Restaurant Week . Lisboa . Porto?

Restaurant Week, já começou em Lisboa, de dia 8 a 18 de Outubro, marcar mesa é um desafio difícil.
Será que desta vez vai acontecer no Porto?
Estava previsto para os dias 21 a 31 de Outubro, estejam atentos e façam planos se acontecer.
11:57 da manhã | Etiquetas: eventos | 0 Comments
Jackaroo . Big Red
Uma combinação de vermelho divertido e suculento. Um vinho que nasce na Austrália do Sul a partir de Uva Premium, com denominações de origem em Clare Valley, Limestone Coast e Adelaide Hills, bastante cobiçadas por sinal.Um vinho para carnes ou combinação de queijos diz o manual de instruções a tardoz.
Para os entendidos ele é composto por Cabernet Sauvignon que lhe fornece a estrutura, o Shiraz que salienta o sabor das frutas picantes e o suave Merlot que acrescenta a "boca rica".
O preço é uma surpresa agradável um vinho mesmo barato, um baixo custo, estou a falar de apenas 4€. Por isso foi muito solicitado nas garrafeiras lisboetas para os eventos deste verão com os seus 14%vol, não se pode exigir mais ao produtor.
Gosto da atenção do rótulo, "Grávidas não bebem", não pelo conteúdo da mensagem, mas pelo grafismo, penso que por cá ninguém as proíbe de beber, claro com moderação tudo é naturalmente bom mas isso também é universalmente válido.
Tchim,Tchim!!!
by me.
8:49 da tarde | Etiquetas: Vinhos | 0 Comments
medalhões de corvina com crosta de laranja

1:44 da tarde | Etiquetas: curso de cozinha, peixe | 1 Comments
Molho de maçã, marmelo e aipo
Como os marmelos abundam, deixo aqui ainda outra opção para os confeccionar.
Um molho simples de marmelo, maça e aipo, muito saboroso e fresco ao mesmo tempo.
Este molho liga muito bem com carne de porco, pato e já o comi em tempo com carne de veado juntamente com doce de frutos silvestres um prato muito escandinavo!
Para fazer este molho são precisos:
. 1 maçã Bramley ou outra . açúcar 125gr . sumo de 1 laranja . sumo de 1 limão pequeno . aipo um pouco de um tronco (3/4cm) . molho inglês Q.B. . 1 colher de chá de manteiga
Descasca-se e retiram-se os caroços do marmelo e da maçã, cortam-se em pedaços pequenos e finos.
De seguida leva-se o açúcar e sumos dos citrinos ao lume brando numa panela, mexe-se de vez em quando para dissolver bem o açúcar, levanta-se o lume e deixa-se ferver.
Acrescentam-se as frutas e o aipo partidos em pedaços e deixa-se cozinhar por 15-20 minutos ou até ficar tudo muito macio, deixar a tampa posta na panela enquanto coze tudo.
Depois de bem cozida deixa-se arrefecer.
Despeja-se tudo num copo de batidos e tritura-se até obter um creme liso, se o creme parecer um pouco espesso, adicione um pouco de água.
Coloca-se o puré novamente ao lume para que volte a aquecer lentamente e acrescenta-se pouco antes de servir o molho inglês a gosto e uma colher de chá de manteiga.
E é só servir quente como acompanhamento de carnes à vossa escolha, brancas ou vermelhas, enfim ao gosto de cada um.
Aqui por casa até o comem misturado com iogurte simples em jeito de sobremesa, é só acrescentar um pouco de leite condensado. E quando não há marmelo é só com maça, as minhas adaptações!
by me.
4:28 da tarde | Etiquetas: molhos | 2 Comments
cheesecake de banana e caramelo
11:05 da tarde | Etiquetas: curso de cozinha | 6 Comments
Compota de marmelo com sementes de coentros
Mas uma para "Lançar" na cozinha uns marmelos :)
Por cá não existe muito o hábito dos Chutneys de fruta, uma mistura do doce com o vinagre e especiarias que geralmente se conservam por algum tempo em frasco.
Esta compota é o reflexo dessa filosofia muito British, depois de preparada e devidamente condicionada, serve como acompanhamento carnes quentes ou frias e ainda para a elaboração de molhos, conferido-lhe características adocicadas.
São precisos:
. 2 kg de marmelos . açúcar branco Q.B. . vinagre de vinho branco Q.B. . 4 colheres de sopa de sal . Sementes de coentros Q.B.
Colocam-se os marmelos, já descascados, sem caroço e partidos em oitavos numa panela grande com o sal e a água, o suficiente para cobrir, leva-se ao lume até levantar fervura e deixa-se cozer cerca de 10 minutos.
De seguida coam-se os marmelos e mede-se a calda, voltando a despejar na panela.
Assim, para cada 600ml de calda, acrescentam-se 450g de açúcar, e 300ml de vinagre e 1 colher de chá de sementes de coentros.
Leva-se novamente ao lume e juntamente com os marmelos e cozinha mais 25-30 minutos, ou até que as fatias estejam macias.
Deixar arrefecer dentro da panela e reservar um dia.
No dia seguinte, escorre-se a calda para outra panela e leva-se ao lume novamente até levantar fervura e de seguida verter sobre os marmelos.
Colocam-se os pedaços de marmelo cuidadosamente em frascos de compota previamente esterilizados enquanto ainda estão quentes e enche-se com a calda.
Uma outra maneira de preservar este fruto.
Boas compotas!
by me.
2:27 da tarde | Etiquetas: Doces, fruta | 1 Comments
Gelado de marmelo e alecrim
Continuando com os marmelos...
Esta é uma receita de gelado que permite duas versões, com polpa de marmelo ou polpa de maça Grammy Smith, assim com uma receita dou dois gelados diferentes.
São precisos:
. 500 gr de marmelos . água . 1 colher de chá de alecrim acabado de picar . 500gr de açúcar . 1 limão . 1 tira da casca de limão . 1 cálice de um licor (se for de marmelo melhor, mas não havendo improvisa-se eu gosto com rum, por exemplo)
Começa-se por preparar os marmelos, lavando-os descascando-os e partindo em pequenos pedaços.
Deita-se tudo num tacho, tapa-se com água, junta-se o alecrim, o açúcar, o licor, o sumo e a casca do limão e deixa-se cozer cerca de 1/4 de hora em lume brando.
Depois de ter arrefecido, tritura-se muito bem num copo de batidos ou mesmo com a varinha mágica e leva-se ao congelador.
Para servir costumo acompanhar com uma compota de frutos silvestres aquecida, a mesma que faço para o cheesecake e umas folhas de alecrim.
et voilá, il fait chaud et il fait froid...
by me.
2:32 da tarde | Etiquetas: Doces, fruta, gelados | 1 Comments
Crumble de marmelo e passas
A propósito dos marmelos e já que estamos na época deles e para aqueles que têm de sobra deixo uma sobremesa, Crumble de marmelos com a sua crosta doce crocante, é a isso que se resume.
Já deixei nesta cozinha uma receita de Crumble de maça com canela, esta versão é apenas a variante do recheio.
Para esta sobremesa outonal são precisos:
Recheio;
. 6 marmelos (cerca de 1/2 kg de polpa) . 4/6 cravinhos . 100 gr de açúcar amarelo . 3 paus de canela . água para cozer
Cobertura crocante;
. 200 gr de farinha . 120 gr de margarina à temperatura ambiente . 100 gr de açúcar amarelo . canela em pó Q.B
Lavam-se descascam-se e partem-se os marmelos em pedaços levando-os a cozer com a canela e os cravinhos.
A água não precisa de cobrir a fruta por completo, tapando apenas cerca de metade do conteúdo da panela. Leva-se a ferver e de imediato acrescenta-se o açúcar amarelo.
Deixa-se ao lume destapado até evaporar a água, sem deixar queimar ou pegar, ganhando assim algum ponto no açúcar.
Depois de bem escorridos colocam-se os pedaços dos marmelos cozidos, já sem os paus de canela e os cravinhos num pyrex e aí juntam-se as passas a gosto.
Para fazer a cobertura basta apenas ligar todos os ingredientes à mão numa taça, de modo a criar uma mistura esfarelada.
De seguida deita-se o preparado da farinha por cima dos marmelos e leva-se ao forno aquecido até ficar crocante, cerca de 30 minutos em lume médio, 180º.
Serve-se quente com gelado de baunilha ou um creme inglês/custard, no fundo o nosso leite creme!
Para dias frios uma sobremesa rica e quente!
by me.
2:03 da tarde | Etiquetas: Doces, fruta | 3 Comments
marmelada

12:31 da manhã | Etiquetas: Doces, sabores de outono | 10 Comments
Creme de cenoura e laranja
Esta sopa foi-me servida num jantar festivo de inverno.
Por ter um sabor peculiar e ser tão distinta das tradicionais à base de legumes, parece-me sempre indicada para um jantar festa.
Muito simples de preparar, já que a base não passa de um creme de cenoura tradicional ao qual se adiciona o sabor e aroma da laranja.
São precisas para este creme:
. 1/2 cebola média . 1/2 Kg de cenoura . 1 litro de caldo de frango ou água . Sumo de 1 laranja . Casca de 1 laranja . folhas de salva . sal . azeite
Depois de lavadas e descascadas as cenouras partem-se em bocados assim como a cebola.
A laranja espreme-se o sumo e reserva-se a casca.
Numa panela junta-se ao caldo de frango ou o água já quente as cenouras, a cebola picada, o sumo da laranja e deixa-se cozer bem. Tritura-se tudo muito bem com a varinha mágica e volta ao lume baixo para aquecer.
Entretanto vira-se a casca do avesso e raspa-se bem com uma faca retirando toda a parte branca, anulando o sabor amargo da laranja, corta-se a casca em pequenas tiras, bem finas.
Leva-se ao lume um pouco de água numa panela pequena e branqueiam-se as tirinhas da casca de laranja, o que consiste em deixar levantar fervura e cozer cerca 3 minutos, retiram-se as tirinhas e colocam-se sobre a sopa, como decoração juntamente com folhas de salva ou se preferirem coentros picadinhos.
Duas ervas aromáticas que alteram a frescura final desta sopa é fazerem o teste de paladar.
Bom apetite!
by me.
1:36 da tarde | Etiquetas: sopa | 1 Comments
aghunibora

O arroz faz parte de uma grande parte dos pratos que normalmente confecciono.
Existem muitos tipos de grãos, adaptados a imensos tipos de utilização, e este, o aghunibora, para mim, tem tudo para ser o mais importante que jamais apareceu à face do planeta.
É um híbrido entre uma espécie de grande rendimento e o Komal Saul, uma espécie que só existe no nordeste da Índia, de bago mole, mas de muito baixo rendimento, e que não pode ser cultivado em mais lado nenhum, devido ao clima específico ao qual ele está associado.
Agora é possível cultivar esse tipo de grão mole, em “qualquer lado”, e com grande rendimento, o aghunibora.
O porquê deste post, é devido à característica desse tipo de arroz, que se torna comestível, após alguns momentos em água fria.
Mais do que um ingrediente para futuras receitas, um meio simples e prático para ajudar a combater a fome neste nosso mundo!
by lança
12:27 da manhã | Etiquetas: não esquecer | 1 Comments
Pão Pita
Já aqui falei da moda de fazer pão em casa, com máquina ou sem máquina é sempre possível ter um pão acabado de sair do forno por perto... Claro com algum trabalho e tempo, mas vale a pena!
O pão Pita ou pão árabe ou ainda o Pão Sírio, é a receita que aqui deixo.
Um pão com pouco miolo por isso espalmado e ligeiramente adocicado. Podem ser colocados por cima sementes de gergelim, ou sésamo, personalizando assim as receitas em cada casa.
Para fazer cerca de 10 unidades, são precisos:
. 1 kg de farinha de trigo . 1 colher (sopa) de sal . 2 colheres (sopa) de açúcar . 2 colheres (sopa) de óleo . 2 tabletes de fermento para pão . 1 copo de água morna . 1 copo de leite morno
Coloca-se numa tigela a farinha misturada com o sal e o açúcar, faz-se um pequeno buraco no centro onde se deita o óleo, o leite e o fermento previamente dissolvido na água morna.
Amassa-se bem à mão até formar uma pasta homogénea.
Deixa-se sobre uma mesa enfarinhada e sova-se para obter uma massa lisa, tapa-se com um pano e deixa-se levedar durante 30 minutos num lugar fresco sem corrente de ar.
De seguida divide-se a massa em bolinhas e com um rolo espalma-se de modo a formar pães redondos e achatados com cerca de 10 centímetros de diâmetro.
Colocam-se num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar descansar mais 15 min em lugar abafado.
Leva-se ao forno pré-aquecido bem quente por 5 a 10 min, e está pronto.
Quentes ou frios, uns pãezinhos muito gostosos, que podem ser recheados com saladas á base de maionese ou outras criando sandes que não empanturram, pelo menos eu gosto de os comer com queijo fresco e rúcula uma ligação para mim perfeita e simples!
Enjoy ;)
by me.
10:07 da tarde | Etiquetas: pão | 5 Comments
Um fondue de chocolate
2:42 da tarde | Etiquetas: utensílios | 4 Comments
Sopa de abóbora e brócolos
De volta das sopas novamente, hoje um creme saboroso sem batata.
A batata não entra nas minhas sopas mais dietéticas, ordens da minha general nutricionista! Pois são as regras da ausência dos amidos, que se transformam em açúcares e fomentam a sensação de fome, as coisas que eu tenho de saber ou que compro!
Para este creme de abóbora são precisos:
. 500/600 gr de abóbora descascada . 4/5 cm alho francês parte branca para o creme . 1 cenoura média . 1 cebola média . coentros . salsa . sal . 1 tronco de brócolos pequeno
Preparam-se os legumes para o creme, a abóbora, a cenoura, a cebola, o alho francês, lavando-os e cortando-os em pedaços e levam-se a cozer na água com um pouco de sal.
Reservo uma pequena quantidade dos legumes da base para acrescentar mais tarde ao creme, nomeadamente um pouco de cenoura, da abóbora, e do alho francês.
Depois dos legumes cozidos trituram-se com a varinha mágica, depois da base do puré feita acrescentam-se um pouco de salsa e de coentros a gosto, não é preciso muito apenas para dar uma certa frescura à sopa, e triturando-os grosseiramente com a varinha mágica.
Por último adicionam-se os tronquinhos de brócolos pequeninos e um pouco dos legumes que utilizei para o creme, a abóbora, a cenoura e o alho francês, cortados em quadradinhos bem pequenos, para conferir mais textura a esta sopa, uma opção minha.
Eu costumo juntar um pouco de pimenta moída na hora à minha sopa, um gosto meu.
Por vezes também coloco uma espiral de creme de aveia, um substituto do creme fraiche, ou então as natas, mas aí lá se vai a dieta :)
Bom apetite!
by me.
10:51 da manhã | Etiquetas: sopa | 0 Comments
Tostas com figos e queijo feta
Mais uma entrada com o fruto final de verão, o figo!
O hipercalórico figo, este também já não faz parte da alta roda do futebol e assim cria uns pneus, mas isso agora não interessa nada, para quem está em forma ou tenha o dia das asneiras calóricas aqui fica esta gulosa e deliciosa entrada.
E com já disse, os ingredientes descrevem-na complementado a imagem.
Precisamos de:
. Tosta, fatias de um bom pão de mistura tostado no forno . figos cortados . Queijo feta ou outro como um queijo de cabra
Agora é compor os sabores por partes, a base uma tosta, recheio o queijo e finalmente a cobertura o figo cortado em fatias finas.
Servir em travessas, aqui a sugestão de apresentação, muito profissional, folhas de aipo.
E já está mais uma entrada, para o "Setember in the Evening!"
by me.
2:45 da tarde | Etiquetas: entrada | 0 Comments
Tarte de maçã e papaia
Um doce de verão...pela cor e pelo sabor da fruta tropical que predomina, a papaia.
Esta tarte é composta por uma mistura de maça golden cozida em compota e puré de papaia. Nem toda a gente gosta do sabor deste fruto, mas deixo aqui uma forma de utilizá-lo sem ser comida à colher.
Para esta tarte são precisos:
Recheio
. 250 gr de papaia madura . 4 maças golden . Raspa de limão 1 tira . 1 Flor de anis . Cardomomo e Canela Q.b . Sal 1 pitada
Massa para base da tarte
. 150 gr de farinha . 50 gr de amido de milho (maizena) . 1 colher de sopa de manteiga . 1 colher de sopa de açúcar . azeite para untar a forma . Sal 1 pitada . água morna Q.b
Recheio:
Começa-se por preparar a compota de maça, lavam-se, descascam-se e cortam-se em pedaços pequenos as maças.
Levam-se a cozer com um pouco de água e uma raspa de limão, a flor de anis, um pouco de canela e uma pitada de sal.
Deixa-se cozer lentamente em lume brando, de modo a não queimar as maças e evaporar toda a água.
Quando a compota estiver fria, junta-se a papaia cortada em pedaços pequenos. Retira-se a casca do limão e adicionando os grãos de cardomomo e tritura-se tudo em puré com a varinha mágica.
Verte-se este recheio sobre a base de tarte e leva-se ao forno médio cerca de 20 minutos, até a massa estar cozida.
Base da tarte*:
Colocam-se as farinhas numa taça, acrescenta-se um pouco de sal, o açúcar, a manteiga e amassa-se tudo aos poucos com a ponta dos dedos. Vai-se acrescentando água até formar uma bola de massa, se ficar muito mole e agarrar muito ás mãos acrescenta-se farinha.
Estende-se a massa, de modo a ficar fina e forra-se uma tarteira préviamente untado com azeite.
*Pode ser utilizada uma base de tarte já preparada, como massa quebrada, por exemplo, poupa tempo e trabalho e pode ser estendida para ficar igualmente fina.
Espero que gostem desta tarte com cor tropical e aroma de verão!
by me.
3:56 da tarde | Etiquetas: Doces, fruta | 1 Comments
Quadradinhos folhados com queijo de cabra e mirtilos
Para a rentrée... uma entrada claro só podia.
Esta ainda tem os sabores do verão que ainda está por aí.
Muito Simples como uma salada os ingredientes dizem tudo só falta por mãos à obra.
Para confeccionar esta pequena entrada basta ter por perto:
. 1 caixa mirtilos frescos . Queijo de cabra em rolo . Tomilho fresco . Massa folhada fresca ou congelada.
Corta-se a massa folhada em quadradinhos, colocam-se mirtilos cortados e uma fatia de queijo de cabra por cima, não muito grossa a fatia, acrescentam-se mais uns mirtilos inteiros, se gostarem e leva-se ao forno até a massa estar pronta conforme as instruções da embalagem.
Por fim colocam-se umas folhinhas de tomilho fresco por cima e serve-se ainda quente, algo para beber um tinto encorpado é o ideal, digo eu!
Bom apetite!
by me.
10:32 da manhã | Etiquetas: entrada | 3 Comments
Legumes felizes!!!
É a cara feliz dos legumes em férias!
Até mais logo, logo... pois é, eu não me afasto muita da cozinha mesmo :)
by me.
11:52 da tarde | Etiquetas: ai eu | 2 Comments
Batidos com fruta!
Outra bebida de verão são mesmo os batidos de frutas, eu faço-os muito porque sempre tive o hábito de os beber mas agora são mais para os meus rebentos!
Hoje deixo duas sugestões, uma forma diferente de fazer um batido de banana e outro mais estranho de Pepino com lima e iogurte.
Assim são precisos para o Batido de Banana com Amêndoa
. 2 bananas . 50 gr de amêndoas trituradas na hora . sumo de 1 laranja . 1 iogurte grego . 1 colher chá de mel . 1 pitada de noz moscada
Pelam-se as amêndoas e trituram-se quase em pó, pode até ser num moinho de café depois de bem limpo.
Juntamente com o iogurte batem-se as bananas partidas, o sumo de laranja e o mel, até obter uma consistência cremosa.
Deita-se num copo com um pouco de gelo a gosto e polvilha-se com noz moscada.
Para o Batido de Iogurte com Pepino e Lima
. 1 iogurte natural . cerca de 100gr de pepino . 1 copo pequeno de leite . 20 folhas de Hortelã 2 para guarnição do copo . sumo de 1 lima . 1 pitada de sal . gelo moído
Descasca-se o pepino e corta-se em cubinhos pequenos. Dentro de um copo de batido misturam-se primeiro, o leite, o sumo da lima, e o iogurte, e o sal depois acrescentam-se os pedaçinhos de pepino e as folhas de hortelã até ficar tudo bem ligado.
Enche-se metade do copo com o gelo picado e deita-se o batido. Coloca-se uma folha de hortelã e serve-se.
Esta é sem dúvida uma bebida bem fresquinha para um aperitivo num jantar de verão!
by me.
9:26 da tarde | Etiquetas: Drinks, fruta | 0 Comments
Salada com melão e queijo feta
Aqui fica uma sugestão para variar, uma salada bem fresca!
Mais uma salada com sabor de verão...
Esta é uma mistura com melão, para fugir do tradicional prato de presunto com melão.
Para esta mistura é preciso:
. 1 melão pequeno . 150 gr de queijo feta ou fresco . 12 azeitonas pretas sem caroço . 1 alface . sal . pimenta . azeite . vinagre de sidra/maçã . 4 rodelas de beterraba de vinagrete
Abre-se o melão e fazem-se bolinhas com colher própria e reserva-se.
Parte-se o queijo em pequenos quadrados . Cortam-se as azeitonas ao meio. As fatias de beterraba são cortadas em pequenas tirinhas.
Numa taça coloca-se a alface já lavada e cortada em juliana grosseira, e sobre esta colocam-se os restantes ingredientes já preparados, tempera-se a gosto, com sal, pimenta, azeite e o vinagre de sidra.
Leva-se ao frio para servir bem fria. E aqui está mais uma para o verão!
by me.
1:52 da tarde | Etiquetas: salada | 6 Comments
tarte de merengue com vinagre balsâmico


merengue:
©
9:55 da tarde | Etiquetas: curso de cozinha, Doces | 5 Comments
Tarte salgada com vegetais
Esta de hoje é salgada e é das que faço literalmente a olhómetro, a medida particular e universal na cozinha que quase todos os não profissionais têm.
Como a vida na cozinha relativamente ao uso de massas frescas anda facilitada, eu nesta uso uma base para tarte de massa quebrada que compro no supermercado.
Para cortar a gordura também substituí as natas por creme de soja para culinária. Por vezes acrescento fiambre ou tirinhas de bacon cortadas finas por cima, é como disse, dias e ocasiões fazem alterar o sabor final desta tarte.
Para a confecção utilizo:
. 1 base de massa quebrada para tarte (para uma tarteira com 22 cm de diâmetro) . 7 ovos médios . 1 cenoura ralada . 1/4 de embalagem de espinafres congelados . 4 cm de alho francês parte branca picado . 1,5 dl de leite . 1,5dl de creme de soja culinária . pimenta . sal . queijo emmental ralado espalhar por cima
Lava-se e rala-se a cenoura, corta-se o alho francês em rodelas fininhas e/ou pedaçinhos mais pequenos.
Os espinafres se forem os congelados, deixam-se descongelar primeiro e escorrem-se o excesso de água, depois é só cortar miudamente.
Numa taça colocam-se os ovos inteiros, batem-se com a batedeira acrescenta-se o o leite e o creme de soja, de seguida envolvem-se os vegetais, a cenoura, os espinafres e o alho francês, tempera-se com sal e pimenta.
A forma de tarte entretanto já está com a base da massa colocada, onde se verte o preparado anterior, por cima deste recheio espalha-se o queijo ralado por cima a gosto, e leva-se ao forno a cozer cerca de 40/45 minutos a 200º até obter consistência.
Serve fria ou quente, acompanha com salada. Fácil de fazer e servir. Et voilá á la table!
by me.
12:18 da tarde | Etiquetas: massas, recheio | 2 Comments
queijo de cabra aromatizado com ervas

©
10:50 da tarde | Etiquetas: curso de cozinha, entrada | 9 Comments
Molho de iogurte e tomate
Outra alternativa para temperar!
Se comerem muitas saladas, como eu faço, ás vezes é preciso dar uma volta diferente, para variar o menu e mesmo que a base das saladas seja a mais simples e tradicional possível, a roupagem dos molhos dá-lhe sempre um novo carácter, vale a pena tentar e provar.
Para este molho é preciso:
. 1 cebola pequena . tomate cerca de 250gr . 3 colheres de chá de margarina . 1 iogurte simples magro . 2 colheres de sopa de manjericão fresco . sal . pimenta
Descasca-se e lava-se a cebola, pica-se finamente, o tomate e pelado e picado retirando as grainhas.
Numa panela derrete-se a margarina em lume brando. Acrescenta-se o tomate e a cebola picados e deixam-se cozinhar por cerca de 10 minutos, até ficar um molho mais concentrado.
Depois de arrefecer, numa taça adiciona-se ao molho concentrado o iogurte o manjericão picado e tempera-se com sal e pimenta a gosto, mistura-se bem e está pronto.
Pode ser comido com saladas frias ou legumes, peixes fumados, salada de ovos cozidos, massas...
Com um pouquinho mais de tempo na cozinha e ao lume obtém-se um molho rico, pouco gordo e muito gostoso! Bom apetite
by me.
3:11 da tarde | Etiquetas: molhos | 0 Comments
Salada de endívias com...

Uma salada para quem gostar de endívias, e se não gostarem é usar uma alface ou uma mistura de alfaces ao gosto de cada um.
E como todas as saladas como tenho dito os ingredientes descrevem-nas, assim:
. Endívias . Queijo de fatia, tipo flamengo ou outro como gouda, comté, ilha, emmental ou até um fresco . Nozes . Rabanetes . Fiambre em tirinhas . Maça grammy Smith . Sal . Pimenta . Azeite . Vinagre balsâmico
Numa taça colocar todos os ingredientes já depois de lavados e cortados, temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre a gosto.
Fácil, rápido, uma salada fresca e diferente.
by me.
2:36 da tarde | Etiquetas: salada | 1 Comments
Folhados com endívias queijo e azeitonas




Para esta entrada é necessária massa folhada, congeladas ou pré-preparadas, todas funcionam muito bem por isso temos a cozinha facilitada.
Para estes quadradinhos ou pequenos rectângulos folhados serão precisos:
. 1 pacote de massa folhada . fatias de queijo brie . 2 endívias . manteiga ou margarina 1 colher de sopa . azeitonas sem caroço q.b. . azeite . sal . pimenta
Aquece-se o forno à temperatura de assar a massa geralmente 220º, as embalagens confirmam.
Entretanto picam-se as azeitonas ou cortam-se em argolinhas e misturam-se num pouco de azeite e reservando-se.
Lavam-se as endívias depois bem enxutas retiram-se algumas folhas inteiras de fora e corta-se em juliana a parte mais tenra do bolbo.
Numa frigideira derrete-se a manteiga ou margarina e coloca-se esta juliana de endivia a amaciar um pouco de forma a torná-la mole mas não em demasiado, o lume não deve estar demasiado alto, de forma a que o legume vá largando lentamente a sua água sem se queimar ou torrar. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta moída e reserva-se.
Entretando, estende-se a massa até obter os 3mm de espessura e cortam-se pequenos quadrados ou rectângulos de massa 5x10 ou 5x5 cm, como preferirem servir.
De seguida coloca-se a juliana por cima da massa e leva-se ao forno cerca de 6 minutos.
Retira-se do forno e colocam-se folhas ou meias folhas de endívia crua, um pouco de queijo brie e leva-se ao forno novamente até o queijo derreter ligeiramente.
Retiram-se do forno colocam-se as azeitonas por cima. E está pronto para degustar!
Podem ser utilizado outros queijos, é uma questão de controlar a quantidade de sal e o tempo que necessita para derreter, por isso mil opções podem ser usadas para estas entradinhas.
Bom apetite!
by me.
1:41 da tarde | Etiquetas: entrada | 2 Comments
Compota de pêssegos
Outro fruto de verão que não dispenso!
Está na altura de fazer as compotas, doces ou gelados entre outras tantas coisas que se podem criar com este belo e aromático fruto.
Eu até com queijo fresco o como ao pequeno almoço, mas isso sou eu!
Hoje a sugestão é mesmo uma compota de pêssegos em calda muito simples de fazer, mas que sabe sempre diferente ás que se compram em frasco ou em lata e dizem melocotón...
Era um hábito, já antigo, trazer estes enlatados dos nuestros hermanos, agora já não é preciso até porque o mais provável é virem de um país com língua ou escrita bem estranha!
Assim para cerca de 1 kg de compota é preciso:
. 1 kg de Pêssegos de roer maduros mas não amassados . 250 gr Açúcar branco refinado . 1 casca de limão
Lavam-se os pêssegos e mergulham-se em água a ferver durante 1/2 hora. Escorrem-se e deixam-se arrefecer de baixo de água corrente e pelam-se.
De seguida cortam-se os pêssegos em gomos, colocam-se num tacho, deita-se o açúcar a casca do limão e uma dica antiga, 3 caroços de pêssego e deixa-se ferver tudo muito lentamente cerca de 10 minutos destapado para evaporar a água em excesso.
O tempo de cozedura da fruta depende do grau de maturação da mesma.
Retiram-se os caroços, deita-se a compota em boiões já esterilizados e guarda-se pode ser consumido num mínimo 1 mês depois.
Como esterilizar:
1 - Lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão.
2 - Mergulhar os frascos abertos em água a ferver por 10 minutos.
3 - Escorrer e levar a secar em cima de uma pano de cozinha, sem limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro.
4 - Verter o preparado ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Virar os frascos com a
Esta compota é um bom complemento para outras sobremesas, como recheio de bolos, coberturas de tartes e gelados, um sem fim de possibilidades culinárias!
Boas compotas ;)
by me.
10:07 da manhã | Etiquetas: Doces, fruta | 2 Comments
Herb-savor


Ainda não há por cá, mas pode ser encomendado por net!
by me.
4:05 da tarde | Etiquetas: utensílios | 0 Comments
Salada de rúcula com figos e presunto
Ontem deixei os figos enrolados com presunto...
Hoje complemento o prato para ser servido como salada.
Fácil basta usar Rúcula e uma vinagrete feita com vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta e servir em conjunto, tudo arrumadinho num prato.
Bom aspecto e um sabor diferente!
by me.
6:24 da tarde | Etiquetas: entrada, salada | 0 Comments
Figos com presunto
Já andam no mercado uns magníficos figos, é tempo de pô-los na mesa...
Esta é uma sugestão simples para uma entrada, mas verdade é que os figos dão para serem utilizados em muitos pratos. Por exemplo com carne de porco, pato, um recheio para vitela, foie grás, além de que casa muito bem em termos de sabor com queijos de fatia ou tipo frescos, como o nosso requeijão, o ricotta que podem servir para rechear os próprios figos.
Outra das suas particularidades é poderem ser cozinhado não para doces, compotas ou tartes mas como acompanhamento de pratos salgados ou complementados com queijos derretidos.
Não é por acaso que ele é mencionado desde a antiguidade, um fruto dos deuses!
Mas para esta simples entrada serão apenas precisos figos maduros de casca fina, eu gosto dos arroxeados porque a pele desfaz-se mais facilmente, e neste prato come-se o exterior, a mim não me faz diferença, mas podem sempre descasca-los com muito cuidado.
Assim serão precisos:
. figos . Presunto pouco gordo do tipo Parma.
Abrir os figos ao meio ou em quartos e enrolar uma tira de presunto, colocar palito.
E está pronto uma entrada... fácil mais fácil não há!
by me.
3:30 da tarde | Etiquetas: entrada | 0 Comments
Sopa de alho com mexilhões e salva
O alho é utilizado na nossa culinária do dia a dia, além do seu forte sabor e aroma ( e rasto depois de comido) tem muitas características que beneficiam o nosso organismo.
Mas hoje a sugestão é uma sopa de entrada que se come em pequenas doses.
Tem muito sabor e é deliciosamente aveludada, e nunca deixa ninguém mal impressionado apesar da base ser o alho.
Assim para esta sopa é preciso em proporção:
. 250 gr de alho fresco . 250 gr de mexilhão . 250 gr de batatas . Salva fresca, folhas . 1,25 dl de vinho branco . 3,5 dl de leite gordo . sal . pimenta . 50 ml de azeite
Descascam-se as batatas e os alhos e cortam-se, em cubos as batatas e lâminas os dentes de alho. Levam-se a alourar em azeite em lume brando.
Depois de ligeiramente alouradas acrescenta-se o vinho e o leite, deixa-se ferver em lume baixo para não verter. Depois de bem cozido tritura-se com a varinha mágica, tempera-se com sal e pimenta a gosto e reserva-se mantendo-o quente.
Entretanto cozem-se os mexilhões ao vapor para abri-los e separar das cascas, não devem ser demasiado grandes para poderem ser colocar em pequenas taças.
Pode ser utilizado miolo de mexilhão congelado, mas deve ser aquecidos mesmo em água fervente dentro da embalagem de vácuo onde vêem ou ao vapor se as embalagens forem doutro tipo.
Para servir colocar o creme de alho na taça com um mexilhão e uma folha de salva.
E já está uma entrada quente para uma noite de verão!
by me.
11:58 da manhã | Etiquetas: entrada, sopa | 2 Comments
Queijo e Pimenta Verde e Cremoso de Mostarda
Partindo da base já dada para o molho branco aqui estão mais duas variações para acrescentar a essa base, Molho de Queijo e Pimenta verde fresca e Molho cremoso de Mostarda.
Os molhos são aliados da comida principalmente quando se dá nova roupagem a sobras de comida, pois é sempre bom reciclar... O ambiente agradece e o bolso também. Uma das minhas filosofias é não deitar fora, mas sim transformar.
Estes molhos partem de uma base de molho branco.
Molho de Queijo e Pimenta Verde:
. molho branco (quantidade da receita) . 60 gr de queijo Cheddar ralado . 1 colher de chá de mostarda . Grão de pimenta verde fresca q.b.
Depois de preparado o molho branco e antes de temperar com sal e pimenta, junta-se o queijo ralado e logo de seguida a mostarda, mexe-se e deixa-se arrefecer um pouco junta-se a pimenta fresca e por último rectificam-se os temperos de sal, pode sempre acrescentar pimenta moída, se forem como eu e gostarem de pimenta.
Colocam-se numa molheira ou taça e deitam-se alguns grãos de pimenta verde fresca.
A pimenta em grão fresca existe no mercado em frascos pequenos, tipo pickles, é fácil de encontrar, por ser fresca é mais uma baga do que um grão rijo de pimenta, por isso se utiliza o grão inteiro.
Pode ser utilizado outro tipo de queijo, conferindo assim um carácter diferente a cada molho de queijo que se prepare, com ou sem a pimenta porque isto da cozinha funciona ao gosto e ás vezes aquilo que se tem ao pé ou à mão.
Molho cremoso de Mostarda:
. Uma base de molho branco . 1 gema de ovo . 3 colheres de chá mostarda em grão . 3 colheres de chá de mostarda de Dijon . 1 dl de creme fraiche . sal . Pimenta em pó
Depois do molho branco mistura-se bem as mostardas, tempera-se cm sal e pimenta a gosto e acrescenta-se a gema que deve cozinhar levemente só para dar corpo, se voltar ao lume tem de ser muito brando para não talhar. por último o creme fraiche.
Coloca-se em taça e deitam-se alguns grãos de mostarda por cima.
Estes molhos casam com muitos tipos de comidas, por exemplo:
O molho de mostarda acompanha muito bem , o peixe, presunto, bacon grelhado, carnes brancas ou vermelhas, legumes cozidos ou em saladas, pratos com base de queijo;
O molho de queijo e pimenta pode servir como complemento a peixe, aves, presunto, saladas, legumes cozidos, massas, pratos á base de ovos... é um sem fim de coisas.
Bons pratos e aperitivos!
by me.
3:02 da tarde | Etiquetas: molhos | 2 Comments
Salada de frango com maça e nozes
Continuando no universo das saladas...
Esta tem como base a couve lombarda cortada em juliana que se come crua. Nem toda a gente gosta ou tem uma ideia preconcebida que só se come cozinhada.
De qualquer forma em cru ou simplesmente salteada em azeite e alho numa frigideira é sempre uma boa opção para deixar uma salada preparada, desde que se deixe cozinhar "al dente", é bom ter alguma consistência e não ser uma papa de couve mole tipo choucroutte.
Para esta salada é preciso:
. Frango cozido ou assado (dá para aproveitar sobras) . Nozes . Maça fuji ou outra . Couve lombarda cortada em juliana . Sal . Pimenta . Azeite . Vinagre
Opção ao molho vinagrete simples, o molho de iogurte com cebolinho.
A base é a couve lombarda, mas se preferirem podem sempre substituir por alfaces, fica só uma sugestão diferente até porque não é muito nosso hábito comer couves cruas.
E como todas as saladas os ingredientes descrevem-nas, por isso está feita é só olhar para a imagem e reproduzir!
by me.
3:06 da tarde | | 0 Comments
Mousse de maça com canela
Uma mousse de fruta!
Eu como muitos tipos de maça mas a reineta faz-me lembrar a infância, porque em casa da minha bisavó ela tinha sempre estas maças e lá ia roendo e assim ficou o gosto para sempre.
São óptimas para o puré que acompanha as carnes, faço-o muitas vezes cá por casa porque já passei esse gosto de comerem carne com maça.
Mas este puré é uma sobremesa e para a fazer precisamos de:
. 1kg de maças reinetas . 1 limão (só sumo) . 150gr de açúcar . 1 pau de canela . 50 gr de manteiga . 2dl de nata . 1 iogurte natural . 3 gemas de ovos . 1 colher de café de canela em pó
Depois de descascar as maças cortam-se em meias luas e retiram-se as pevides. Regam-se com sumo de limão para não oxidarem. Levam-se ao lume brando juntamento com o pau de canela e a manteiga.
Tapa-se o tacho e deixa-se cozer lentamente. Retira-se do lume depois de prontas e reduz-se a puré com a varinha mágica.
Adiciona-se a nata batida com o iogurte e as gemas gemas de ovo.
Leva-se novamente ao lume brando ou em banho maria para engrossar sem deixar talhar os ovos.
Depois de pronto verte-se em taças individuais ou uma taça grande e polvilha-se com canela em pó.
Leva-se ao frio, passado umas duas horas já está, uma sobremesa de fruta!
Por vezes faço sem a canela e fica igualmente bom e toda a gente pequena gosta ;)
by me.
4:49 da tarde | Etiquetas: Doces, fruta | 6 Comments
Posta de salmão com molho de alcaparras
Ontem deixei o molho hoje fica o prato!
Apenas mais uma sugestão, Posta de Salmão com molho de alcaparras.
Cozido ao vapor, simplesmente temperada com sal.
Ou grelhado e regado com sumo de limão.
Depois de cozinhada é regar com o molho e já está, se quiserem podem acrescentar estragão fresco picado ou salsa, ligam muito bem com este peixe.
A versão pode ser usada com uma infinidade de peixes, é só experimentar!
Acompanhada de legumes cozidos ou salada fria e o molho de alcaparras.
Bom apetite!
by me.
1:34 da tarde | Etiquetas: peixe | 5 Comments
Molho de alcaparras
A base é feita com o molho branco, vou começar por ele então.
Para o molho branco em proporção :
. 25 gr de margarina . 25 gr de farinha . 2,5 -3 dl de leite . sal . pimenta
Em lume brando derrete-se a margarina de seguida deita-se a farinha mistura-se bem. Acrescenta-se aos poucos o leite préviamente aquecido, mexendo sempre com as varas, até engrossar, retira-se do lume.
Para o molho de alcaparras:
. alcaparras em frasco 2 colheres de sopa . 2 colheres do vinagre da conserva ou de sumo de limão
Junta-se duas colheres de sopa de alcaparras e a colheres de sopa do vinagre do frasco ou se preferirem sumo de limão.
Reaquece-se suavemente antes de servir.
Este molho pode ser usado em inúmeras coisas, salmão grelhado, peixe cozido ao vapor, carnes grelhadas ou assadas, massas, em vegetais cozidos ou saladas...
Fica o uso ao gosto de cada um, mas é mesmo muito versátil, eu vou sugerindo por aqui!...
by me.
12:10 da tarde | Etiquetas: molhos | 0 Comments













