bolachas de laranja
ingredientes
9:11 da manhã | Etiquetas: bolachas, curso de cozinha | 4 Comments
Arrozes...
Diz me que arroz gostas dir-te-ei para o que é, podia ser o título mais composto.
De grão em grão ou apenas para dar arroz ao blog...ou para saber o que escolher, claro tudo isto é subjectivo ou não fosse a cozinha o espelho de cada um dos nossos gostos!
Existem no mercado variadíssimas escolhas por isso deixo aqui muito sucintamente e como dica as características de alguns.
Integral
Uma película preserva seus nutrientes, tem um sabor rústico. Para a sua cozedura, ele pede mais água que o arroz branco.
Arbóreo
Italiano, é arredondado, grosso e branco. Ideal para risotos, tem uma cozedura mais rápida que os outros italianos.
Japonês
Um arroz de grãos menores, o Koshihikarié é o mais indicado para um sushi perfeito.
Basmati
Arroz indiano de grãos longos e com sabor delicado, que lembra ervas e especiarias, deve ser feito apenas com uma cozedura simples de água e sal um dos meus preferidos, sem dúvida.
Bomba
Arroz espanhol de grão curto, rico em amido, usado nas paellas, mas também bom para preparar risoto ou arroz doce.(primo do carolino) e demais o nome.
Branco
O agulha ou carolino é o arroz do dia-a-dia. O agulha tem grãos alongado e inteiro, e o tipo carolino depois de cozidos ficam pastosos e colante, evidenciando uma aderência natural entre eles sendo, portanto, os mais adequados na preparação de um arroz cremoso e suave, também o mais barato.
Carnaroli
Um outro italiano, deixa o risoto mais al dente, já que os seus grãos são ligeiramente mais compridos que os outros italianos.
Jasmim
De grão longo, esse arroz é típico tailandês, muito perfumado e saboroso como o basmati, as suas característica acentuam-se quando cozido em vapor.
Vialone Nano
Mais um italiano que tem mais amido que seus compatriotas, assim como o tipo roma, fica bem em risotos e minestrones.
Preto
Um arroz que teve origem na China, com gosto que evoca pinhão e castanha. Vai muito bem em paellas, risotos, saladas.
Selvagem
Apesar de ser nome de arroz, é uma erva, tem um sabor amendoado e vai bem em saladas ou com uma mistura de arroz basmati, o que se vê frequentemente nas prateleiras dos supermercados.
Dêm-lhe o arroz...ás vezes bem apetece!!!
by me.
2:20 da tarde | Etiquetas: arroz, dicas | 3 Comments
Morangos de Fevereiro
by me.
7:25 da tarde | Etiquetas: fruta | 1 Comments
Tarte de chocolate
Estou mesmo virada para chocolate, é do frio... e da gulodice.
Qualquer dia está aí a Páscoa e o chocolate é rei das sobremesas da época, vão ficando algumas ideias.
Para esta tarte de chocolate:
. 2,25 dl de leite . 50 gr de crème fraîche . 325gr de chocolate amargo a 70% . 3 colheres de sopa de açúcar em pó ou refinado . 100g de manteiga . 1 base de tarte-massa quebrada
Unta-se uma forma de tarte e coloca-se base de massa quebrada, pica-se pontualmente e leva-se assar cerca de 10minutos, com o fundo coberto com grão seco para não levantar bolhas de ar.
Retira-se a base do forno e deixa-se arrefecer bem, antes de verter o recheio.
Para-se a ganache de chocolate, começa-se por cortar a manteiga em pedaços pequenos e derrete-se até que se obter a consistência de creme, no microondas sem deixar ferver.
Noutro recipiente, leva-se ao lume a ferver o leite e o crème fraîche, mal levante um pouco de fervura retira-se do lume e despeja-se de imediato o chocolate já partido ou raspado o mais fino possível de modo a derreter depressa e criar uma pasta homogénea, de seguida junta-se o açúcar e a manteiga amolecida mexe-se energeticamente.
Despeja-se o ganache de chocolate sobre a base de tarte já fria e leva-se ao frigorífico 2h.
Pode ser enfeitado polvilhando com cacau em pó, raspinhas de chocolate ou outra que vos apeteça.
Et voilá...trés facile!
by me.
1:22 da tarde | Etiquetas: chocolate, Doces | 2 Comments
Sopa de feijão encarnado com couve lombarda
Esta sopa é um clássico da cozinha portuguesa.
Uma refeição completa, um bom prato de sopa basta para alimentar e reconfortar, principalmente em dias frios como os que têm estado.
Para a minha versão desta sopa uso:
. 400gr de feijão encarnado seco . 1 cebola grande . 1/2 couve lombarda . 2 cenouras . 1 nabo pequeno com rama . 1/4 de alho francês . 1 batata média . azeite . sal
Deixa-se o feijão de molho durante a noite de modo a 'remolhar' uma expressão que já ouvi e que achei bem engraçada.
Numa panela grande leva-se a cozer em água, o feijão, a cebola cortada, a batata e sal. Depois de cozer tudo bem, reservo uma parte dos feijões inteiros, cerca de uma concha e meia.
Entretanto tritura-se tudo com a varinha mágica e acrescentam-se os restantes legumes já lavados e cortados para sopa;
as cenouras em pedaços, a couve lombarda em tiras, o alho francês em meias tiras finas, o nabo em pequenos pedaços finos, a rama do nabo e levam-se a cozer no puré do feijão, por vezes é preciso acrescentar um pouco de água, para que coza tudo sem pegar.
Quando os legumes estiverem cozidos, está pronta, basta acrescentar os feijões que se reservaram, rectificar o sal e acrescentar o azeite.
Eu não ponho chouriço, mas para quem goste e não o dispense, deve ser colocado inteiro a cozer juntamente com os feijões, na primeira etapa desta sopa, antes de fazer o puré retira-se, corta-se em rodelas finas e acrescenta-se no prato de servir.
Uma sopa para o inverno. Bom apetite!
by me.
12:29 da tarde | Etiquetas: feijões, sopa, vegetais | 2 Comments
Chocolate quente
Alguém é servido???
É só o que me apetece, com o frio que está e com tudo aquilo que tenha direito, uma bomba de calorias... podia ser sem as natas batidas por cima mas não era a mesma coisa, pois não!
Chocolate quente;
Para 250ml de leite, 175gr de chocolate amargo.
Colocar tudo numa panela em lume baixo e deixar cozer até obter a consistência desejada.
Esta é versão simplificada, existem muitas outras com maizena, gema de ovo, mistura de nata no leite, natas batidas ligeiramente açúcaradas por cima polvilhadas de chocolate.
Acompanhar, uma torrada de pão alentejano ou similar com doce de abóbora caseira.
Quem resiste... :)
by me.
1:35 da tarde | Etiquetas: chocolate, Drinks | 3 Comments
Endívias com queijo de cabra, nozes e balsâmico
Uma salada diferente e requintada.
Eu sei que as endívias não são para o gosto de muita gente, mas como vou tentando provar estas coisas simples e diferentes lá alinho e vou dando a quem se senta à minha mesa. Não é maldade é apenas partilhar as coisas que vou fazendo.
Para esta salada/entrada:
. 1/3 chávena de nozes picadas grosseiramente . 2 colheres de sopa de mel . óleo para untar tabuleiro . 1/4 chávena de vinagre balsâmico . 3 colheres de sopa de sumo de laranja . 16 folhas de endívias cerca de 2 cabeças . 1/3 chávena de queijo de cabra que esfarele ou queijo azul . 2 laranjas cortadas em 16 pequenos gomos . 1 colher de cebolinho fresco picado . pimenta moída na hora
Envolvem-se bem as nozes com o mel, uma colher de sopa e espalha-se numa tabuleiro que não pegue e que esteja previamente untado, leva-se ao forno a pré-aquecido a 180 ° cerca de 10 minutos, agitando a cerca a meio do tempo para caramelizar de modo uniforme.
À parte faz-se o molho, que não é mais que uma redução de vinagre balsâmico.
Coloca-se numa panela pequena a outra colher de sopa de mel, vinagre balsâmico e sumo de laranja, leva-se a mistura a lume alto de modo a levantar fervura e reduzir a cerca de 3-4 colheres de sopa.
Recheia-se cada folha de endívia com 1 gomo de laranja, 1 colher de chá de queijo e um pouco de miolo de noz picado noz.
Tempera-se com a mistura reduzida de vinagre e salpica-se com o cebolinho picado e a pimenta moída na hora a gosto.
Se as canoas em folha inteira de endívia forem pouco praticas para comer podem ser servidas cortadas em tirinhas, misturando todos os ingredientes distribuindo-os por pequenas taças ou pratos.
by me.
12:53 da tarde | Etiquetas: entrada, salada, vegetais | 2 Comments
Creme de cenoura, tomate e coentros
Voltamos ás sopas, reconfortantes e com poucas calorias...tudo o que é preciso para manter um corpinho são e logo a cabeça sã!
É muito simples, pode ser apenas uma forma diferente e muito aromática de comer um excelente creme à base de cenoura.
Também pode ser transformada numa versão rica basta acrescentar nata e pimenta moída e croutons, isso fica ao critério de cada um, uma sugestão minha.
Ingredientes para esta sopa:
. 1 cebola média cortada . 5 cenouras médias cerca de 500gr . 2 a 3 de tomate pelado sem sementes cerca de 350gr . 1 colher de sobremesa de coentros em pó . 1,2l de caldo de legumes . azeite 2 colheres de sopa . coentros frescos Q.B. (nata e pimenta - opcional)
Num tacho leva-se a lume médio, o azeite juntamente com a cebola e o tomate, deixa-se amolecer a cebola o suficiente sem deixar secar ou queimar junta-se por último as cenouras cortadas em cubos pequeninos e deita-se o caldo de legumes e os coentros em pó.
Deixa-se cozer em lume brando até estar tudo pronto para ser triturado pela varinha mágica num puré forte.
Eu gosto de triturar um pouco de coentros para salpicar o creme de verde, um hábito meu.
Colocar em taças ou pratos de sopa com algumas folhas de coentros frescos picadinhos com ou sem espiral de nata.
Et voici une autre soupe!
by me.
12:40 da tarde | Etiquetas: sopa, vegetais | 0 Comments
Tarte de noz e chocolate
O chocolate apetece sempre e fazer receitas com ele é sucesso garantido, pelo menos para mim.
Esta é uma tarte com base feita em Massa Sablée, uma base adocicada mas claro que podem substituir pela quebrada já preparada à venda.
Começa-se por confeccionar a base da tarte, a massa sablée (será que também sabe escrever...) fora da brincadeira os ingredientes para a base (500gr):
. 250gr de farinha . 125gr de açúcar em pó . 125gr de margarina amolecida . 1 pitada de sal . 1 colher de café de fermento em pó . 1 ovo
Peneirar a farinha para uma taça já com o fermento, amassa-se juntamente com a margarina, junte o sal e o açúcar e continua-se amassar até formar um granulado grosso.
Faz-se um buraco no centro, para onde se deita o ovo, amasse tudo rapidamente e logo que a massa esteja macia, utiliza-se, se massa ficar muito seca pode ser acrescentada água em salpicos.
Tende-se sobre base polvilhada com pouca farinha até obter a espessura pretendida.
Para completar o recheio e cobertura:
. 300 gr de massa para base da tarte doce (sablée) . miolo de noz para decorar . 75gr de miolo de noz ralado finamente . 75 gr de manteiga . 1 clara de ovo . 75 gr de açúcar em pó . 120 gr de chocolate amargo de culinária (para mim 75%Lindt) . 1,25 dl de crème fraîche.
Para o recheio, mousse de noz, amolece-se a manteiga. Ralar o miolo de noz. Bater a clara em castelo firme, onde se vai acrescentando aos poucos açúcar em pó alternado com a manteiga e o miolo de noz.
Despejar sobre a base da tarte já feita e leva-se ao forno médio/baixo 180º cerca de 20 minutos.
Entretanto prepara-se o glacé de chocolate, num tacho leva-se ao lume o crème fraîche até levantar fervura. Adiciona-se o chocolate partido aos pedaços de modo a ficar bem envolvido e derretido, isto com o lume no mínimo possível de modo a que o chocolate não ferva.
Deixar repousar cerca de 10 minutos fora do lume de modo a criar um creme liso e brilhante mexendo-o de vez em quando.
Depois de arrefecer verte-se sobre a tarte que deve estar fria, colocar miolo de noz a decorar e levar ao frio cerca de 1 hora.
Et voilá une Tarte aux noix et au chocolat!
by me.
11:21 da manhã | Etiquetas: chocolate, Doces, massas | 4 Comments
Tarte folhada com legumes
Uns vegetais e massa folhada, uma forma quente de comer legumes uma salada rica para dias frios.
Precisam para esta receita:
. massa folhada . legumes grelhados os sugeridos ou outros ao vosso gosto . queijo Gruyére . lâminas de cebola caramelizadas (1 cebola média) . sal . mistura de pimentas moídas na hora . salsa picada . vinho branco . mel ou açúcar 1 colher de sopa . azeite
Começa-se por caramelizar as cebolas, numa frigideira teflon, colocam-se 2 colheres (sopa) de azeite e quando aquecer bem junta-se a cebola, misture e reduz-se o lume para médio, deixar cozinhar até que a cebola fique macia, deita-se um pouco de vinho branco e uma colher de sopa de açúcar (ou 1/2 colher de mel) e deixa-se reduzir sem deixar pegar até obter uma calda bem espessa.
Grelham-se os legumes numa base ligeiramente untada com azeite e reservam-se.
No fundo resume-se a preparar uma base quadrada de massa folhada com lâminas de cebolinha previamente caramelizada na frigideira, seguida dos legumes grelhados, como cogumelos, rodelas de beringela, tomate cherrie ou grelha, polvilhado generosamente com queijo gruyère farripado e temperado com pimenta moída na hora e salsa picada.
Leva-se ao forno conforme as instruções até da massa folhada e até estar o queijo bem gratinado, nota-se logo pelos aromas que invadem a cozinha!
Pode ser servido com uma salada de alface ou mistura de alfaces.
Uma receita muito fácil de fazer em casa, se tiver massa folhada à mão e não estiver com problemas de calorias, pois apesar de vegetariana ela não tem nada de magra!
by me.
2:23 da tarde | Etiquetas: massas, vegetais | 1 Comments
Mousse de alperces
Uma receita que é mais uma sugestão para gastar os frutos secos que vos possam ter sobrado no natal.
Esta é a versão light mas pode ser adaptada, utilizando açúcar em vez do adoçante e o iogurte magro pode ser substituído por outro normal ou açucarado.
. 100 gr de alperces secos inteiros . 10 gr adoçante em pó . 2 chávenas de água fria . 1/2 colher chá de raspa de limão . 4 colheres de sopa de iogurte natural magro . 2 claras . 1 colher de sopa de nozes picadas para decorar
Começa-se por preparar os alperces de véspera colocando-os dentro de água fria, uma chávena sensivelmente.
No dia seguinte escorrem-se e levam-se a cozer com uma chávena de água em lume brando, até ficarem macios o que deve demorar cerca de 15 a 20 minutos.
De seguida acrescenta-se a raspa de limão e o adoçante em pó, continua ao lume até obter um puré e deixa-se arrefecer.
Coloca-se o puré de alperces no copo de liquidificador juntamente com o iogurte e tritura-se de modo a ficar um creme, e deixa-se até estar completamente frio.
Por fim batem-se as claras em castelo bem firme que se envolvem cuidadosamente no preparado anterior já frio.
Despeja-se em taças uma numa taça e leva-se ao frio durante pelo menos 2horas, antes de servir polvilha-se com as nozes picadas.
Demora tempo a preparar, pelo tempo de espera que leva a arrefecer mas como estamos no inverno nada que uma janela aberta não acelere. :)
by me.
1:40 da tarde | Etiquetas: Doces, fruta | 0 Comments
La Pâtisserie des Rêves...
Para quem for a Paris... e seja guloso, passe pelo 7º bairro e descubra-a!
Esta pastelaria do século XXI põe em prática a velha frase 'comer com os olhos'. Cada obra de culinária é apresentada numa redoma de vidro, exposta como de um museu de degustação se tratasse.
Na "La Pâtisserie des Rêves", (pastelaria dos sonhos) cada uma das 15 obras de arte culinária do reconhecido chefe Philippe Conticini, as estrelas do espaço, em forma de sobremesa como bolos e doces são exibidos numa plataforma adequada para cada uma delas com controlo de temperatura e humidade adequados, peças de luxo gastronómico.
Os clientes fazem os seus pedidos, após cada ordem surgem directamente da cozinha, ideias que evocam a sensação de um laboratório meticuloso onde espécimes preciosos são manipulados.
by me.
2:18 da tarde | Etiquetas: ..., locais, só ou acompanhado | 3 Comments
Lombo à Duke Wellington
Uma carne da monarquia... este gosto do Duke é sem dúvida elaborado e requintado.
No final do século XVIII era comum apresentarem-se pratos de carne envoltos em massa, altura que o nosso Duke terá divulgado esta receita... ou um modo de comemorar a batalha vencida a Napoleão!
Para esta receita são necessários:
. 1 naco de Lombo de vaca para Rosbife +-700 gr . 200gr cogumelos frescos laminados . bacon 100gr . 2 colheres de sopa ou mais de paté de aves (o menos intenso e pouco salgado) . 6 dentes de alho . 1 a 2 dl de Azeite . 4 colheres de sopa de margarina . sal Q.B . mistura de 3 Pimentas (Vermelha Branca e Preta) . massa folhada congelada. farinha ou fécula para engrossar molho.
Faz-se o lombo como se fosse um rosbife, barrando-o com a margarina e o alho picado, um pouco sal e pimenta deixando repousar para entranharem os temperos na carne.
Coloca-se o lombo a fritar num tacho corando-o de todos os lados sem deixar cozinhar em demasiado a carne e de modo a obter e reservar os sucos da carne para fazer o molho mais tarde.
De seguida coloca-se no forno com a regra de peso/tempo para cada 1kg de Carne/10 minutos de assadura a 180graus, quando terminado o tempo abre-se de imediato o forno e deixa-se arrefecer dentro dentro do recipiente de modo a largar os restantes sucos.
Entretanto aquece-se uma frigideira de teflon alta de forma a fritar o bacon cortado em pedaços pequenos, de seguida deitam-se os cogumelos laminados e deixa-se cozinhar até desaparecer o excesso de líquido.
Depois de arrefecido sem grande preocupação adiciona-se o paté, envolve-se tudo e rectificam-se os temperos se necessário, não esquecendo que vão apurar um pouco mais ainda no forno.
Por último tende-se a massa folhada que vai servir de "embrulho" onde se coloca a carne bem escorrida dentro e barrada com o preparado anterior de cogumelos e bacon, depois de bem coberta fecha-se a massa deixando alguns orifícios no topo para a carne transpirar do seu interior.
Pode-se pincelar com gema de ovo, mas para mim é facultativo.
Leva-se ao forno o tempo exacto de cozedura segundo as instruções da massa folhada.
O molho prepara-se com os sucos da frigideira que se reservaram e acrescentando o que ficou do assado, cobre-se com farinha ou fécula de batata e leva-se ao lume a engrossar.
Podem-se acrescentar natas ou creme fraîche ou leite ao molho a gosto e verificam-se os temperos.
Serve-se com esparregado de espinafres, puré de maça reineta temperado com molho inglês, ou outra coisa ao gosto de cada casa.
Uma opção para um jantar rico e muito guloso...como a mesa de um rei!
by me.
2:27 da tarde | Etiquetas: carne | 2 Comments
Tiramissu
Tira-me isso da frente!
É o que costumo dizer, porque é simplesmente irresistível.
Esta é a minha versão creme, já que não cozo as gemas em banho-maria como na receita tradicional e adiciono as claras batidas em castelo.
Outra das coisas que não utilizo são palitos de la reine ou de champanhe, mas sim o pão-de-ló de água cortado em fatias longitudinais, porque o cozo em forma de bolo rectangular.
Tanto faço a outra versão, gemada alcoolizada cozida em banho-maria e sem claras em castelo e digo-vos que ambas desaparecem num ápice lá por casa.
Assim para uma travessa média são precisos:
. 1/2 receita de Pão-de-ló D'água . 300gr de queijo mascarpone . 2 dl de natas frescas batidas . 3 ovos . 3 chávenas de café expresso forte . açúcar banco 4 colheres de sopa . açúcar amarelo 4 colheres de sopa . açúcar em pó 2+2 colheres de sopa . Aguardente velha ou brandy 4 colheres de sopa . 100 gr de chocolate amargo raspado . cacau ou chocolate em pó para polvilhar Q.B.
Batem-se as natas com 2 colheres de sopa rasas açúcar em pó para fazer um chantilly não muito doce, reserva-se.
Numa taça batem-se muito bem as gemas com açúcar até uma massa cremosa e esbranquiçada de seguida acrescenta-se a aguardente aos poucos continuando a bater, reserva-se.
Batem-se as claras em castelo e reservam-se também.
Noutra taça grande despeja-se o mascarpone adiciona-se o açúcar amarelo bate-se logo de seguida acrescenta-se o chantilly já preparado incorporando bem por fim acrescenta-se as gemadas já com a aguardente incorporada mistura-se tudo bem.
Por último adicionam-se as claras já batidas em castelo e leva-se ao frigorífico antes de enformar.
O café deve estar frio para quando se ensopar não desmanchar em demasiado a base do bolo.
Entretanto cortam-se as fatias do pão-de-ló no sentido longitudinal o mais fino possível.
Numa travessa rectangular vai-se montado este doce por camadas, começando por forrar com a fatia ou fatias de bolo e ensopando-o com café, de forma a molhar todo o bolo uniformemente em vez de verter a chávena é preferível ir colocando pequenas colheradas de café, que também pode ser adocicado com 1 colher de sopa de açúcar, opcional.
Depois do bolo ensopado, uma camada do creme de queijo e por último o chocolate amargo raspado finamente, e assim sucessivamente até acabar.
A última camada deve ser o creme de queijo com o chocolate raspado por cima e como acabamento polvilhar com cacau ou chocolate em pó.
Para a quantidade que dei deve dar para duas camadas numa forma pequena com cerca de 20x12x6 cm.
E assim se faz este ensopado italiano, trabalhoso mas delicioso, aliás é considerado um dos melhores doces do mundo como tal também desta cozinha.
Aqui fica um pouco de Itália, com imensas calorias...
by me.
12:31 da tarde | Etiquetas: bolos, chocolate, Doces | 4 Comments
Pasta de atum com requeijão e manjericão
Mais uma pastinha para abrir o apetite, esta foi-me dada na festa de aniversário da minha amiga S. e claro pedi-lhe a receita e aqui está ela, a deliciosa e fresquinha pasta de atum.
A vantagem desta receita é que é muito menos enjoativa que a tradicional pasta de atum e maionese que se faz há muito por todo o lado.
Muito fácil e rápida de confeccionar e garante sucesso, eu pelo menos provei e fiquei fã.
Para esta pasta são precisos:
. 1 requeijão meio gordo . atum ao natural em posta 2 latas ou 1 frasco
. 1 Colher de sopa maionese . manjericão fresco picado q.b. . pimenta preta moída q.b.
Para empratar, opcional;
. alface 3 Folhas . tomate cereja q.b. . azeitonas pretas sem caroço q.b.
Com a ajuda de um garfo desfaz-se o requeijão até obter uma pasta cremosa de seguida junta-se o atum envolvendo bem.
Acrescenta-se o manjericão picado e envolve-se.
Tempera-se com pimenta preta moída na hora e acrescenta-se uma colher de sopa de maionese para obter uma consistência mais cremosa.
Leva-se ao frio.
Para servir , forra-se um prato com folhas de alface e coloca-se por cima esta pasta já moldado pela forma da taça onde esteve.
Decora-se com tomates cereja e azeitonas pretas.
Ou serve-se apenas directamente da taça, juntamente com tosta melba ou um bom pão de mistura.
Bom apetite!
From S.
by me.
1:51 da tarde | Etiquetas: entrada | 4 Comments
Pão de nozes e tâmaras
Com o passar das festas ficam as passas que sobram e outros frutos secos, pelo menos aqui por casa é assim.
Como deitar fora é palavra que não entra na cozinha, lá se vão criando pratos com as coisas que ficam na despensa.
Por isso a sugestão de hoje é pegar nas tâmaras e nas nozes e criar um pão doce fabuloso (pão... quase bolo) que não se deixa comer frio... porque não chega lá! :)
Para fazer este pão são precisos:
. 2+ 1/3 de chávenas de farinha de trigo . 3/4 de chávena de tâmaras picadas . 1 /2 copo de açúcar granulado branco ou amarelo . 1 /2 chávena de açúcar mascavado . 1 /4 a 1/2 chávena de nozes cortadas . 3 colheres de sopa de manteiga amolecida . ½ colher de chá de bicarbonato de sódio . 1/2 colher de café sal . 1 chávena de água quente
Começa-se por pré-aquecer o forno a 180° e untar e polvilhar com farinha uma forma (ou mais depende da quantidade da massa e da forma) do tipo rectangular para bolo inglês.
Entretanto, numa tigela grande mistura-se a farinha, as tâmaras, os açúcares, as nozes, a manteiga, o bicarbonato de sódio e o sal e mexe-se com um garfo até que as tâmaras estejam bem envolvidas e revestidos e os ingredientes bem misturados.
Adiciona-se a água morna e mexe-se só até que os frutos secos estejam humedecidos.
Verte-se a massa do pão na forma previamente preparada e leva-se a massa a cozer cerca de 60 a 70 minutos ou até que o palito inserido no centro saia limpo.
Cuidadosamente retirar da forma e deixar arrefecer por 10 minutos numa rede.
Et voilá…
Um pãozinho de Inverno que servido com manteiga a derreter ou um queijo amolecido. Ooh la la… et avec ce froid!
by me.
5:50 da tarde | Etiquetas: pão | 2 Comments
Pão-de-ló D'água
Vamos lá começar o ano com açúcar, um básico que pode virar um luxo.
Esta massa do tipo pão-de-ló é própria para rechear e/ou barrar com cremes.
Fica a base ponto de partida para o que virá a seguir...como sugestões de recheios e coberturas para usar neste bolo.
Os ingredientes são:
. 6 ovos grandes . 12+3 colheres de sopa de açúcar . 6 colheres de sopa mal cheias de farinha com fermento . 1 dl de água morna
Sem segredos, nada de extraordinário, batem-se as gemas com as 12 colheres de açúcar até obter creme esbranquiçado.
Acrescentar a água aos poucos até a mistura estar bem cremosa.
De seguida juntar a farinha aos poucos. (por vezes acrescento 1 ou 2 colheres de sopa rasa de pão ralado em vez da farinha ajudando a criar uma massa texturada mas igualmente fôfa, coisas minhas
Por último envolver as claras previamente batidas em castelo bem firme com as restantes 3 colheres de açúcar.
Untar uma forma e polvilhar com farinha levar ao forno médio 180º até estar cozido, mas não em demasiado.
Assim se começa devagarinho na cozinha!
by me.
7:33 da tarde | Etiquetas: bolos | 2 Comments
A todo o vapor...2010
Esta cozinha não morreu, está atarefada com a época, ao vivo, a cores entre sabores!
Houve e ainda há muita mão de obra na cozinha para ser servida, logo, logo deixo as receitas que me passaram pela mão ou pela cabeça, entre azevias de grão com amêndoa, tiramisu, roti de pato recheado com frutos secos... lá se compôs em aromas uma sinfonia de paladares à minha mesa nesta época de estar sempre com mesa posta!
Deixo aqui os votos para um bom ano, neste cantinho pelo menos cheio de aromas e sentidos novos, que espero continuar a preencher.
Feliz ano Novo!
by me.
11:13 da tarde | Etiquetas: ... | 4 Comments









