muito bem noutro fórum! :)
Chefes nacionais levam o melhor da gastronomia e dos vinhos portugueses aquele que é considerado como sendo o maior congresso gastronómico da Europa, o fórum realiza-se entre os dias 22 e 24 de Fevereiro.
Vejam aqui! ainda sobram mais dois dias...
by me.
6:28 da tarde | Etiquetas: eventos | 0 Comments
Gelado mousse de kiwi e limão
Bem lembrei-me de inventar geralmente odeio deitar fora, quando possível transformo.
Assim peguei em:
. 4 ou 5 kiwis médios muito mas muito maduros amassados mesmo (cerca de 400ml de puré) . 4+3 colheres de sopa de açúcar branco . 4 colheres de sopa de açúcar amarelo . 1/2 limão grande raspa e sumo . 4 ovos . 1dl de leite . 100ml de creme fraiche ou nata light
Descascar os Kiwis, e partir em pedaços pequenos, adicionar a raspa e sumo de limão, o açúcar amarelo e triturar ou esmagar até obter um puré (as grainhas do kiwi se forem trituradas na varinha mágica deixam travo)
Separam-se os ovos das claras . Ás gemas adiciona-se parte do açúcar branco (as 4 colheres de sopa bem cheias) e bate-se bem até ao creme esbranquiçado e fofo, nessa altura acrescenta-se o leite e continua-se a bater, de seguida adiciona-se as natas ou creme fraiche depois de bem misturadas leva-se ao lume este preparado a cozinhar em banho maria mexendo regularmente com as varas, até obter um creme bem espesso (tipo creme inglês).
As claras entretanto foram batidas em castelo e adicionado o restante açúcar branco (3 colheres), até ficarem bem consistentes, aqui ainda se adiciona metade do puré da fruta e reserva-se.
Depois do creme arrefecer um pouco junta-se o restante puré de kiwi, mexendo bem.
Por último envolve-se nas claras este preparado morno, batendo bem com a máquina.
E já tá, frio de congelador com ele até ficar com a consistência desejada e serve-se a gosto.
Por vezes introduzo um pouco de vodka... opções e variações!
Outro exemplo que já fiz, foi com pêras, reduzindo a quantidade de açúcar e fica igualmente bom!
by me.
3:25 da tarde | Etiquetas: Doces, fruta, gelados | 2 Comments
continuando...

4:13 da tarde | Etiquetas: Doces, sei lá........ | 7 Comments
Pasta makes you happy
Esta pasta não vem do euromilhões nem de outro jogo, mas faz feliz quem gosta!
É um livro de cozinha muito simples, quase infantil e foi-lhe atribuído um prémio de design gráfico!
O autor é um conceituado chefe de cozinha italiana, Claudio Bertozzi, dirige o restaurante com o seu nome "Da Claudio" em Frankfurt. É considerado um 'master' da cozinha da região italiana Emilia Romagna.
O livro é composto por uma série de receitas particulares do autor, onde ele cria a harmonia entre massas e ingredientes frescos. Tornando o simples em delicioso, semelhante a algo que foi elaborado por ingredientes raros ou exclusivos, conforme demonstram as ilustrações dos pratos confeccionados.
Alguém escreveu que este livro representa a atitude italiana perante a vida... é a cozinha com alma italiana!
Se o virem por aí, espreitem-no eu fiquei muito curiosa! Vou tentar encontrá-lo... apesar deste ser em alemão, pode ser que haja outro idioma.
by me.
11:25 da manhã | Etiquetas: livro | 7 Comments
Couve flor e coentros
Mais um creme, saudável... a bela sopinha!!!
Esta também faz parte da fast food, digo eu.
Feita com:
. 500 gr de couve flor . 250 gr de miolo de courgete . 1 cebola média . 100 gr de alho francês parte mais esbranquiçada . 1 dente de alho laminado . raspa de limão 1/2 colher de café . sal marinho q.b. . coentros um pouco a gosto . Azeite
Muito simples de executar, colocam-se a cozer em água todos os legumes, a raspa do limão e o sal.
Depois de bem cozidos, trituram-se com a varinha mágica até obter o creme espesso e se forem servir para um gosto de "chefe" mais refinado passam o creme por um passador de rede, depois de passado e coado, volta a aquecer um pouco ao lume.
(eu gosto de triturar no creme um pouco de coentros de modo a ficar salpicado de verde mas pouco)
Rectificam-se os temperos, no prato guarnece-se com coentros picados e um fio de azeite.
E já está, muito baixa em calorias, sem batata e com muitas qualidades dadas pela couve-flor.
by me.
11:13 da manhã | Etiquetas: fast food, sopa | 15 Comments
Trouxas de crepes com espargos e camarão
Bem vou deixar aqui as minhas trouxinhas!
Estas são feitas com massa de crepes salgados (receita anterior) em vez de enroladas são encerradas tipo trouxa e atadas com um cebolinho, na falta deste, escaldo uma longa folha de alho francês e corto em tiras compridas para o mesmo efeito é mesmo assim que faço por vezes.
Precisamos para este recheio de:
. 500 gr de Espargos grossos em lata ou frasco . 100 gr de Miolo de camarão cozido . cerca de 60 gr de Margarina . 65 gr de Farinha . 2,5 dl da água de conserva dos espargos . 3,5 dl de Leite . 3 dl de Nata . 1 colher de chá de sal . 1 colher de café de mistura de Pimentas . 50 gr de Queijo Emmental ralado
Escorrem-se os espargos numa rede reservando o líquido. Cortam-se os espargos na em 3 depois de abertos ao meio deixando as pontas inteiras e colocam-se sobre papel de cozinha absorvente para enxugarem.
Põe-se um tacho em lume brando com a margarina, assim que esta estiver derretida deita-se a farinha de uma só vez e mexe-se para absorver a gordura. Mexendo-se sempre acrescenta-se aos poucos e alternadamente o leite quente e a água dos espargos, água esta onde se dissolveram o sal, a pimenta e a nata.
Deixa-se cozinhar um pouco até ganhar consistência de recheio, sem nunca deixar de mexer.
No fim da cozedura acrescenta-se primeiro o miolo de camarão e em último com cuidado envolvem-se os espargos cortados e já enxutos para não deslaçar o creme.
Pegar numa folha de crepe, colocar o recheio ao meio e atar!
Podem ser reaquecidas em microondas, no forno a massa do crepe seca um pouco pelo que deverá ser feito com o forno baixo e lentamente.
Alguém a quem ofereci bastantes congelou e disse que não perderam nada por isso! eu nunca o fiz... é mesmo fazer e comer.
Boas trouxas, cá em casa são as preferidas... e sempre fazem partes do rol das minhas ofertas! não é azar nenhum, garanto!!!
by me.
12:56 da tarde | Etiquetas: recheio | 4 Comments
Creme de cebola e funcho
Cá vai uma "Que bela sopa..." também é uma música!
Não sei se é light ou dark, mas cinzentona não é de certeza...
Esta é feita com uma cozedura simples composta por:
3 batatas médias, 3 cebolas médias, 1/2 funcho médio, um dente de alho laminado, 1 dl de vinho branco, sal q.b. (+-1,5l de sopa)
Pimenta, cebolinho cortado, tostas finas de pão de trigo com queijo da ilha para finalizar o prato!
Cortam-se os legumes levam-se a cozer cobertos com água e o vinho branco. Depois de cozidos trituram-se bem com a varinha mágica até obter um creme espesso e rectifica-se o sal.
Preparam-se tosta finas do pão de trigo com queijo da ilha derretido.
No prato coloca-se o creme e acrescenta-se, a pimenta moída e o cebolinho cortado, e coloca-se de lado uma pequena tosta...
Pronta a servir... :)
by me.
9:10 da tarde | Etiquetas: sopa | 5 Comments
3 Massas de Crepes
Com candeias ás avessas ou não, (dia 2 de Fevereiro-fica registado) vou dar as minhas três bases de massas para crepes.
Os recheios são muitos aqueles que faço e que existem do salgado ao doce, por isso vou dando alguns pelo caminho!
Mas começando pelo principio e pelo verbo:
Crepes Salgados
para cerca de 10/12 folhas +-20 cm diâmetro
. 3 ovos inteiros . 100 gr de farinha . 1/2 colher de chá de sal fino . 1/2 colher de café de pimenta em pó . 2,5 dl de leite . 50 gr de manteiga e um pouco de óleo para untar a frigideira
Bato os ovos inteiros com todos os 5 primeiros ingredientes. Entretanto derrete-se a manteiga em banho-maria , juntando ao preparado anterior batendo mais um pouco com as varas.
Se ficar algum granulado indesejado coe-se o polme por passador de rede fina e deixa-se descansar cerca de 30 min, tapado com um pano.
Aqueço uma frigideira não aderente própria para fazer crepes (crepeira de rebordo baixo) com um pouco de óleo, mesmo muito pouco por vezes passo o papel de cozinha para não ficar excesso de gordura. Reduz-se o lume e deita-se uma concha com cerca de 1dl do preparado, entretanto mexido com a própria concha para envolver bem o que assentou no fundo. Abana-se a frigideira de modo a espalhar bem o polme e assim que comece a soltar o rebordo vira-se "artisticamente" pelo ar ou apenas com ajuda de uma espátula.
Eu gosto de crepes bem fininhos, o que atirar ao ar ás vezes não é muito fácil! é mais para as panquecas.
As folhas de crepes devem arrefecer uma a uma em cima de uma superfície fria e sem serem postas logo empilhadas. Depois de frias é que se colocam num prato onde se tapam com película até se utilizarem para terminar receitas.
para frigideira com 14 cm de diâmetro
. 75 gr de manteiga sem sal . 150 gr de farinha . 4 dl de leite . 1 dl de nata . 3 ovos
preparam-se da mesma forma deixando para último a introdução da manteiga.
by me.
3:05 da tarde | Etiquetas: massas | 4 Comments
a sopa das meninas
3:57 da tarde | Etiquetas: diz que é sopa, para mim é um banquete, sei lá........ | 9 Comments
Rapsódia de legumes ao forno

Mais uns fragmentos de vegetais!...daí a rapsódia "green food"
Faço muitas vezes assados de vários legumes. Cada um sai conforme o dia, pois nem sempre são os mesmos que tenho á disposição.
Este, um meu jantar foi feito com:
. Beringela . Courgette .Endivía . Molho de tomate (daí a receita anterior) . Azeite . Alho e pó . Sal marinho . Molho de soja um pouco (ou molho inglês) . Queijo fatiado para rematar o topo . Pimenta moída
Começo por lavar os vegetais, de seguida corto ao meio e verticalmente criando rectângulos, isto para a courgette e a beringela, mantendo a pele, retiro as folhas maiores da endívia e quando não for possível no interior corto verticalmente também.
Num pirex coloco fio de azeite para untar, disponho uma camada de beringela, seguida de molho de tomate, depois a courgette e finalmente a endivia, coloco azeite, um pouco de sal, a pimenta moída, um pouco de alho em pó e uns salpicos de molho de soja. E volto a repetir até terminar os meus legumes.
No fim tapo tudo com queijo fatiado e levo ao forno a assar.
Por vezes não há muito tempo pelo que adianto 5 min em microndas, e depois levo ao forno.
Eu sirvo com arroz basmati e salada...como a minha fotografia mostra.
As variantes podem ser muitas, faço autênticas rapsódias muito simples.
É assim a mente cria e a mão confecciona.
Bom apetite
by me.
7:04 da tarde | Etiquetas: vegetais | 10 Comments
Molho de Tomate
Aqui vai a minha "tomatina" básica para alguns dos pratos que faço,.
A imagem sugere um deles esparguete com molho de tomate!
As qualidades deste legume são imensas... já cá estão no ZOM
Na minha receita caseira e para cerca de 1/2 litro de molho, utilizo:
. 3 tomates médios maduros . 1 cebola média . 1 dente de alho grande . orégão-folhas secas 1 colher de café rasa . um pé de salsa . azeite para confeccionar . 1 colher sopa rasa de margarina . pimenta moída na hora . sal
Começo por pelar o tomate, introduzindo-o em água bem quente o que faz estalar a pele de imediato e ser facilmente retirada.
Corto o tomate em cubos pequenos, eu deixo as grainhas não me incomodam fica ao critério de cada um.
Pico a cebola e o alho a mais fino possível.
Preparo a salsa que irei colocar mais tarde, lavando e retirando apenas as folhas.
Depois dos vegetais cortados coloco sobre o fundo do tacho o azeite e a margarina, aqueço ligeiramente e introduzo a cebola e o alho, em lume brando amaciando-a lentamente, quando a cebola estiver já um pouco transparente adiciono a polpa do tomate os orégãos o sal e deixo cozinhar até reduzir ao ponto de molho espesso.
Ao preparado anterior acrescento as folhas de salsa cortadas.
(não devem ser picadas sobre tábua, mas sim feito um rolinho pequeno como o migar da couve para o caldo verde e cortar com a tesoura de cozinha, assim não se perdem os óleos e o sabor, alguém algures mo ensinou!).
Como cá por casa a pequenada não gosta de sentir a cebola em pedacinhos, passo a varinha mágica para tornar em puré, sem ser demasiado triturado é bom que mantenha alguma textura. (para quem tiver tempo e ou paciência é mesmo por pass-vite que deve ser feito)
Se por acaso acharem que ainda está muito pouco consistente depois desta operação, volta ao tacho e deixa-se secar e apurar mais um pouco em lume mesmo brando, para não colar.
No final rectifico o sal e acrescento a pimenta moída.
E já está uma base...para o que vier a seguir.
Eu guardo por dois dias máximo no frio ou congelo e reutilizo mais tarde. Quando há sobras!!!
by me.
12:26 da tarde | Etiquetas: molhos | 5 Comments
Creme de couve lombarda com mostarda
Eu e as sopas!
Como fazem-me parte das minhas refeições diárias, acabo por fazer experiências mudando os sabores com a mesma base de legumes.
Nesta juntei um sabor forte, dado pelo avinagrado da mostarda.
Não usei a famosa de Dijon mas uma igualmente boa e diferente, Mostarda de mel com Champanhe da "mrs bridges" era uma das que tinha à mão e ao pé!
Assim para cerca de 1,5l de sopa uso:
. 1/2 couve lombarda média . 1 cebola pequena . 1 cenoura grande
. 1 batata muito pequena . alho francês 5cm do tronco . 4 feijões verdes
. folhas de espinafres algumas . salsa um pouco . sal . azeite . nata . mostarda
Ao lume coloco os 6 primeiros ingredientes a cozer.
Depois de cozidos trituro tudo com a varinha mágica criando um puré com alguma consistência.
De seguida coloco o sal, a salsa e as folhas de espinafres pouco mesmo e passo novamente a varinha mágica sem fazer desaparecer os verde, só uma volta para cortar e já está, como a fotografia do meu almoço demonstra.
Adiciona-se o azeite a gosto rectifica-se o sal e já está pronta.
A nata e a mostarda entram no fim, diluídas uma na outra.
A porção é uma colher de café rasa de mostarda para uma colher de café de nata,isto por cada prato de sopa individual, coloco no fundo e deito a sopa por cima, envolvendo de seguida com ajuda de uma colher e sirvo.
Fácil saborosa e diferente... mais uma do meu cardápio caseiro!
by me.
3:08 da tarde | Etiquetas: sopa | 6 Comments
instantâneos
Instantâneos, porque são coisas que saem de pacotes...
São apenas pequenas construções que costumo elaborar, com aquilo que tenho por casa.
Ás vezes temos tudo perto de nós basta olhar e pensar diferente.
A fotografia, é a minha composição com:
. Bolacha integral de cacau - Diese
. Gelado Haagen Dazs - Capuccino Caramel Truffle
. Doce de morango com Armangc em Brown sugar
(este não há por aí é caseiro feito por mim, sugiro o substituto)
. Doce de framboesas .Rapsódias de Frutas sem açúcar - St. Dalfour
. Framboesas Frescas
. Caramelo liquido Royal - para riscar o prato
Um perfeito instantâneo...provem e digam! :)
by me.
9:35 da manhã | Etiquetas: Doces | 3 Comments
citrinos
laranjas, tangeras, tangerinas, clementinas, limões…
como é do conhecimento geral, os citrinos são frutos ricos em vitamina c (ácido ascórbico), um composto antioxidante, que protege o organismo da actividade dos radicais livres, moléculas resultantes das reacções químicas que envolvem o oxigénio e que causam envelhecimento e cancro.
aos benefícios dos citrinos podemos acrescentar, ainda, o seu elevado conteúdo em fibras.

a laranja é particularmente rica em vitamina c, em vitaminas do complexo b e um pouco de vitamina a, e em pectina, uma fibra vegetal importante na regulação dos valores de colesterol. acresce ainda o benefício de oferecer intacto o seu valor nutritivo uma vez que se come sempre crua. para além disto tudo, contém açúcares simples que são facilmente assimilados pelo organismo.

o limão é uma excelente fonte de vitamina c, muito importante para combater as infecções, uma vez que aumenta a resistência do organismo. contém ainda vitamina a e vitaminas do complexo b, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. o sumo de limão é um excelente tónico e bactericida, mas não deve ser tomado puro devido à sua acidez.
enjoy!! ©
7:08 da tarde | Etiquetas: fruta | 4 Comments
Mousse de Limão
Esta é light! mesmo...
E porque um dia tive de mudar de hábitos alimentares e nos últimos 10 anos mudei e muito, mas sinto-me bem assim!
Também dizem os entendidos ser uma característica feminina...
Esta mousse de limão é simples apenas precisa de tempo de frio suficiente para ficar pronta, é feita com:
500gr de queijo creme magro (1 embalagem), 1 pacote de gelatina em pó sem sabor, sumo e raspa de 2 limões grandes, Adoçante em pó 4 colheres de sopa (a medida é um pouco a gosto) e cerca de 1/2 lata de leite condensado light.
Começa-se por dissolver a gelatina em pó conforme indica embalagem mas em vez de colocar a quantidade de água referida coloca-se apenas 1/2 chávena de café.
Numa taça misturam-se o queijo creme com o sumo a raspa do limão, o leite condensado, o Adoçante e bate-se até estar bem ligado, no fim adiciona-se a gelatina que entretanto já arrefeceu.
E está pronta para ir ao frio, em porções individuais ou em taça grande, decorada com raspas longas de limão.
Na versão menos light:
Em vez do adoçante em pó - açúcar amarelo
Leite condensado light - leite condensado
Acrescento 1/2 pacote da natas frescas batidas
Ás vezes, quando possível, misturo duas colheres de sopa bem cheias de Lemon Curd mal misturadas para criar o efeito de listado.
Aqui fica o limão... se é laranja pálida ou de mau humor não sei... eu gosto dele como ele é!
E como dirá um dia a "C in O" tem imensas qualidades.
by me.
12:35 da tarde | Etiquetas: Doces | 8 Comments
Sopa de abóbora e mexilhões com tampa folhada
Aqui está uma senhora sopa! Para mim é uma refeição completa.
Dá um pouco de trabalho mas vale o esforço.
São precisos: 700gr de abóbora, 1/2 cebola pequena, cerca de 4 cm de alho francês parte branca, +-200 gr de miolo de mexilhão (eu uso mesmo o congelado existe um de boa qualidade neo-zelandês), margarina 2 colheres de sopa cheias, coentros um pouco para triturar, uma colher de café de raspa de limão, 0,5dl de nata, sal, pimenta moída.
Leva-se a estufar em lume baixo na margarina a abóbora cortada em cubos pequenos, a cebola picada, o alho francês cortado em rodelas, deixa-se amolecer. Depois de macia acrescenta-se um pouco de água não muita, a raspa de limão e deixa-se acabar de cozinhar.
Reduz-se o preparado anterior a um puré espesso com a varinha mágica, acrescenta-se-lhe o miolo de mexilhão devidamente descongelado, a nata, tempera-se com sal e pimenta a gosto e leva-se ao lume brando novamente para que todos os sabores se envolvam, sem levantar fervura por causa da nata.
No fim costumo triturar um pouco do creme de abóbora com os coentros e depois sim introduzir na sopa, aos poucos afim de conseguir controlar a quantidade certa para não mudar a cor da sopa.
Reserva-se e deixa-se arrefecer um pouco antes de terminar a receita.
À parte prepara-se a massa folhada conforme as instruções da embalagem, recorta-se à dimensão das taças onde se vai servir a sopa mas com uma folga extra de +2/3cm (como ilustrado na foto acima), estas taças como é óbvio são refractárias, próprias para ir ao forno.
Enchem-se as taças com a sopa e tapam-se com a massa folhada que é pincelada com margarina, ou gema de ovo e dão-se umas picadelas com um garfo para os vapores poderem saír, leva-se a assar ao forno até a massa folhada estar pronta.
A variante desta sopa pode ser feita em vez de mexilhão, com miolo de camarão e/ou em vez de coentros o cebolinho cortado; Al gusto!
O meu pai diz que começou a comer abóbora muito tarde porque era mesmo porqueira e lhe fazia impressão comer, "era..." mas quando é tratada assim... qual porco qual carapuça! ;)
by me.
3:01 da tarde | Etiquetas: sopa | 7 Comments
Endívias com maça gratinadas
O meu gosto pelo sabor dos legumes faz com que vá criando algumas experiências, por vezes inspiradas em provas ou em ideias de outros, sempre fui assim...mas não sou chef, gosto de fazer diferente e partilhar com aqueles com quem gosto de estará mesa... isso é o que conta, até porque quando se está de boa vontade cozinha-se sempre bem!
Aqui fica uma ideia de um gratinado, que se come sózinho ou acompanhar uma carne ou peixe!
Uma sugestão...
Endívias com maça gratinadas e dois queijos (emmental ralado e queijo da ilha laminado)
Para gratinar, um molho branco simples; Feito com 1 colher de sopa bem cheia de margarina igual proporção farinha (isto depende da quantidade molho que se pretende) onde vou adicionando o leite e crio o molho algo espesso, já que os legumes têem tendência para aguar o creme, ainda acrescento uma colher de café de gengibre em pó, uma colher de sopa de nata e duas colheres de sopa de queijo emmental ralado, tempero com sal pimenta moída, mexo e reservo.
Entretanto desfolho, lavo e seco a endívia, lamino finamente a maça reineta pequena; esta é a relação de quantidade e tenho a composição preparada.
Num recipiente de ir ao forno unto com margarina e coloco em camadas alternadas as folhas de endívias a maça laminada e o molho branco, terminando neste último.
Levo a assar/gratinar ao forno onde por vezes coloco no terminar um pouco de tempo de grill, se achar necessário corar o creme.
Na hora de servir corto em lâminas muito finas o queijo da ilha (geralmente tenho queijo com cura de sete anos intenso e algo picante sem ser em demasia) coloco no fundo de cada prato onde sirvo e por cima do gratinado, ficando aquecido apenas na hora de comer.
Dizem os entendidos que as endívias gostam de um branco Chardonnay!
É experimentar... bom apetite!!!
by me.
1:44 da tarde | Etiquetas: entrada, vegetais | 10 Comments
Couscous de borrego

A minha paixão pelo borrego tem explicações que já descrevi neste blog. Apesar de ser uma carne difícil para algumas pessoas, para mim é uma carne com sabor e textura incomparáveis!
É uma carne rica em minerais, como ferro, fósforo e cálcio. É igualmente uma excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B. De fácil digestão raramente é associada a alergias alimentares.
A carne de carneiro nascido na primavera possui sabor e textura incomparáveis, desafio-vos a experimentarem. A mais rara de todas é a dos cordeiros criados em terrenos salobros, que possui inconfundível paladar salgado, e a razão deste post. A carne é classificada como borrego até os 14 meses de idade.
O meu gosto por especiarias tem-me empurrado para oriente, na descoberta de novas descobertas gastronómicas. Há quem diga que essa minha busca incessante, igualmente nesta “área”, é o espelho da minha personalidade, no que tem de bom e de mau. Mas isso é para outros “blogs”!
A experiência que vou aqui relatar baseia-se em misturas de receitas, que vão desde o Médio Oriente até à Índia, tentando tirar partido do melhor que por lá se faz e, mais uma vez e sempre, satisfazer os gostos que vou adquirindo, combinados com as minhas memórias cognitivas, em doses equilibradas.
Preparo a carne com uma noite de antecedência para o almoço. Utilizo pedaços de carne do lombo bem limpos, aos quais misturo hortelã (várias folhas), cominhos (poucos), sal e açúcar (50/100g dependendo da quantidade da carne) tudo misturado e muito bem picado.
A preparação do couscous é básica. Deito um caldo de legumes a ferver no couscous e deixo hidratar uma hora.
Frito a carne em azeite. Posteriormente junto água e deixo cozer em lume brando até que a carne fique bastante tenra.
Igualmente em azeite, frito bem damascos, ameixas e amêndoas. Podem ser adicionados outros frutos secos para enriquecer a mistura, mas eu gosto desta. No fim, escorro tudo e reservo o azeite, onde vai refogar o alho e o gengibre, tudo picado. Junto cebola até murchar e depois junto o couscous escorrido, as ameixas, os damascos e as amêndoas, coentros e salsa, todos picados, o colorau, a pimenta síria e mexo bem e deixo cozer alguns breves minutos, em lume brando, juntamente com a carne.
Sirvo em travessa com uma mistura de hortelã picada e em folhas.
Vou aconselhar para acompanhar, um tinto da casta cabernet sauvignon. Não é por “nada”, mas tem sido assim comigo e tenho gostado! :)
8:57 da tarde | Etiquetas: cozinha árabe | 4 Comments
Tapas!
Tipicamente de "nuestros hermanos" e a mim me gustam las tapas nunca "una tapa"...
...
Lembro-me de um dia estar num largo em Bilbão e numa dessas típicas casas enquanto comia as minhas "tapas calientes" porque era inverno e apetecia que assim fossem, quentinhas... tinha ao meu lado alguém que me ia explicando como eram feitas... o próprio cozinheiro por sinal que abastecia "la tienda" coisas engraçadas... ainda me lembrar do sítio!
Não vou fazer uma das típicas deles mas uma que criei aqui por casa, para se comer também quentinha... talvez porque nos últimos dias só tenho é frio...
Começo por cortar tiras de pão de mistura pequeno, como a imagem exemplificativa, levo ao forno a torrar ligeiramente de um dos lados. Quando está crocante viro e deixo aquecer o outro lado do pão um pouco mais mas não tanto.
De seguida crio as lâminas daquilo que coloco nestas minhas tapinhas:
1. Queijo de barra fatiado 2. Rodela de tomate 3. Rodelinhas de alho francês (poucas) 4. Cenoura ralada (muita por sinal) 5. Molho inglês 6. Fiambre fatia fininha 7. Fatia de queijo 8. Pimenta moída 9. Salsa picada e uma rodela de alho francês
Depois de estruturada vai ao forno até o queijo estar bem derretido!
E está pronto... é só servir... como entrada ou como refeição mais leve! digo eu...
Espero que lhes guste lá idea!! hasta pronto...
by me.
2:02 da tarde | Etiquetas: entrada, fast food | 7 Comments
Pasta de Requeijão verde
Costumo fazer esta pasta para o meu sortido de entradinhas, penso que resulta bem quer comidas em cima de uma pequena folha de endivía, de alface, rodela de tomate ou apenas com tostas.
. Cebolinho e Salsa (para não comeres o agrião cru, Lança...)
Preparado da mesma forma. . Salmão fumado, regado com sumo de limão
Coloco em tirinhas por cima da pasta. (conforme a imagem exemplifica)
by me.
10:18 da manhã | Etiquetas: entrada, queijos | 7 Comments
chefe... acorda!
... ... ...
3:24 da tarde | Etiquetas: sei lá........ | 6 Comments
alface
continuando com a sopa de rã da me.lx, vou agora dar umas dicas sobre as propriedades da alface.
11:01 da manhã | Etiquetas: vegetais | 8 Comments
Sopa de "Rã"
Bem quebrando a "Sexy Food"... muito boa.
A não ser que por toque de magia a "rã" se transforme numa bela rainha! :)
A minha comida quase infantil, culpa da população por aqui à minha beira!!! brincadeiras que ficam associadas ás comidas para ver se entram boca abaixo. Tento ser criativa com a pequenada, baptizamos os pratos com outros nomes o peixe bolacha, o bife torradinho, papa de relva, papinha verde... enfim o que for.
A sopa de rã cá de casa, não é mais do que aproveitar folhas de alface que não foram para a salada e outros legumes verdes, geralmente é um creme de legumes triturados ao qual no fim adiciono umas ervilhas inteiras em cima de nata, os olhos da minha rã.
Quanto á sopa, continuo a dar sopa:
Começo-o por colocar uma de cebola pequena, depende da quantidade, um pouco de courgete, alface, alho francês, feijão verde, ervilhas, de cenoura e 1 batata bem pequena ás vezes.
Tudo a cozer e trituro retirando algumas das ervilhas como disse para a brincadeira, quando está feito o puré ainda lhe adiciono um pouco de salsa e coentros e volto a triturar ligeiramente, a pele da rã não é uniforme... e ferve mais um pouco e está feita.
No fim o normal sal, azeite...
Para a versão adulta...crio uma espiral de nata por cima do creme verde e adiciono pimenta moída na hora.
E assim vão as "rãs" ao prato cá por casa. Não estavam a pensar que ia cozinhar os animaizinhos pois não!? ;)
by me.
2:37 da tarde | Etiquetas: sopa | 10 Comments
o tomate
apetece-me falar sobre ele. é mesmo de eleição! não há dia que não coma um.
9:46 da tarde | Etiquetas: vegetais | 18 Comments
"Mousseline" de Feijão Verde
Este puré finamente chamado "mousseline" um toque "de la France", serve para acompanhar carnes ou peixes...fica na imaginação de cada um.
Podem ser acrescentados os gostos ou toques pessoais, como amêndoa laminada e torrada por cima é o que faço quando acompanha um peixe tipo rodovalho ou linguado feito em manteiga na frigideira, por exemplo, ou uns espargos para ser comido como salada quente... enfim um sem fim.
Passemos ao processo de transformação do feijão...
Para 1kg e lá estão as quantidades, 1 dl de nata, 1+1/2 colher de manteiga, sal e pimenta preta moída na hora, mais do que o Q.B. bem eu sou suspeita, adoro pimenta.
Arranjam-se e cozem-se os feijões, depois de cozidos e escorridos colocam-se no copo liquidificador e tritura-se tudo até chegar a um puré.
À parte aquece-se a nata e a manteiga ligeiramente, acrescenta-se o puré verde, tempera-se com sal e pimenta moída e já está... papinha verde como se diz aqui por casa.
by me.
12:03 da tarde | Etiquetas: Puré | 2 Comments
Sparkling Lobster

Tenho andado “arredado” deste blog, de tão bem entregue que tem estado! :D
A me e a © têm tratado deste assunto tão bem, e até a etc tem participado! Tem sido óptimo, e também eu venho aqui trazer uma pequena experiência!
O meu “gosto” pelo (belo do) Lavagante vem de “longe”!
Remonta ao tempo em que Sanxenxo era uma estância exclusiva, no norte de Espanha, na Galiza! Nessa altura havia casas junto ao mar, de pessoas desde Madrid a Barcelona, até mesmo das Canárias, que frequentavam essa terra no verão!
Agora são quase todas bares ou restaurantes e todo o glamour se perdeu… fica a memória de tempos idos!
O gosto, com os anos, foi-se apurando, desde o Algarve até Porto, inúmeros restaurantes o faziam de forma “digna”, e como tal, tinham a minha presença regular, para degustar tamanha iguaria!
Mas como sempre, acabo por “apurar” à minha maneira!
A base é a do “Lavagante au Champagne”, mas como difere tanto da receita original, acabei por a baptizar de “Sparkling Lobster”!
A confecção do mesmo começa pela escolha dos exemplares, que não podem ser nem pequenos, nem grandes! Um de tamanho médio, para duas pessoas, tem sido a minha escolha!
Numa panela grande, deito o bicho (ou os bichos) com 1/3 de Champagne e 2/3 de água, com piripiris secos e sal, e em que o líquido esteve a ferver previamente! Para o tamanho habitualmente escolhido, 10m costumam ser suficientes!.jpg)
Depois de “entalados”, arranjo os mesmos como na fotografia! Como vão ser servidos com arroz “malandro”, apesar de colocar à disposição dos “convivas” os apetrechos normalmente utilizados para o marisco, é sempre bom facilitar a vida a quem come! ;)
Numa “paelheira” murcho a cebola picada e logo após, reduzo um copo de Champagne, até ficar uma mistura escura e doce. Assim que ficar no ponto, envolvo o arroz e depois de apurar um pouco, deito o “líquido” em proporção inversa, 2/3 de Champagne e 1/3 de água. Tempero com sal (pouco), uma colher de café de colorau e pimenta da Jamaica. Coloco igualmente nesta altura as cabeças no líquido, conforme fotografia. .jpg)
As “entranhas” do bicho vão dissolver-se no molho e dar um “incremento” de gosto ao arroz.
Quando faltarem 5m para o arroz ficar pronto, disponho o restante do bicho na “paelheira” e depois é só “degustar”!
O Champagne que normalmente utilizo é o Veuve Clicquot Ponsardin. É o que mais se dá com as minhas pupilas gustativas! :p
Gosto de acompanhar com um branco seco que tenha passado pela barrica de carvalho francês. Há muitas e boas escolhas!.jpg)
Foi uma forma de acabar o ano, como outra qualquer! ;D
9:39 da tarde | Etiquetas: marisco | 3 Comments

























