bróculos


já que falaste deles minha linda, cá vai uma dica que estava planeada há algum tempo. :)


os bróculos estão no topo da lista dos alimentos com baixo índice glicémico, sendo por isso mesmo usados como uma ferramenta essencial contra o ganho de peso. são ricos em ácido fólico, contêm duas vezes mais vitamina c do que uma laranja e têm quase tanto cálcio como o leite. têm ainda qualidades anticancerígenas, graças ao sulforato, um fitonutriente protector.

bora aí comer bróculos!!
;)

©

Creme de brócolos

Para limpar as amêndoas e os chocolates do corpinho... um creme verde!

É muito simples, uma verdadeira fast food saudável. A minha preferida, as sopas e cremes de legumes.

Para este creme usei:
. 4 bons troncos de 1 pé de brócolos médios/grande . 1 cenoura . 1 cebola muito pequena . 1 batata pequena. 50 gr de abóbora . 3 cm de tronco de alho francês . salsa coentros e poejo q.b. . azeite . sal e pimenta moída

Coloquei um pouco de azeite no fundo do tacho em lume brando, juntamente com a cebola picada, a abóbora e a batata cortadas em pedaços pequenos assim como os brócolos, deixei aquecer um pouco sem deixar refogar.
De seguida introduzi a cenoura partida o sal e água a tapar, deixei cozer bem e triturei tudo com a varinha mágica criando um creme espesso. No final introduzi as ervas de cheiro e triturei novamente, deixei reaquecer e está pronta.
Acrescenta-se azeite a gosto e rectifica-se o sal.
No prato de servir coloquei ainda um pouco de pimenta moída por cima e algumas folhinhas verdes do poejo. Para quem quiser croutons ou pedaçinhos de pão torrado, também casam bem por aqui!...

Et voilá...ces ça!magnifique...
by me.

is it or not?!

Uma espécie albina em tom de verde??? ...
by me.

Arroz mil diabos

Em época de Páscoa deixo um arroz pagão!!!

Estou a brincar claro, até porque o nome deste arroz foi emprestado de uma receita que li e me pareceu muito semelhante à que faço já à tanto tempo.

Geralmente aproveito os restos de frango de churrasco ou outro qualquer que tenha por sobra, mas não é obrigatório ter o frango pré cozinhado. Só ter atenção se utilizar o frango cru adicionar logo de princípio da receita logo a seguir à cebola.

Então para este diabo de arroz é preciso, e hoje não dou quantidades:
. Arroz agulha (1 chávena de arroz para 2 de água) . ervilhas congeladas . frango desfiado . cebola . bacon em fatias finas . cogumelos frescos partidos . fiambre cortado em tirinhas . azeite . margarina . sal e pimenta . cenoura ralada para acompanhar

Começa-se por picar a cebola, cortar as fatias de bacon finas em tirinhas pequenas, lavar e cortar os cogumelos em lâminas ou em pequenos pedaços, ao gosto de cada um.

Deita-se um pouco de azeite no fundo do tacho e leva-se o bacon ao lume até largar um pouco da sua gordura deita-se a cebola picada e se for necessário mais um pouco de azeite, deixa-se amolecer um pouco até ficar meio transparente sem deixar torrar muito ou queimar, ter um lume mais para o baixo. Acrescenta-se o arroz que fica a fritar um pouco na mistura e de seguida a água quente e os cogumelos e tempera-se com sal e a pimenta moída na hora. Depois de levantar fervura acrescenta-se as ervilhas e logo que esteja novamente a fervilhar adiciona-se o frango desfiado e um pouco de margarina, tapa-se e deixa-se cozinhar lentamente.
Antes de secar por completo e quando o arroz já está prácticamente cozido desliga-se o lume e deixa-se secar sózinho, fazendo assim um arroz solto.
Por vezes porque a água é absorvida tem de se colocar um pouco mais do que a medida 2 de água para1 de arroz, é provar antes de terminar.

Para terminar servir em prato ou travessa com o fiambre por cima , acompanhado com cenoura ralada.

Uma forma de aproveitar carne cozinhada com outra roupagem, mas igualmente deliciosa "Cos diabos" :)
by me.

Rúcula com...

Aqui fica um ponto de partida para uma salada!

E como todas elas a descrição diz logo o que será:

Rúcula com queijo da ilha laminado (ou parmesão), maça grammy smith cortada finamente, regado com sumo de limão e temperado com sal pimenta e fio de azeite.

É só mais uma sugestão green!!! enjoy ;)
by me.

Peteleco . Bolo de chocolate com duas coberturas

Aqui vem o chocolate...
O meu bolo de sempre tem um nome estranho é verdade, mas quem vem à minha mesa já o conhece pelo nome, pois é frequente tê-lo.
Uma receita dada à muito tempo e que veio das Américas, e claro que eu ainda acrescentei uma segunda cobertura extra, a pasta de brigadeiro base de bolo de chocolate escuro com duas coberturas.
Já escrevi esta receita no meu blog em comentário, como não tinha loja própria para o deixar na altura mas agora como estou por aqui vou repetir-me aos meus colegas de carteira, que estão quase ausentes na escrita!!!

Já sei, Lança não gosta de chocolate... mas eu cresci ao lado da fábrica da Favorita em Lisboa, fazia parte do perfume da manhã, impossível não gostar mais uma tia gulosa que também é apaixonada pelo chocolate :)

É um bolo rápido de preparar. As coberturas é que pedem um pouco de atenção porque teem de ser mexidas enquanto cozem ao lume.

Aqui vai então os ingredientes para:
Base- Bolo
. 3 chávenas de farinha . 2 chávenas de de açúcar . 1 chávena de chocolate em pó . 1 colher café de fermento em pó . 1 colher de café de bicabornato de sódio . 1 pitada de sal grosso . 2 ovos grandes inteiros . 1 chávena de óleo alimentar . 1+1/2 chávena de água quente

Calda de chocolate (1ª cobertura - vertida no bolo quente)
. 1+1/2 chávena de água . 1/2 chávena de açúcar branco . 4 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó 1 colher de chá de margarina

Pasta de chocolate (2ª cobertura- deitado sobre o bolo já frio)
. 1 lata de leite condensado . 4 colheres de sopa de cacau em pó (diluído num pouco de água) . 1 colher de chá de margarina . 2 quadradinhos de chocolate amargo

Base - Bolo

Juntam-se todos os ingredientes em pó misturando bem, de seguida deitam-se os ovos e continua-se a bater, de seguida alternadamente, a água quente e o óleo até obter uma massa homogénea.
Deita-se o preparado numa forma forrada com papel vegetal untado e polvilhado com farinha, e
leva-se ao forno assar em lume médio.

Calda de chocolate

Colocam-se todos os ingredientes num tacho em lume brando até obter uma calda com algum corpo, deitando de seguida sobre o bolo ainda bem quente.

Pasta de chocolate

Colocam-se igualmente os 3 ingredientes ao lume até obter uma pasta com algum corpo, tendo o cuidado de
diluir primeiro pó de cacau num pouco de água fria (receita base para brigadeiros). Se engrossar demais pode-se acrescentar água. Depois de feita a pasta adicionar o chocolate amargo para acentuar a cor, facultativo. Deixa-se arrefecer um pouco e espalha-se sobre o bolo já frio.
Costumo raspar lascas de tablete de chocolate branco e negro por cima ou apenas pó de chocolate, o que houver!

Geralmente sirvo com morangos ou framboesas, quando os há. Coloco ainda um pouco de nata fresca líquida por cima sem ser batida ou açúcarada, só a regar em cada fatia servida ou então
levo simplesmente à mesa para cada um servir a seu gosto.

Aqui fica o meu bolo de chocolate com duas coberturas,
nata e ainda frutos vermelhos!!!
Nada calórico, mas acho que que estava a faltar aqui no ZOM
:)
by me.

Favas à casa...

Não vou mandar ninguém à fava... vou apenas deixar a receita das favas de minha casa!

Eu sei... é comida de burros, pois mas eu gosto desde pequena só as favas mesmo, e tenho mais uns burritos à minha beira que também apreciam, por isso e como estamos na época delas aqui ficam:

Uso a regra de 1 kg de fava com casca por pessoa, assim uma receita para 4:
. 4 Kg de Favas com casca . 3 cebolas médias/grandes . 2 dentes de alho . 100gr de bacon cortado em tiras . 1/2 chouriço mouro . 1/2 chouriço de carne . 400 gr de entrecosto bem entremeado já partido em pedaços pequenos . salsa e coentros . 1 folha de louro. azeite para cozinhar . sal . pimenta . alface (acompanhar)

Descascam-se as favas e lavam-se. Picam-se as cebolas e os dentes de alho. Num tacho leva-se ao lume o azeite a aquecer, onde se deitam as cebolas, os alhos, o louro, os enchidos, o bacon, o entrecosto e deixa-se estufar tudo um pouco.
Retiram-se a carne e os enchidos e deitam-se as favas, tornando a colocar tudo por cima das mesmas, assim como a salsa e os coentros atados em nó para não se misturarem nas favas.
Tempera-se com um pouco de sal e pimenta, tapa-se e deixa-se cozinhar suavemente em lume brando, sacudindo de vez em quanto. Demoram um bocado e tudo depende se as favas são tenras mas pelo menos 1h e 1/2 eu conto sempre. Se por acaso secarem demais é acrescentar água quente.

Depois de estufadas servem-se numa travessa com os enchidos que foram cortados ás rodelas e dispostos por cima.
Acompanham-se com salada de alface temperada com azeite vinagre e coentros picados.

Aqui fica a tradição das favas, na minha versão da estremadura e ricas!
by me.

"Sopa" de morangos


Sopa de quê!? Não, não é dessas... mas é assim que a chamo por brincadeira e por levar à mesa em prato fundo.

Não é mais do que um puré de fruta, tipo 'coulis' que serve de acompanhamento aos próprios morangos.

Para fazer esta 'sopa' ; uso cerca de 200 gr de morangos para puré, (+ 200 gr de morangos para laminar), uma colher de sopa de açúcar amarelo, um pouco de vinho do Porto a gosto.

Para o puré 'sopa'; depois de lavados e arranjados os morangos e coloco-os dentro do copo de batidos juntamente com o açúcar e o vinho do Porto, trituro tudo muito bem e se ficar demasiado espesso basta acrescentar um pouco de água até adquirir a consistência certa que não deve ser também demasiado líquida.

Sirvo os morangos em doses individuais, vertendo um pouco do puré num prato de sopa e de seguida dispondo alguns morangos laminados, termino com uma folhinha de hortelã a decorar.

Quando quero enriquecer a sobremesa acrescento: Uma bola de gelado de nata, ou uma bolacha Waffer, ou quando existe cá por casa salame de chocolate congelado cortado muito fininho de modo a criar um pequeno canudo, ou chantilly, enfim o que vos apetecer...

É uma sobremesa muito atraente simples e apetitosa aqui a cor e a fruta fazem tudo... é só aproveitar a época dos morangos... Un trés bon rouge rose!!!
by me.

Spaghetti sem palavras...


É só seguir as imagens e resulta...está tudo demonstrado de verdade! ;)
...
O spaghetti com as minhas palavras:

Vou traduzir à minha maneira, não resisti:
Cozer o esparguete em bastante água temperada com sal, até ao ponto 'al dente' nunca em demasia.
Pegar em tomate cherry cortar-lo ao meio, dentes de alho picados e malagueta* cortada.
(*update= depois de limpas as sementes e partes branca do seu interior, para não pularem ...de acordo chef...)
Depois de escorrer o esparguete deitar o azeite para o tacho levar a aquecer juntar-lhe o alho, depois o tomate e as malaguetas em último, deixar cozinhar ligeiramente e envolver bem na esparguete isto já fora do lume.

Servir com folhas de manjericão e para mim um pouco de parmesão ralado por cima.
Foi assim que li mentalmente e saboreei essa imagem! mnhan mnham...
by me.

Alface com...

Lascas de queijo Parmesão, lâminas de Pêra e Nozes!

Está tudo dito no título desta salada...verdade?
Só ter em atenção passar a pêra por água com limão para não oxidar.

Temperar com o sal, pimenta, azeite e para mim o vinagre balsâmico.

E se quiserem dar um toque diferente em vez do vinagre, misturem um pouco de mel com sumo de limão e temperem tudo ao vosso gosto, envolvendo bem e está pronto para ir à mesa...um bom ponto de partida com um copo de vinho branco! :)
by me.

Cão de cozinha...

...ou melhor um cão falador, o melhor amigo e ainda por cima gourmet! :)
by me.

Coxinhas de frango com cogumelos, bacon e alho francês

Saindo das doçuras vamos a uma carne branca!

Esta é uma das fácil de se gostar, pelo menos se gostarem de todos os ingredientes que adiciono pois tornam-a bem gulosa.

Costumo comprar coxas de frango com a perna e outras vezes as embalagens de coxinhas com 6/8 unidades do supermercado.

E assim são precisas:
. 6/8 Coxinhas de frango (ou outra parte do frango a gosto) . 6 tiras de bacon finas . alho francês cerca de 6 cm parte tenra . 8 cogumelos médios de qualquer tipo . Óleo vegetal para olear a carne e frigideira . Margarina uma colher de sopa . Molho inglês q.b . Sal Pimenta gengibre em pó a gosto . 3 dentes de alho picados . 1 colher de café de alho picado liofilizado . 2 colheres de sopa de créme fraiche

Começo por retirar a pele do frango e temperar a carne com sal, pimenta, alho picado, gengibre em pó e untar com pouco de óleo vegetal e reservo.
Enquanto isso preparo os cogumelos lavando-os e cortando-os em quatro pedaços. De seguida lavo e corto o alho alho francês em tirinhas na vertical e com cerca de 3 cm de comprimento e poucos milímetros de espessura tipo palitinhos. Corto também as fatias de bacon em tirinhas pequenas.

Depois de tudo preparado, coloco uma frigideira teflon que tenha tampa ao lume a aquecer deito o bacon para ir largando a gordura depois de esturricar um pouco junto-lhe as coxinhas do frango também a corar cerca de 4 minutos de cada lado. Coloco os cogumelos e a margarina e deixo largar um pouco da água dos mesmo e de seguida o alho francês, deito água até cerca de metade da altura das coxinhas e coloco uma tampa e deixando cozinhar em lume médio baixo até a carne ficar tenra e solta do osso virando de vez em quando para cozinharem homogeneamente os dois lados. Se por acaso secar de mais é só acrescentar um pouco de água e deixar mais um pouco.

Depois da carne estar pronta e a água ter reduzido a um concentrado, acrescento um pouco de mollho inglês e o créme fraiche para criar um molho aveludado e o toque final do alho e picado seco que lhe dá alguma alma.

Verificam-se os temperos e já está pronto a servir, acompanhado com arroz, puré ou outra coisa, brócolos cozidos bem o que apetecer!

Bom proveito! :)
by me.

mousse de manga


E como chegou a primavera e eu não sei cozinhar flores (mas sei quem me pode ensinar!) aqui continuo pelas frutas e neste caso outra mousse quase instantânea, que a minha amiga S. me ensinou à tempos porque a minha gulosa filha adorava lá ir a casa comer esta mousse muito docinha!!

São precisos:
. 4 iogurtes naturais sem açúcar sólidos . 1 lata de leite condensado . 1 lata grande de polpa de manga (as melhores são da marca Globo ou a koala assim me foi dito)

Tudo para dentro do copo de batidos e Záááááaas ligar muito bem e já está.
Colocar em taça ou taças individuais, levar ao frio pelo menos duas horas e está pronto para comer.
Fácil, mais fácil não há... e Pep rápide!
by me.

Passion Fruit mousse


Acho graça ao nome em inglês, por cá é mesmo um maracujá... descendente de rajá, brincadeira minha :)

Esta sobremesa é quase um instantâneo ultra-rápida de executar e resultado garantido!
Própria para o dia do pai apesar do meu gostar de coisas mais conventuais, mas nunca nega um dos meus mimos doces, um perfeito guloso!

Esta mousse é feita com:
. 200 gr de polpa de maracujá congelada "Brasfruit" . 3 iogurtes naturais . 1 lata de leite condensado . 1,5 dl de nata batida (pode ser substituída por outro iogurte- a versão mais light)

Agora o fácil fácil, numa taça bater as natas frias até terem alguma consistência e reservar. Num copo de batidos ou taça alta para bater com a varinha mágica colocar os restantes ingredientes, a polpa de fruta, o leite condensado, os iogurtes de seguida misturara bem e no final acrescentar as natas préviamente batidas.

Colocar em taças individuais ou numa taça grande e levar ao frio 2 horas pelo menos.
Pode colocar-se por cima pedaços de polpa de maracujá fresco ou mesmo de concentrado e desenhar uma espiral!

Cá fica mais um docinho fresco... :)
by me.

Tea note!


- Queres um chá de que animal!?

Deve ser assim que se pergunta, mas como vem do Japão não tem mal a tradição prevalece... é apenas um website de vendas à volta do mundo do chá e o inovar das suas embalagens, Tea note assim se chama e já agora é bilingue! ;)
by me.

Crumble de maçã e canela

Bem aqui voltam os doces!
Este é sem dúvida o meu quente frio preferido, o aspecto não faz jus ao palato. É fácil de preparar e bom de apreciar.
Eu sirvo com uma bola de gelado de baunilha, as vulgares caixas de litro da "Olá" mas é a combinação perfeita.

Para fazer este Crumble uso:
. 3 maçãs reinetas grandes . 3 maças golden grandes .150 gr de manteiga sem sal . 1+ 1/2 chávenas de farinha mal cheias . 2/3 de chávena de açúcar amarelo e mascavado (1/2 por 1/2 de cada) . 1 colher de sopa de canela em pó . Sumo de 1 laranja . gelado de baunilha (para acompanhar)

Lavam-se descascam-se as maças e partem-se em laminas pequenas ou cubinhos deitam-se numa taça e rega-se com o sumo de laranja para não oxidar.

Numa taça coloca-se a manteiga à temperatura ambiente e adiciona-se o açúcar, a farinha e a canela em pó e vai amassando com a ponta dos dedos até obter uma massa esfarelada.

Numa travessa de ir ao formo untada coloca-se a maçã com o sumo da laranja e deita-se por cima o preparado anterior, podendo acrescentar um pouco de açúcar mascavado e polvilhar com um pouco mais de canela.
Leva-se a forno médio baixo 150/180 graus cerca de 40 minutos, para que as maças a cobertura assem sem que esta última fique muito seca ou torrada, um pouco crocante é o resultado pretendido.

Depois de arrefecer um pouco serve-se com uma bola de gelado de lado ou por cima a derreter e polvilha-se com um pouco de canela o gelado.
I hope you enjoy to !!
by me.

Twister de vegetais

Partindo da ideia de dar aos legumes uma nova forma, foi desenvolvido um simples e funcional utensílio de cozinha o Vegetal Twister.
Com o Twister legumes como o pepino, a batata, a abóbora, o rabanete e muitos outros legumes são transformados em intermináveis espirais ou esparguete.
Os vegetais são colocados no interior do Twister em parafuso depois de atarraxado selecciona-se o corte pretendido em "espiral" ou "esparguete" e torce-se.
Existem
produtos hortícolas que só assim podem ser "torcidos". E com quase nenhum esforço é alcançado um resultado no mínimo engraçado que abre novas possibilidades de apresentação de pratos.

Ficamos à espera que chegue cá, para brincar com os legumes!
by me.

Pasta de alheira de caça com puré de maça

Apesar de ser um pouco invernoso aqui fica a alheira de caça transformada em pequenas tapas para uma entrada.

Para aligeirar a intensidade da alheira decidi adicionar puré de maça reineta e molho bechamel.
A proporção é para uma alheira de caça , duas maças reinetas , cerca de 2 dl de molho bechamel é ainda preciso pão de centeio alemão bem escuro para torrar em tostinhas, uma maça grammy smith e sumo de limão.

Levo a alheira a assar ao forno num pyrex, sem grande preocupação se vai rebentar. As maças também assam mas noutro pyrex.
Depois de assada desfaz-se a alheira retirando todo o recheio e reservando.
Retira a polpa das maças para uma taça e tritura-se com a varinha mágica para criar um puré fino e macio.

Á parte num tacho preparo um molho branco básico, com manteiga, farinha e leite. Coloca-se a manteiga (2 colheres de sopa cheias) a derreter verte-se a farinha (2 colheres de sopa bem cheias) mexe-se até criar uma bola e depois adiciona-se o leite amornado e mexendo sempre com as varas até obter um bom creme.
Ao creme junta-se o puré da maça e o recheio de alheira envolvendo-os bem.

Corta-se pão de centeio escuro alemão em fatias finas e torra-se em tostas, coloca-se um pouco do preparado da pasta anterior em cima.
Para complementar a apresentação costumo cortar pequenas tirinhas em forma de palitos de maça grammy smith passadas por sumo de limão para não oxidar e coloco por cima da pasta, manias minhas eu sei !!!
Mais uma gulodice garanto! enjoy ;)
by me.

Lulas com laranja

Hoje pela manhã fui ao mercado como é hábito meu, abastecer de frutas, vegetais e peixe.
Na banca da dona Arminda a minha peixeira de Alvalade, lá estavas as lulas, lembrei-me deste prato que não faço à tempo e decidi deixá-lo aqui para partilhar.

Para esta receita só se utiliza o corpo da lula que não devem ser muito grandes mas sim médias ou pequenas, reservem o resto, as patas para um risoto, por exemplo.

Para confeccionar são precisos;
. 20 lulinhas médias ou pequenas já limpas . 2,5 dl de nata . 2 gemas de ovo . 5 laranjas médias - sumo de 2 + 3 para decorar . 1 colher de chá rasa de amido de milho . sal, pimenta e salsa q.b.

Depois das lulas arranjadas e lavadas, põe-se a cozer num tacho com a nata, o sumo de laranja, sal e pimenta por alguns minutos 8 sensivelmente, se cozem demais ficam rijas.
Retiram-se as lulas do lume e do tacho e deixa-se arrefecer o líquido da sua cozedura.
Desfaz-se o amido de milho nas gemas e deita-se no líquido reservado (sem as lulas dentro) mexe-se rapidamente, rectifica-se os temperos e volta ao lume muito baixo a engrossar o molho lentamente sem o deixar talhar e arrefecer.

Entretanto, à parte descascam-se as restantes laranjas e cortam-se em pequenos gomos, reservando para terminar o prato.

Assim deita-se o molho no prato de servir, alinham-se numa fila as lulas cozidas e noutra fila os gomos de laranja.

Sobre o molho deita-se por cima a salsa picada míudinha e um pouco de raspa de laranja, a gosto.

Este prato convém ser servido de imediato, caso não manter o tacho em banho-maria sem levantar fervura.
Serve-se com arroz branco e brócolos num pratinho á parte!

Bem espero que vos tente, pelo menos a experimentar!!! :)
by me.

Peixe em Lisboa 2009


Edição de 2009 | 18 -26 Abril

Pavilhão de Portugal – Parque das Nações


Para quem gostar é por na agenda. Nove dias de festa à volta do prato e do copo e não só o programa é composto por uma série de iniciativas :
Aulas com o chefe; Biblioteca Gourmet; Cocktails ao vivo; Concurso “Melhor Pastel de Nata”; Concurso “Melhor Pregão”; Grandes Apresentações Gastronómicas; Grande Caldeirada; Harmonizações - prato e bebida; Mercado Gourmet; Música ao vivo; Provas de vinhos, cervejas e águas; Restaurantes; Wine Bar, bem variada a escolha podemos ser um dos 150 participantes!
by me.

Creme de ervilhas e bacon

Uma sopa verdinha verdinha...
Esta também foi uma das formas da minha pequenada começar a comer "verde" e a dizer que gostavam da cor. As ervilhas são dos legumes mais doces, por isso a criançada come muito facilmente. Bem eu sempre gostei pelo menos. As ervilhas com ovos escalfados também fazem parte das minhas comidinhas deixo os enchidos para quem quiser, o mesmo faço com as favas.

Faço este creme com ervilhas congeladas, é um dos legumes que pouco perde com a sua congelação, mas se as tiverem frescas aproveitem para fazer e logo sentem a diferença!

Assim serão precisos para cerca de 1,5 l de sopa:
. 500 gr de ervilhas descascadas . cerca de 2,5 dl de água . 2 cebola médias . 1/2 litro de leite . 25 gr de manteiga ou margarina . sal e pimenta q.b. . 1/2 raminho de coentros . 50 gr de bacon fatiado fino

Cozem-se as ervilhas na água, escorrem-se e reserva-se o líquido numa panela, onde se junta-se o leite, as cebolas descascadas e lavadas partidas em rodas, a manteiga e deixa-se cozer bem.

Á parte, o bacon fatiado é cortado em tirinhas pequenas sem o courato e colocado numa frigideira quente com 2 colheres de água assim que se evapora o bacon larga a gordura tostando ligeiramente, coloca-se sobre papel absorvente e junta-se á sopa depois de bem escorrido (é opcional para quem quiser enriquecer o sabor das ervilhas, mas casam muito bem os dois sabores).

Retiram-se os legumes do lume e trituram-se muito bem com a varinha mágica, de seguida coa-se o creme pelo chinês ou um passador de rede.
Volta ao lume brando e tempera-se com sal e pimenta.

Retira-se uma concha do creme e deixa-se arrefecer. Juntam-se os coentros lavados, nesta pequena porção e trituraram-se, só depois se juntam ao restante creme.

Também se podem colocar algumas tirinhas de bacon tostado por cima da sopa!

Queda al gusto... bom proveito :)
by me.

Cogumelo!

Happy to see me?... or just an happy mushroom?
by me.

Mousse de pera abacate e vinho do Porto

Esta mousse fazia parte dos meus lanches, no tempo que frequentava o Secundário na escola António Arroio em opção de artes visuais e onde as visitas ao CAM-Centro de Arte Moderna da Gullbenkian se tornaram um hábito.
Com essas visitas, também os lanches a meio da tarde no buffet, onde pedia uma Coca-Cola com wiskie e uma mousse de pêra abacate, sempre fez parte do cardápio esta mousse! Gostos antigos. :)

A verdade é que foi o meu pai que me ensinou a elaborar esta receita, muito simples.

São precisos e aqui dou a porção base para uma pera abacate;
. 1 pera abacate madura . Sumo de 1 limão pequeno . 4 colheres de açúcar amarelo . um pouco de água . Vinho do Porto a gosto

Descasca-se a pera e corta-se em pedaços, colocam-se dentro do copo de batidos e adiciona-s o sumo de limão, o açúcar amarelo, um pouco de água para ajudar a criar o creme e um pouco de vinho do porto a gosto
( eu vou colocando aos poucos o vinho de forma a controlar o grau de álcool e se necessário acrescentar mais sumo de limão ou açúcar, até conseguir o equilíbrio)

Depois de tudo bem triturado já em creme homogéneo, verte-se em taça ou taças individuais e leva-se ao frio.

E já está, é servir no dia já que tem tendência para oxidar rapidamente perdendo o seu tom verde fresco.
by me.

Fórum Girona 2009

Não, pois não estamos por lá... temos pena! mas estivemos por cá e muito bem noutro fórum! :)

Chefes nacionais levam o melhor da gastronomia e dos vinhos portugueses aquele que é considerado como sendo o maior congresso gastronómico da Europa, o fórum realiza-se entre os dias 22 e 24 de Fevereiro.

Vejam aqui! ainda sobram mais dois dias...
by me.

Gelado mousse de kiwi e limão


Porque um dia me sobraram kiwis já muito maduros...o que fazer com eles!!!

Bem lembrei-me de inventar geralmente odeio deitar fora, quando possível transformo.

Assim peguei em:

. 4 ou 5 kiwis médios muito mas muito maduros amassados mesmo (cerca de 400ml de puré) . 4+3 colheres de sopa de açúcar branco . 4 colheres de sopa de açúcar amarelo . 1/2 limão grande raspa e sumo . 4 ovos . 1dl de leite . 100ml de creme fraiche ou nata light

Descascar os Kiwis, e partir em pedaços pequenos, adicionar a raspa e sumo de limão, o açúcar amarelo e triturar ou esmagar até obter um puré (as grainhas do kiwi se forem trituradas na varinha mágica deixam travo)

Separam-se os ovos das claras . Ás gemas adiciona-se parte do açúcar branco (as 4 colheres de sopa bem cheias) e bate-se bem até ao creme esbranquiçado e fofo, nessa altura acrescenta-se o leite e continua-se a bater, de seguida adiciona-se as natas ou creme fraiche depois de bem misturadas leva-se ao lume este preparado a cozinhar em banho maria mexendo regularmente com as varas, até obter um creme bem espesso (tipo creme inglês).

As claras entretanto foram batidas em castelo e adicionado o restante açúcar branco (3 colheres), até ficarem bem consistentes, aqui ainda se adiciona metade do puré da fruta e reserva-se.

Depois do creme arrefecer um pouco junta-se o restante puré de kiwi, mexendo bem.

Por último envolve-se nas claras este preparado morno, batendo bem com a máquina.

E já tá, frio de congelador com ele até ficar com a consistência desejada e serve-se a gosto.

Por vezes introduzo um pouco de vodka... opções e variações!
Outro exemplo que já fiz, foi com pêras, reduzindo a quantidade de açúcar e fica igualmente bom!
by me.

continuando...

com a refeição do nosso chefe.
pois já lhe dei franga
depois foi sopa

avancemos para a sobremesa.
ei-la!!

diz que são de frança... ou bélgica? e feitos à mão!!
espero que gostes lança. devem ser doces...  :)
©

Pasta makes you happy

Esta pasta não vem do euromilhões nem de outro jogo, mas faz feliz quem gosta!

É um livro de cozinha muito simples, quase infantil e foi-lhe atribuído um prémio de design gráfico!

O autor é um conceituado chefe de cozinha italiana, Claudio Bertozzi, dirige o restaurante com o seu nome "Da Claudio" em Frankfurt. É considerado um 'master' da cozinha da região italiana Emilia Romagna.
O livro é composto por uma série de receitas particulares do autor, onde ele cria a harmonia entre massas e ingredientes frescos. Tornando o simples em delicioso, semelhante a algo que foi elaborado por ingredientes raros ou exclusivos, conforme demonstram as ilustrações dos pratos confeccionados.
Alguém escreveu que este livro representa a atitude italiana perante a vida... é a cozinha com alma italiana!
Se o virem por aí, espreitem-no eu fiquei muito curiosa! Vou tentar encontrá-lo... apesar deste ser em alemão, pode ser que haja outro idioma.
by me.

Couve flor e coentros

Mais um creme, saudável... a bela sopinha!!!
Esta também faz parte da fast food, digo eu.

Feita com:
. 500 gr de couve flor . 250 gr de miolo de courgete . 1 cebola média . 100 gr de alho francês parte mais esbranquiçada . 1 dente de alho laminado . raspa de limão 1/2 colher de café . sal marinho q.b. . coentros um pouco a gosto . Azeite

Muito simples de executar, colocam-se a cozer em água todos os legumes, a raspa do limão e o sal.
Depois de bem cozidos, trituram-se com a varinha mágica até obter o creme espesso e se forem servir para um gosto de "chefe" mais refinado passam o creme por um passador de rede, depois de passado e coado, volta a aquecer um pouco ao lume.
(eu gosto de triturar no creme um pouco de coentros de modo a ficar salpicado de verde mas pouco)

Rectificam-se os temperos, no prato guarnece-se com coentros picados e um fio de azeite.

E já está, muito baixa em calorias, sem batata e com muitas qualidades dadas pela couve-flor.
by me.

Trouxas de crepes com espargos e camarão

Bem vou deixar aqui as minhas trouxinhas!

Mesmo a calhar... é pegar na trouxa e toca a namorar!

Estas são feitas com massa de crepes salgados (receita anterior) em vez de enroladas são encerradas tipo trouxa e atadas com um cebolinho, na falta deste, escaldo uma longa folha de alho francês e corto em tiras compridas para o mesmo efeito é mesmo assim que faço por vezes.

Precisamos para este recheio de:
. 500 gr de Espargos grossos em lata ou frasco . 100 gr de Miolo de camarão cozido . cerca de 60 gr de Margarina . 65 gr de Farinha . 2,5 dl da água de conserva dos espargos . 3,5 dl de Leite . 3 dl de Nata . 1 colher de chá de sal . 1 colher de café de mistura de Pimentas . 50 gr de Queijo Emmental ralado

Escorrem-se os espargos numa rede reservando o líquido. Cortam-se os espargos na em 3 depois de abertos ao meio deixando as pontas inteiras e colocam-se sobre papel de cozinha absorvente para enxugarem.

Põe-se um tacho em lume brando com a margarina, assim que esta estiver derretida deita-se a farinha de uma só vez e mexe-se para absorver a gordura. Mexendo-se sempre acrescenta-se aos poucos e alternadamente o leite quente e a água dos espargos, água esta onde se dissolveram o sal, a pimenta e a nata.
Deixa-se cozinhar um pouco até ganhar consistência de recheio, sem nunca deixar de mexer.

No fim da cozedura acrescenta-se primeiro o miolo de camarão e em último com cuidado envolvem-se os espargos cortados e já enxutos para não deslaçar o creme.

Pegar numa folha de crepe, colocar o recheio ao meio e atar!
Podem ser reaquecidas em microondas, no forno a massa do crepe seca um pouco pelo que deverá ser feito com o forno baixo e lentamente.

Alguém a quem ofereci bastantes congelou e disse que não perderam nada por isso! eu nunca o fiz... é mesmo fazer e comer.

Boas trouxas, cá em casa são as preferidas... e sempre fazem partes do rol das minhas ofertas! não é azar nenhum, garanto!!!
by me.

Na cozinha...

... pelo princípio de Darwin é assim.
by me.

Ovos!

A vida toda para acabar partido ao meio e numa frigideira!
AAAAhhhhhhh estamos fritos...
by me.

Creme de cebola e funcho

Cá vai uma "Que bela sopa..." também é uma música!

Não sei se é light ou dark, mas cinzentona não é de certeza...

Esta é feita com uma cozedura simples composta por:
3 batatas médias, 3 cebolas médias, 1/2 funcho médio, um dente de alho laminado, 1 dl de vinho branco, sal q.b. (+-1,5l de sopa)

Pimenta, cebolinho cortado, tostas finas de pão de trigo com queijo da ilha para finalizar o prato!

Cortam-se os legumes levam-se a cozer cobertos com água e o vinho branco. Depois de cozidos trituram-se bem com a varinha mágica até obter um creme espesso e rectifica-se o sal.

Preparam-se tosta finas do pão de trigo com queijo da ilha derretido.

No prato coloca-se o creme e acrescenta-se, a pimenta moída e o cebolinho cortado, e coloca-se de lado uma pequena tosta...

Pronta a servir... :)
by me.

Fast Food!


Está tudo numa de Fast Food! ninguém cozinha nada!?... :)
by me.

3 Massas de Crepes


Et voilá...
Com candeias ás avessas ou não, (dia 2 de Fevereiro-fica registado) vou dar as minhas três bases de massas para crepes.
Os recheios são muitos aqueles que faço e que existem do salgado ao doce, por isso vou dando alguns pelo caminho!
Mas começando pelo principio e pelo verbo:

Crepes Salgados

para cerca de 10/12 folhas +-20 cm diâmetro

. 3 ovos inteiros . 100 gr de farinha . 1/2 colher de chá de sal fino . 1/2 colher de café de pimenta em pó . 2,5 dl de leite . 50 gr de manteiga e um pouco de óleo para untar a frigideira

Bato os ovos inteiros com todos os 5 primeiros ingredientes. Entretanto derrete-se a manteiga em banho-maria , juntando ao preparado anterior batendo mais um pouco com as varas.
Se ficar algum granulado indesejado coe-se o polme por passador de rede fina e deixa-se descansar cerca de 30 min, tapado com um pano.

Aqueço uma frigideira não aderente própria para fazer crepes (crepeira de rebordo baixo) com um pouco de óleo, mesmo muito pouco por vezes passo o papel de cozinha para não ficar excesso de gordura. Reduz-se o lume e deita-se uma concha com cerca de 1dl do preparado, entretanto mexido com a própria concha para envolver bem o que assentou no fundo. Abana-se a frigideira de modo a espalhar bem o polme e assim que comece a soltar o rebordo vira-se "artisticamente" pelo ar ou apenas com ajuda de uma espátula.

Eu gosto de crepes bem fininhos, o que atirar ao ar ás vezes não é muito fácil! é mais para as panquecas.

As folhas de crepes devem arrefecer uma a uma em cima de uma superfície fria e sem serem postas logo empilhadas. Depois de frias é que se colocam num prato onde se tapam com película até se utilizarem para terminar receitas.

Massa de Crepes Branca - Para Doces

para frigideira com 14 cm de diâmetro

. 75 gr de manteiga sem sal . 150 gr de farinha . 4 dl de leite . 1 dl de nata . 3 ovos

preparam-se da mesma forma deixando para último a introdução da manteiga.


Massa Crepes Escura - Cacau

. preparado de massa de crepes branca acrescida de . 75 gr de Cacau em pó

... a continuar com recheios
by me.

a sopa das meninas

bloqueei...

e estava a trabalhar, etc...
mas estás desculpada!! podes enviar mais sopas destas. ;)

sopinha...

adivinhem para quem é...

eheheh
©

Rapsódia de legumes ao forno


Mais uns fragmentos de vegetais!...daí a rapsódia "green food"

Faço muitas vezes assados de vários legumes. Cada um sai conforme o dia, pois nem sempre são os mesmos que tenho á disposição.

Este, um meu jantar foi feito com:

. Beringela . Courgette .Endivía . Molho de tomate (daí a receita anterior) . Azeite . Alho e pó . Sal marinho . Molho de soja um pouco (ou molho inglês) . Queijo fatiado para rematar o topo . Pimenta moída

Começo por lavar os vegetais, de seguida corto ao meio e verticalmente criando rectângulos, isto para a courgette e a beringela, mantendo a pele, retiro as folhas maiores da endívia e quando não for possível no interior corto verticalmente também.

Num pirex coloco fio de azeite para untar, disponho uma camada de beringela, seguida de molho de tomate, depois a courgette e finalmente a endivia, coloco azeite, um pouco de sal, a pimenta moída, um pouco de alho em pó e uns salpicos de molho de soja. E volto a repetir até terminar os meus legumes.
No fim tapo tudo com queijo fatiado e levo ao forno a assar.

Por vezes não há muito tempo pelo que adianto 5 min em microndas, e depois levo ao forno.

Eu sirvo com arroz basmati e salada...como a minha fotografia mostra.

As variantes podem ser muitas, faço autênticas rapsódias muito simples.
É assim a mente cria e a mão confecciona.

Bom apetite
by me.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin