Um fondue de chocolate

Criada pelo designer dinamarquês Jakob Wagner, esta pequena peça de cerâmica para fondue de chocolate permite que este esteja sempre quente sem deixar queimar, basta manter a lamparina acesa.

Uma ideia feliz, para utilizar nos próximos dias frios ou de gulodice.
Por agora à venda na net.
by me.

Sopa de abóbora e brócolos

De volta das sopas novamente, hoje um creme saboroso sem batata.

A batata não entra nas minhas sopas mais dietéticas, ordens da minha general nutricionista! Pois são as regras da ausência dos amidos, que se transformam em açúcares e fomentam a sensação de fome, as coisas que eu tenho de saber ou que compro!

Para este creme de abóbora são precisos:

. 500/600 gr de abóbora descascada . 4/5 cm alho francês parte branca para o creme . 1 cenoura média . 1 cebola média . coentros . salsa . sal . 1 tronco de brócolos pequeno

Preparam-se os legumes para o creme, a abóbora, a cenoura, a cebola, o alho francês, lavando-os e cortando-os em pedaços e levam-se a cozer na água com um pouco de sal.

Reservo uma pequena quantidade dos legumes da base para acrescentar mais tarde ao creme, nomeadamente um pouco de cenoura, da abóbora, e do alho francês.

Depois dos legumes cozidos trituram-se com a varinha mágica, depois da base do puré feita acrescentam-se um pouco de salsa e de coentros a gosto, não é preciso muito apenas para dar uma certa frescura à sopa, e triturando-os grosseiramente com a varinha mágica.

Por último adicionam-se os tronquinhos de brócolos pequeninos e um pouco dos legumes que utilizei para o creme, a abóbora, a cenoura e o alho francês, cortados em quadradinhos bem pequenos, para conferir mais textura a esta sopa, uma opção minha.

Eu costumo juntar um pouco de pimenta moída na hora à minha sopa, um gosto meu.

Por vezes também coloco uma espiral de creme de aveia, um substituto do creme fraiche, ou então as natas, mas aí lá se vai a dieta :)

Bom apetite!
by me.

Tostas com figos e queijo feta

Mais uma entrada com o fruto final de verão, o figo!

O hipercalórico figo, este também já não faz parte da alta roda do futebol e assim cria uns pneus, mas isso agora não interessa nada, para quem está em forma ou tenha o dia das asneiras calóricas aqui fica esta gulosa e deliciosa entrada.

E com já disse, os ingredientes descrevem-na complementado a imagem.

Precisamos de:
. Tosta, fatias de um bom pão de mistura tostado no forno . figos cortados . Queijo feta ou outro como um queijo de cabra

Agora é compor os sabores por partes, a base uma tosta, recheio o queijo e finalmente a cobertura o figo cortado em fatias finas.

Servir em travessas, aqui a sugestão de apresentação, muito profissional, folhas de aipo.

E já está mais uma entrada, para o "Setember in the Evening!"
by me.

Tarte de maçã e papaia

Um doce de verão...pela cor e pelo sabor da fruta tropical que predomina, a papaia.

Esta tarte é composta por uma mistura de maça golden cozida em compota e puré de papaia. Nem toda a gente gosta do sabor deste fruto, mas deixo aqui uma forma de utilizá-lo sem ser comida à colher.

Para esta tarte são precisos:
Recheio
. 250 gr de papaia madura . 4 maças golden . Raspa de limão 1 tira . 1 Flor de anis . Cardomomo e Canela Q.b . Sal 1 pitada

Massa para base da tarte
. 150 gr de farinha . 50 gr de amido de milho (maizena) . 1 colher de sopa de manteiga . 1 colher de sopa de açúcar . azeite para untar a forma . Sal 1 pitada . água morna Q.b

Recheio:
Começa-se por preparar a compota de maça, lavam-se, descascam-se e cortam-se em pedaços pequenos as maças.
Levam-se a cozer com um pouco de água e uma raspa de limão, a flor de anis, um pouco de canela e uma pitada de sal.
Deixa-se cozer lentamente em lume brando, de modo a não queimar as maças e evaporar toda a água.

Quando a compota estiver fria, junta-se a papaia cortada em pedaços pequenos. Retira-se a casca do limão e adicionando os grãos de cardomomo e tritura-se tudo em puré com a varinha mágica.
Verte-se este recheio sobre a base de tarte e leva-se ao forno médio cerca de 20 minutos, até a massa estar cozida.

Base da tarte*:
Colocam-se as farinhas numa taça, acrescenta-se um pouco de sal, o açúcar, a manteiga e amassa-se tudo aos poucos com a ponta dos dedos. Vai-se acrescentando água até formar uma bola de massa, se ficar muito mole e agarrar muito ás mãos acrescenta-se farinha.
Estende-se a massa, de modo a ficar fina e forra-se uma tarteira préviamente untado com azeite.

*Pode ser utilizada uma base de tarte já preparada, como massa quebrada, por exemplo, poupa tempo e trabalho e pode ser estendida para ficar igualmente fina.

Espero que gostem desta tarte com cor tropical e aroma de verão!
by me.

Quadradinhos folhados com queijo de cabra e mirtilos

Para a rentrée... uma entrada claro só podia.
Esta ainda tem os sabores do verão que ainda está por aí.

Muito Simples como uma salada os ingredientes dizem tudo só falta por mãos à obra.

Para confeccionar esta pequena entrada basta ter por perto:
. 1 caixa mirtilos frescos . Queijo de cabra em rolo . Tomilho fresco . Massa folhada fresca ou congelada.

Corta-se a massa folhada em quadradinhos, colocam-se mirtilos cortados e uma fatia de queijo de cabra por cima, não muito grossa a fatia, acrescentam-se mais uns mirtilos inteiros, se gostarem e leva-se ao forno até a massa estar pronta conforme as instruções da embalagem.

Por fim colocam-se umas folhinhas de tomilho fresco por cima e serve-se ainda quente, algo para beber um tinto encorpado é o ideal, digo eu!

Bom apetite!
by me.

Legumes felizes!!!

É a cara feliz dos legumes em férias!
Até mais logo, logo... pois é, eu não me afasto muita da cozinha mesmo :)
by me.

Batidos com fruta!

Outra bebida de verão são mesmo os batidos de frutas, eu faço-os muito porque sempre tive o hábito de os beber mas agora são mais para os meus rebentos!

Hoje deixo duas sugestões, uma forma diferente de fazer um batido de banana e outro mais estranho de Pepino com lima e iogurte.

Assim são precisos para o Batido de Banana com Amêndoa
. 2 bananas . 50 gr de amêndoas trituradas na hora . sumo de 1 laranja . 1 iogurte grego . 1 colher chá de mel . 1 pitada de noz moscada

Pelam-se as amêndoas e trituram-se quase em pó, pode até ser num moinho de café depois de bem limpo.
Juntamente com o iogurte batem-se as bananas partidas, o sumo de laranja e o mel, até obter uma consistência cremosa.

Deita-se num copo com um pouco de gelo a gosto e polvilha-se com noz moscada.

Para o Batido de Iogurte com Pepino e Lima
. 1 iogurte natural . cerca de 100gr de pepino . 1 copo pequeno de leite . 20 folhas de Hortelã 2 para guarnição do copo . sumo de 1 lima . 1 pitada de sal . gelo moído

Descasca-se o pepino e corta-se em cubinhos pequenos. Dentro de um copo de batido misturam-se primeiro, o leite, o sumo da lima, e o iogurte, e o sal depois acrescentam-se os pedaçinhos de pepino e as folhas de hortelã até ficar tudo bem ligado.
Enche-se metade do copo com o gelo picado e deita-se o batido. Coloca-se uma folha de hortelã e serve-se.

Esta é sem dúvida uma bebida bem fresquinha para um aperitivo num jantar de verão!
by me.

Salada com melão e queijo feta

Aqui fica uma sugestão para variar, uma salada bem fresca!
Mais uma salada com sabor de verão...

Esta é uma mistura com melão, para fugir do tradicional prato de presunto com melão.

Para esta mistura é preciso:
. 1 melão pequeno . 150 gr de queijo feta ou fresco . 12 azeitonas pretas sem caroço . 1 alface . sal . pimenta . azeite . vinagre de sidra/maçã . 4 rodelas de beterraba de vinagrete

Abre-se o melão e fazem-se bolinhas com colher própria e reserva-se.
Parte-se o queijo em pequenos quadrados . Cortam-se as azeitonas ao meio. As fatias de beterraba são cortadas em pequenas tirinhas.

Numa taça coloca-se a alface já lavada e cortada em juliana grosseira, e sobre esta colocam-se os restantes ingredientes já preparados, tempera-se a gosto, com sal, pimenta, azeite e o vinagre de sidra.

Leva-se ao frio para servir bem fria. E aqui está mais uma para o verão!
by me.

tarte de merengue com vinagre balsâmico




ingredientes para 8 pessoas

merengue:
8 claras de ovo
2 colheres de sopa de puré de framboesas
½ colher de chá de essência de baunilha
250 gr de açúcar em pó
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
250 gr de açúcar fino

recheio:
1 chávena de crème fraîche
1 chávena de leite condensado cozido
1 chávena de natas
framboesas e mirtilos, qb

aqueça o forno a 140º
bata as claras até ficarem espumosas. continue a bater enquanto adiciona o açúcar fino aos poucos. com uma espátula, adicione o puré de framboesas e o açúcar em pó. envolva vinagre e a essência de baunilha.
forre um tabuleiro com papel vegetal, forme uns discos com o preparado anterior e leve ao forno durante 30 minutos ou até ficarem dourados.
bata as natas e o crème fraîche até ficar espesso. incorpore o leite condensado.

para servir, monte em camadas merengue, recheio e fruta.
decore com cacau.
como nas fotografias. :)

©

Tarte salgada com vegetais


Outro universo infinito para criar pratos tão diversos quanto os gostos! As tartes salgadas ou doces...

Esta de hoje é salgada e é das que faço literalmente a olhómetro, a medida particular e universal na cozinha que quase todos os não profissionais têm.

Como a vida na cozinha relativamente ao uso de massas frescas anda facilitada, eu nesta uso uma base para tarte de massa quebrada que compro no supermercado.

Para cortar a gordura também substituí as natas por creme de soja para culinária. Por vezes acrescento fiambre ou tirinhas de bacon cortadas finas por cima, é como disse, dias e ocasiões fazem alterar o sabor final desta tarte.

Para a confecção utilizo:
. 1 base de massa quebrada para tarte (para uma tarteira com 22 cm de diâmetro) . 7 ovos médios . 1 cenoura ralada . 1/4 de embalagem de espinafres congelados . 4 cm de alho francês parte branca picado . 1,5 dl de leite . 1,5dl de creme de soja culinária . pimenta . sal . queijo emmental ralado espalhar por cima

Lava-se e rala-se a cenoura, corta-se o alho francês em rodelas fininhas e/ou pedaçinhos mais pequenos.
Os espinafres se forem os congelados, deixam-se descongelar primeiro e escorrem-se o excesso de água, depois é só cortar miudamente.

Numa taça colocam-se os ovos inteiros, batem-se com a batedeira acrescenta-se o o leite e o creme de soja, de seguida envolvem-se os vegetais, a cenoura, os espinafres e o alho francês, tempera-se com sal e pimenta.

A forma de tarte entretanto já está com a base da massa colocada, onde se verte o preparado anterior, por cima deste recheio espalha-se o queijo ralado por cima a gosto, e leva-se ao forno a cozer cerca de 40/45 minutos a 200º até obter consistência.

Serve fria ou quente, acompanha com salada. Fácil de fazer e servir. Et voilá á la table!
by me.

queijo de cabra aromatizado com ervas



ingredientes para 4 pessoas
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de tomilho limão picado
1 colher de sopa de estragão picado
3 colheres de sopa de cebolinho cortado
salsa picada, qb
1 colher de sopa de vinagre
4 colheres de sopa de azeite
115g de salada verde variada
300 gr de queijo de cabra fresco
200 gr de favas descascadas
tomate cereja para decorar
sal e pimenta, qb

preparação
num prato raso disponha as ervas aromáticas e misture-as. corte o queijo em fatias e passe-o pelas ervas para o revestir. reserve.
numa tigela junte o alho com o vinagre e o azeite (3 colheres). tempere com sal e pimenta e reserve.
coza as favas durante 3 minutos num tacho com água sem sal. passe por água fria e retire a pele. seque-as com papel de cozinha e reserve.
num tabuleiro untado leve o queijo regado com o restante azeite ao grill do forno e deixe alourar. numa taça disponha a salada verde, as favas e o tomate cereja. tempere com o molho vinagrete. disponha o queijo por cima e sirva [-se] :)

©


Molho de iogurte e tomate

Outra alternativa para temperar!
Se comerem muitas saladas, como eu faço, ás vezes é preciso dar uma volta diferente, para variar o menu e mesmo que a base das saladas seja a mais simples e tradicional possível, a roupagem dos molhos dá-lhe sempre um novo carácter, vale a pena tentar e provar.

Para este molho é preciso:
. 1 cebola pequena . tomate cerca de 250gr . 3 colheres de chá de margarina . 1 iogurte simples magro . 2 colheres de sopa de manjericão fresco . sal . pimenta

Descasca-se e lava-se a cebola, pica-se finamente, o tomate e pelado e picado retirando as grainhas.

Numa panela derrete-se a margarina em lume brando. Acrescenta-se o tomate e a cebola picados e deixam-se cozinhar por cerca de 10 minutos, até ficar um molho mais concentrado.

Depois de arrefecer, numa taça adiciona-se ao molho concentrado o iogurte o manjericão picado e tempera-se com sal e pimenta a gosto, mistura-se bem e está pronto.

Pode ser comido com saladas frias ou legumes, peixes fumados, salada de ovos cozidos, massas...

Com um pouquinho mais de tempo na cozinha e ao lume obtém-se um molho rico, pouco gordo e muito gostoso! Bom apetite
by me.

Salada de endívias com...


Um prato mais adequado às dietas!
Uma salada para quem gostar de endívias, e se não gostarem é usar uma alface ou uma mistura de alfaces ao gosto de cada um.

E como todas as saladas como tenho dito os ingredientes descrevem-nas, assim:

. Endívias . Queijo de fatia, tipo flamengo ou outro como gouda, comté, ilha, emmental ou até um fresco . Nozes . Rabanetes . Fiambre em tirinhas . Maça grammy Smith . Sal . Pimenta . Azeite . Vinagre balsâmico

Numa taça colocar todos os ingredientes já depois de lavados e cortados, temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre a gosto.

Fácil, rápido, uma salada fresca e diferente.
by me.

Folhados com endívias queijo e azeitonas



Uma entrada calórica, ás vezes também é preciso, e um mimo de quando em vez não é preocupante.

Para esta entrada é necessária massa folhada, congeladas ou pré-preparadas, todas funcionam muito bem por isso temos a cozinha facilitada.

Para estes quadradinhos ou pequenos rectângulos folhados serão precisos:

. 1 pacote de massa folhada . fatias de queijo brie . 2 endívias . manteiga ou margarina 1 colher de sopa . azeitonas sem caroço q.b. . azeite . sal . pimenta

Aquece-se o forno à temperatura de assar a massa geralmente 220º, as embalagens confirmam.
Entretanto picam-se as azeitonas ou cortam-se em argolinhas e misturam-se num pouco de azeite e reservando-se.

Lavam-se as endívias depois bem enxutas retiram-se algumas folhas inteiras de fora e corta-se em juliana a parte mais tenra do bolbo.
Numa frigideira derrete-se a manteiga ou margarina e coloca-se esta juliana de endivia a amaciar um pouco de forma a torná-la mole mas não em demasiado, o lume não deve estar demasiado alto, de forma a que o legume vá largando lentamente a sua água sem se queimar ou torrar. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta moída e reserva-se.

Entretando, estende-se a massa até obter os 3mm de espessura e cortam-se pequenos quadrados ou rectângulos de massa 5x10 ou 5x5 cm, como preferirem servir.

De seguida coloca-se a juliana por cima da massa e leva-se ao forno cerca de 6 minutos.
Retira-se do forno e colocam-se folhas ou meias folhas de endívia crua, um pouco de queijo brie e leva-se ao forno novamente até o queijo derreter ligeiramente.

Retiram-se do forno colocam-se as azeitonas por cima. E está pronto para degustar!

Podem ser utilizado outros queijos, é uma questão de controlar a quantidade de sal e o tempo que necessita para derreter, por isso mil opções podem ser usadas para estas entradinhas.

Bom apetite!
by me.

Compota de pêssegos

Outro fruto de verão que não dispenso!
Está na altura de fazer as compotas, doces ou gelados entre outras tantas coisas que se podem criar com este belo e aromático fruto.
Eu até com queijo fresco o como ao pequeno almoço, mas isso sou eu!

Hoje a sugestão é mesmo uma compota de pêssegos em calda muito simples de fazer, mas que sabe sempre diferente ás que se compram em frasco ou em lata e dizem melocotón...
Era um hábito, já antigo, trazer estes enlatados dos nuestros hermanos, agora já não é preciso até porque o mais provável é virem de um país com língua ou escrita bem estranha!

Assim para cerca de 1 kg de compota é preciso:
. 1 kg de Pêssegos de roer maduros mas não amassados . 250 gr Açúcar branco refinado . 1 casca de limão

Lavam-se os pêssegos e mergulham-se em água a ferver durante 1/2 hora. Escorrem-se e deixam-se arrefecer de baixo de água corrente e pelam-se.

De seguida cortam-se os pêssegos em gomos, colocam-se num tacho, deita-se o açúcar a casca do limão e uma dica antiga, 3 caroços de pêssego e deixa-se ferver tudo muito lentamente cerca de 10 minutos destapado para evaporar a água em excesso.

O tempo de cozedura da fruta depende do grau de maturação da mesma.

Retiram-se os caroços, deita-se a compota em boiões já esterilizados e guarda-se pode ser consumido num mínimo 1 mês depois.

Como esterilizar:
1 - Lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão.
2 - Mergulhar os frascos abertos em água a ferver por 10 minutos.
3 - Escorrer e levar a secar em cima de uma pano de cozinha, sem limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro.
4 - Verter o preparado ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Virar os frascos com a

Esta compota é um bom complemento para outras sobremesas, como recheio de bolos, coberturas de tartes e gelados, um sem fim de possibilidades culinárias!
Boas compotas ;)
by me.

Herb-savor


Aqui está um objecto útil para quem não tem vasos de ervas aromáticas à mão... Esta invenção vem do outro lado do oceano, pela Prepara- Chef´s performance tools e serve para conservar as ervas muito mais tempo no frigorífico, até cerca de 3 semanas, nada mau.

Colocam-se as ervas cortadas sobre o aço inoxidável no interior da cesta. Enche-se a base com água, onde os pés das ervas ficam submersos, e coloca-se no frio, prolongando mais a vida das ervas e ao mesmo tempo mostrando sua beleza natural. A prenda perfeita para qualquer cozinheiro!

Ainda não há por cá, mas pode ser encomendado por net!
by me.

Salada de rúcula com figos e presunto

Ontem deixei os figos enrolados com presunto...
Hoje complemento o prato para ser servido como salada.

Fácil basta usar Rúcula e uma vinagrete feita com vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta e servir em conjunto, tudo arrumadinho num prato.

Bom aspecto e um sabor diferente!
by me.

Figos com presunto

Já andam no mercado uns magníficos figos, é tempo de -los na mesa...

Esta é uma sugestão simples para uma entrada, mas verdade é que os figos dão para serem utilizados em muitos pratos. Por exemplo com carne de porco, pato, um recheio para vitela, foie grás, além de que casa muito bem em termos de sabor com queijos de fatia ou tipo frescos, como o nosso requeijão, o ricotta que podem servir para rechear os próprios figos.
Outra das suas particularidades é poderem ser cozinhado não para doces, compotas ou tartes mas como acompanhamento de pratos salgados ou complementados com queijos derretidos.

Não é por acaso que ele é mencionado desde a antiguidade, um fruto dos deuses!

Mas para esta simples entrada serão apenas precisos figos maduros de casca fina, eu gosto dos arroxeados porque a pele desfaz-se mais facilmente, e neste prato come-se o exterior, a mim não me faz diferença, mas podem sempre descasca-los com muito cuidado.

Assim serão precisos:
. figos . Presunto pouco gordo do tipo Parma.

Abrir os figos ao meio ou em quartos e enrolar uma tira de presunto, colocar palito.

E está pronto uma entrada... fácil mais fácil não há!
by me.

Sopa de alho com mexilhões e salva

O alho é utilizado na nossa culinária do dia a dia, além do seu forte sabor e aroma ( e rasto depois de comido) tem muitas características que beneficiam o nosso organismo.

Mas hoje a sugestão é uma sopa de entrada que se come em pequenas doses.
Tem muito sabor e é deliciosamente aveludada, e nunca deixa ninguém mal impressionado apesar da base ser o alho.

Assim para esta sopa é preciso em proporção:

. 250 gr de alho fresco . 250 gr de mexilhão . 250 gr de batatas . Salva fresca, folhas . 1,25 dl de vinho branco . 3,5 dl de leite gordo . sal . pimenta . 50 ml de azeite

Descascam-se as batatas e os alhos e cortam-se, em cubos as batatas e lâminas os dentes de alho. Levam-se a alourar em azeite em lume brando.

Depois de ligeiramente alouradas acrescenta-se o vinho e o leite, deixa-se ferver em lume baixo para não verter. Depois de bem cozido tritura-se com a varinha mágica, tempera-se com sal e pimenta a gosto e reserva-se mantendo-o quente.

Entretanto cozem-se os mexilhões ao vapor para abri-los e separar das cascas, não devem ser demasiado grandes para poderem ser colocar em pequenas taças.

Pode ser utilizado miolo de mexilhão congelado, mas deve ser aquecidos mesmo em água fervente dentro da embalagem de vácuo onde vêem ou ao vapor se as embalagens forem doutro tipo.

Para servir colocar o creme de alho na taça com um mexilhão e uma folha de salva.

E já está uma entrada quente para uma noite de verão!
by me.

Queijo e Pimenta Verde e Cremoso de Mostarda

Partindo da base já dada para o molho branco aqui estão mais duas variações para acrescentar a essa base, Molho de Queijo e Pimenta verde fresca e Molho cremoso de Mostarda.

Os molhos são aliados da comida principalmente quando se dá nova roupagem a sobras de comida, pois é sempre bom reciclar... O ambiente agradece e o bolso também. Uma das minhas filosofias é não deitar fora, mas sim transformar.

Estes molhos partem de uma base de molho branco.

Molho de Queijo e Pimenta Verde:

. molho branco (quantidade da receita) . 60 gr de queijo Cheddar ralado . 1 colher de chá de mostarda . Grão de pimenta verde fresca q.b.

Depois de preparado o molho branco e antes de temperar com sal e pimenta, junta-se o queijo ralado e logo de seguida a mostarda, mexe-se e deixa-se arrefecer um pouco junta-se a pimenta fresca e por último rectificam-se os temperos de sal, pode sempre acrescentar pimenta moída, se forem como eu e gostarem de pimenta.
Colocam-se numa molheira ou taça e deitam-se alguns grãos de pimenta verde fresca.

A pimenta em grão fresca existe no mercado em frascos pequenos, tipo pickles, é fácil de encontrar, por ser fresca é mais uma baga do que um grão rijo de pimenta, por isso se utiliza o grão inteiro.

Pode ser utilizado outro tipo de queijo, conferindo assim um carácter diferente a cada molho de queijo que se prepare, com ou sem a pimenta porque isto da cozinha funciona ao gosto e ás vezes aquilo que se tem ao pé ou à mão.

Molho cremoso de Mostarda:

. Uma base de molho branco . 1 gema de ovo . 3 colheres de chá mostarda em grão . 3 colheres de chá de mostarda de Dijon . 1 dl de creme fraiche . sal . Pimenta em pó

Depois do molho branco mistura-se bem as mostardas, tempera-se cm sal e pimenta a gosto e acrescenta-se a gema que deve cozinhar levemente só para dar corpo, se voltar ao lume tem de ser muito brando para não talhar. por último o creme fraiche.
Coloca-se em taça e deitam-se alguns grãos de mostarda por cima.

Estes molhos casam com muitos tipos de comidas, por exemplo:
O molho de mostarda acompanha muito bem , o peixe, presunto, bacon grelhado, carnes brancas ou vermelhas, legumes cozidos ou em saladas, pratos com base de queijo;
O molho de queijo e pimenta pode servir como complemento a peixe, aves, presunto, saladas, legumes cozidos, massas, pratos á base de ovos... é um sem fim de coisas.

Bons pratos e aperitivos!
by me.

Salada de frango com maça e nozes

Continuando no universo das saladas...
Esta tem como base a couve lombarda cortada em juliana que se come crua. Nem toda a gente gosta ou tem uma ideia preconcebida que só se come cozinhada.

De qualquer forma em cru ou simplesmente salteada em azeite e alho numa frigideira é sempre uma boa opção para deixar uma salada preparada, desde que se deixe cozinhar "al dente", é bom ter alguma consistência e não ser uma papa de couve mole tipo choucroutte.

Para esta salada é preciso:

. Frango cozido ou assado (dá para aproveitar sobras) . Nozes . Maça fuji ou outra . Couve lombarda cortada em juliana . Sal . Pimenta . Azeite . Vinagre

Opção ao molho vinagrete simples, o molho de iogurte com cebolinho.

A base é a couve lombarda, mas se preferirem podem sempre substituir por alfaces, fica só uma sugestão diferente até porque não é muito nosso hábito comer couves cruas.

E como todas as saladas os ingredientes descrevem-nas, por isso está feita é só olhar para a imagem e reproduzir!
by me.

Mousse de maça com canela

Uma mousse de fruta!
Eu como muitos tipos de maça mas a reineta faz-me lembrar a infância, porque em casa da minha bisavó ela tinha sempre estas maças e lá ia roendo e assim ficou o gosto para sempre.

São óptimas para o puré que acompanha as carnes, faço-o muitas vezes cá por casa porque já passei esse gosto de comerem carne com maça.

Mas este puré é uma sobremesa e para a fazer precisamos de:

. 1kg de maças reinetas . 1 limão (só sumo) . 150gr de açúcar . 1 pau de canela . 50 gr de manteiga . 2dl de nata . 1 iogurte natural . 3 gemas de ovos . 1 colher de café de canela em pó

Depois de descascar as maças cortam-se em meias luas e retiram-se as pevides. Regam-se com sumo de limão para não oxidarem. Levam-se ao lume brando juntamento com o pau de canela e a manteiga.

Tapa-se o tacho e deixa-se cozer lentamente. Retira-se do lume depois de prontas e reduz-se a puré com a varinha mágica.

Adiciona-se a nata batida com o iogurte e as gemas gemas de ovo.
Leva-se novamente ao lume brando ou em banho maria para engrossar sem deixar talhar os ovos.

Depois de pronto verte-se em taças individuais ou uma taça grande e polvilha-se com canela em pó.
Leva-se ao frio, passado umas duas horas já está, uma sobremesa de fruta!
Por vezes faço sem a canela e fica igualmente bom e toda a gente pequena gosta ;)
by me.

Posta de salmão com molho de alcaparras

Ontem deixei o molho hoje fica o prato!

Apenas mais uma sugestão, Posta de Salmão com molho de alcaparras.

Cozido ao vapor, simplesmente temperada com sal.
Ou grelhado e regado com sumo de limão.

Depois de cozinhada é regar com o molho e já está, se quiserem podem acrescentar estragão fresco picado ou salsa, ligam muito bem com este peixe.

A versão pode ser usada com uma infinidade de peixes, é só experimentar!

Acompanhada de legumes cozidos ou salada fria e o molho de alcaparras.
Bom apetite!
by me.

Molho de alcaparras

A base é feita com o molho branco, vou começar por ele então.

Para o molho branco em proporção :

. 25 gr de margarina . 25 gr de farinha . 2,5 -3 dl de leite . sal . pimenta

Em lume brando derrete-se a margarina de seguida deita-se a farinha mistura-se bem. Acrescenta-se aos poucos o leite préviamente aquecido, mexendo sempre com as varas, até engrossar, retira-se do lume.

Para o molho de alcaparras:

. alcaparras em frasco 2 colheres de sopa . 2 colheres do vinagre da conserva ou de sumo de limão

Junta-se duas colheres de sopa de alcaparras e a colheres de sopa do vinagre do frasco ou se preferirem sumo de limão.

Reaquece-se suavemente antes de servir.

Este molho pode ser usado em inúmeras coisas, salmão grelhado, peixe cozido ao vapor, carnes grelhadas ou assadas, massas, em vegetais cozidos ou saladas...

Fica o uso ao gosto de cada um, mas é mesmo muito versátil, eu vou sugerindo por aqui!...
by me.

Creme de courgettes


Apesar de ser verão (e hoje nem se nota) também faço sopas.

Esta parece-me ser uma boa opção para uma um creme diferente e enriquecido para uma refeição de verão.

São precisos:
. 500gr de courgette . 1 cebola pequena . 1/2 alho francês a parte branca . 2 dentes de alho médios . 1 tronco de aipo sem folhas . 1/2 litro de leite . 1 colher de sopa de margarina . 100 gr de queijo creme de boa qualidade . sal grosso q.b . pimenta . cebolinho 8 pés . 30 gr de queijo da ilha ou parmesão ralado na hora

Lavam-se, descascam-se e partem-se a cebola, o alho francês, os dentes de alho e o aipo em rodelas.
Depois de lavadas as courgettes cortam-se ás rodelas sem as descascar.

Numa panela põem-se ao lume o leite, a margarina e os legume arranjados e deixam-se cozer lentamente.

Tritura-se tudo com a varinha mágica em puré fino e coa-se por um chinês ou passador de rede.

Volta ao lume brando e adiciona-se o queijo creme tempera-se a gosto com sal e pimenta e deixa-se fervilhar cerca de 10 minutos.

Na altura de servir polvilha-se com cebolinho cortado e o queijo da ilha ou parmesão ralado no momento por cima.

Um prato de sopa que serve de base para refeição de petiscos numa destas noites de verão!
by me.

Fatia de pão ou tosta ...


Só uma ideia para umas entradas fáceis e fresquinhas

Fatias de pão fresco ou ligeiramente torrado, barrado com requeijão, encimado por fatia fina de presunto ou fiambre, pimenta e sal a gosto e umas folhas verdes uns cónigos por exemplo a acompanhar!

Não é preciso mais!
Qualquer coisa para beber, talvez ;)
by me.

Filetes de pescada com molho de limão

Uma comida com molho, em jeito de dieta mas também saborosa!

É uma forma muito rápida de cozinhar filetes de peixe e diferente para assim fugir à tradição dos filetes fritos.

São precisos:
. filetes de pescada . 1 colher de chá de maizena . 1,5dl de leite . 1 iogurte natural . sumo e raspa de limão . salsa picada . sal . pimenta branca q.b.

Temperam-se os filetes com sal, pimenta e algum sumo de limão. Aquece-se uma frigideira ou grelha anti-aderente levemente oleada e colocam-se os filetes, que cozinham rápidamente cerca de 2 minutos de cada lado.
Se preferirem também podem ser cozidos apenas em vapor.

Para fazer o molho mistura-se a maizena com o leite e leva-se ao lume até engrossar e deixando a ferver em lume brando durante um pouco.
Retira-se do lume e mistura-se aos poucos o iogurte, o sumo de limão e a zeist do mesmo cerca de meio limão.
Leva-se de novo ao lume para que aqueça sem deixar ferver.
Se for demasiada a acidez pode-se cortar com um pouco de frutose ou açúcar, 1 colher de café é suficiente.

Numa travessa colocam-se os filetes regam-se com este molho quente, com salsa picadinha e mais um pouco da raspa em tirinhas fininhas de limão.

Acompanha-se com batata cozida, ou massa, ou legumes cozidos, ou salada, ou um arroz ou...

Boa dieta ;)
by me.

Salada de espinafres baby ...

O verão chegou, e neste dias de calor, só mesmo salada!
Aqui deixo uma outra sugestão

O título fdescreve-a:
Salada de espinafres baby com tomate e pinhão

Temperada com molho vinagrete, sal e pimenta moída na hora.

Muito simples e saborosa, e permite tantas variantes, com queijo fresco, requeijão, queijo laminado, frango desfiado, presunto, fiambre!...

Conforme o prato, o apetite, o gosto da hora, faça-se o prato! ;)
by me.

Molho de iogurte com cebolinho

Um molho light, feito à base de iogurte.

Muito simples de executar e aplica-se em muitas coisas desde saladas, pratos de carnes fria, legumes grelhados e massas como é o exemplo da imagem.

São precisos:
. 2 iogurtes naturais magros . 1 dente de alho . 1 colher de sopa bem cheia de cebolinho cortado . 4 colheres de leite . sal e pimenta a gosto

Descasca-se e esmaga-se bem o alho, ou passa-se por picador próprio ou pode ser usado um almofariz, como preferirem.
Numa taça colam-se todos os ingredientes, o leite, iogurte, cebolinho, alho esmagado, sal e a pimenta.

Batem-se bem com varas até ficarem bem misturados.
Tapa-se o molho e deixa-se repousar no frigorífico pelo menos 20 minutos.

Antes de o servir, rectifica-se os temperos e já está, pronto com qualquer coisa!
by me.

Pão de cenoura

Agora pegou a moda de fazer pão em casa, assim deixo aqui uma receita de pão de lanche para o verão!

Imagino sempre, estas fatias alaranjadas, meio torradas, com um pouco de rúcula e queijo fresco ou requeijão por cima, pimenta moída. Soa bem!

Para preparar este pão são necessários:

. 250 gr de farinha de trigo . 10 gr de fermento de padeiro . 1 colher de chá de sal . 2 colheres de sopa de azeite . 125 gr de cenoura ralada

Mistura-se a farinha, com o sal e o fermento, que foi previamente desfeito em 2 colheres de água morna, e misturam-se bem.
Junta-se o azeite e a cenoura ralada e amassa-se tudo, acrescentando pouco a pouco água morna até obter uma massa fofa e maleável.

Coloca-se a massa a repousar dentro de um recipiente untado com azeite e tapado com pano húmido, deixa-se levedar até ao dobro do volume.

Leva-se o pão a cozer em forma de bolo inglês untada, durante 25 minutos em forno pré aquecido a 180º.

Desenforma-se e está feito, é resistir enquanto arrefece! :)
by me.

Sumo com frutas

Uma sugestão, até porque com o calor a fruta depressa se estraga!
E como eu detesto deitar comida fora...
As variantes são aquelas que vos apetecer, com banana, pêra, pêssegos, ameixa, etc...

Esta é apenas mais uma bebida feita com mistura de frutas:
. Abacaxi . Maça . Kiwi . Folhas de hortelã a gosto . açúcar ou adoçante . água . gelo

A proporção e quantidade de fruta vem com o gosto de cada um, claro se puserem um abacaxi inteiro com uma maça e apenas um kiwi, prevalece um dos sabores!

Lavam-se e descascam-se as frutas partem-se em bocados e deitam-se para dentro do copo de batidos com um pouco de água, o açúcar ou adoçante (opcional, ajuda a não oxidar tão depressa) e deixar triturar bem.
Pode ser coado por uma rede, se preferirem não ter qualquer resíduos da fruta na bebida, a mim não me incomoda.

Servir num copo cheio de gelo, com uns bocadinhos de fruta e folha de hortelã.

Podem acrescentar vodka, para mim é aquele que melhor liga com as frutas!

Bom refresco... com ou sem álcool ;)
by me.

Gelado de framboesas

Eu adoro framboesas e todos os frutos vermelhos diga-se de passagem!

Esta é uma sobremesa rápida de fazer, e muito saborosa.
O rápido, sem contar com o tempo de gelar depois de preparada.

Podem ser utilizadas framboesas frescas ou congeladas, aliás é um dos poucos frutos que não se 'zanga' no gelo.

Para o gelado é preciso:
. 500 gr de framboesas . 250 gr de açúcar . 4 dl de nata.

Depois de lavadas as framboesas ou descongeladas, desfazem-se e coa-se o puré por um passador de rede, obtendo um puré livre de sementes.

Ao lume leva-se o açúcar e puré da fruta deixa-se ferver um pouco cerca de 4 minutos. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer.

Bate-se as natas levemente e envolve-se no preparado anterior até estar bem homogéneo.

Deita-se numa forma rectangular tipo bolo inglês e leva-se a gelar, de um dia para o outro.

Este gelado não cria partículas de gelo, nem necessita que se vá de hora a hora mexer ao congelador.

Tem de ser servido poucos minutos depois de sair do congelador, pois derrete rápidamente.

Servir com uma bolacha fina e crocante de amêndoa, algumas framboesas frescas e folhinhas de hortelã.

Uma fruta fresquinha e com bom visual.

Bon apéttit... Et parce quil fait chaleur! ;)
by me.

Beurre Blanc

Este é um molho básico para mil e uma coisa!
Legumes cozidos, grelhados, assados, peixes cozidos ou grelhados, carnes as ditas brancas parece-me que são as que combinam bem.

A base é mesmo manteiga, vinho branco, um Chardonnay por exemplo, o vinho deve ter alguma qualidade porque como tudo, a qualidade dos ingredientes traduz-se no resultado final do preparado e aqui a regra não abre excepção.

Para fazer esta "manteiga branca":

. 1/2 copo de vinho branco . um pouco de vinagre de vinho branco . 1 cebola média bem picadinha . 100 gr manteiga e azeite Q.B. . sal pimenta a gosto

Num tacho pequeno, coloca-se um pouco de manteiga e azeite e leva-se ao lume brando com a cebola até esta fica translúcida. Rega-se com o vinho e o vinagre aos poucos e deixa-se cozinhar tapada lentamente até reduzir o liquido para metade.

Por último na hora de servir e se pretender um veludo liquidifica-se o concentrado e coa-se por uma rede fina, tempera-se com sal e pimenta moída, e volta ao lume , quando estiver quente desliga-se o fogão e introduz metade da manteiga mexendo energéticamente com umas varas e repete-se com a restante manteiga.

Serve-se quente sobre os peixes, legumes ou carne...

Existe uma outra versão que não usa cebola de base:

1/2 copo vinho branco + 100gr de manteiga+ 2 dl natas gordas ou creme fraiche+sal+pimenta

Este começa por reduzir o vinho ao lume baixo até metade, ficando tipo um xarope. Acrescenta-se as natas e mexe-se bem com as varas, de seguida adiciona-se a manteiga em pedaços mexe-se bem com as varas e deixa-se aquecer até burbolhar.
E serve-se quente.

Existem depois as variantes;
com alcaparras, com a cebola, com limão, wasabi, onde a imaginação nos levar!

Et voilá, para grelhados ou cozidos diferentes e enriquecidos! Um dia não são dias...
by me.

Risotto de espargos e espumante

Um outro risotto!
Para mim é uma comida invernosa, mas como as estações estão todas avariadas, deixo este delicioso prato! Digo eu...

Para fazer este risotto, é preciso:

. 300gr de arroz arbóreo . 1kg de espargos frescos brancos ou verdes . 1 cebola grande bem picada . 3 dentes de alho picadinhos . 1+1/2 copo de espumante branco . azeite para cozinhar . 1 alho francês não muito grande cortado em juliana . uma chávena de folhas de espinafres . 200 gr de queijo ralado (ilha, parmesão, emmental ou mozarella - eu gosto de misturar ilha com emmental) . 2 colheres de sopa de manteiga . 1/2 dl de nata . sal marinho . pimenta moída na hora . caldo de legumes q.b. (para cozer espargos - se tiverem à mão)

Num tacho que não pegue, aquece-se o azeite com a cebola e o alho partido, até ficarem transparentes sem deixar torrar ou queimar.

Pelam-se os espargos com um descascador de cenouras e deixam-se as pontas espigadas de parte, para a guarnição do prato. Corta-se o caule em pequenos troços com 1 cm sensivelmente e levam-se a cozinhar juntamente com a cebola e o alho, deve ser regado de vez em quando com água ou o caldo de legumes se tiverem.

Quando os espargos tiverem cozidos tritura-se tudo com a varinha mágica sem ter muita preocupação para que fique tudo muito bem passado, não é desagradável sentir os pequenos pedaços dos legumes no arroz. Leva-se ao lume novamente acrescentado a manteiga.
E é nesta mistura que se deita o arroz e deixa cozer lentamente, mexendo e regando com o espumante de vez em quando até estar pronto.

Entretanto, numa frigideira com azeite quente salteiam-se as pontas de espargos abertas ao meio, as tiras fininhas do alho francês, que se regam com um pouco de espumante e deixando ferver um pouco até amolecer os vegetais. Tempera-se com sal, pimenta e acrescenta-se por último os espinafres.

Para acabar o risotto, deita-se o preparado dos vegetais no arroz já pronto, misturando bem e liga-se tudo acrescentando o com o queijo ralado e a nata, deixar aquecer um pouco apenas e servir rápidamente.

Aqui vos deixo um prato cheio de energia!
Bom proveito e já são horas de almoço, mesmo. ;)
by me.

Rolinhos de presunto e camarão

Uma entrada ou prato o que vos parecer melhor!

Estes rolinhos de presunto podem-se comer frios, o que dá para preparar e guardar até há hora de servir.

São precisos:

. Fatias de presunto . Camarão cozido e descascado apenas fica a com cauda . arroz arbóreo ou carolino cozido . cebolinho para atar

Assim estende-se a fatia de presunto, espalha-se uma camada fina de arroz cozido que não precisa de ser posto de ponta a ponta da fatia, aliás deixa-se cerca de 2/3 cm sem nada para em cada extremo facilitar o enrolar. Coloca o camarão um pouco depois do início, enrola-se tudo e ata-se com um cebolinho.

Pode-se servir com uma salada e está feito um jantar volante, ou apenas como um aperitivo!

Uma ideia rápida e com bom look :)
by me.

fondue de chocolate

muito fácil!!

frutos vermelhos, chocolate lindt, 70% cocoa, as tralhinhas todas na mesa e.... enjoy!!

by ©

Sapore di mare

E cá está mais um evento com comidinhas!!! Ali mesmo na Capital da Onda-Peniche.

Esta dica foi"emprestada" da meh.

Com os feriados na próxima semana dá até para organizar uns dias para lá dar um pulo!

De dia 5 a 14 de Junho e com tantas outras coisas espreitem AQUI.

update.
Degustação na caravela de pratos de sr. bacalhau, tipicamente portugueses, confeccionados por Isabel Santos e Vítor Sobral...

Apareçam (meh.) :)
by me. and with meh

Work in progress...

Depois das cebolas estarem partidas eu volto!
by me.

Sumo de melancia

Com o calor apetece beber e melhor do que os sumos de fruta naturais não há.


Nem sempre são precisas as complicadas máquinas de centrifugar sumos difíceis de limpar, eu costumo fazê-los mesmo no copo para batidos.

Esta sugestão de hoje é uma delas, é muito simples, saborosa, refrescante e com uma cor bem apelativa.

A melancia é um dos frutos ricos em nutrientes saudáveis, bom para as dietas por ser pouco calórico, diurético, entre outras coisas salutares.

Para fazer este sumo:
. melancia partida em cubos já limpa de pevides . água fria . hortelã . lima ou limão . gelo picado q.b.

As quantidades para fazer o sumo são de 4/5 partes de melancia para 1 de água fria, umas gotas de lima ou limão e uma folha de hortelã.

Tudo dentro do copo de batidos deixar triturar bem. Coar por uma rede para retirar qualquer resíduo.

Verter num copo com bastante gelo, colocar umas folhas de hortelã e rodela de lima ou limão.

E está pronto a beber, bem fresco, sem corantes, nem conservantes. ;)
by me.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin