tarte de tomate assado



ingredientes:
massa:
200g farinha
1 ovo
25g banha
75g manteiga

recheio:
10 a 12 tomates [dos bons...]
4 pés de tomilho fresco
1 colher de sopa de mostarda dijon
3 colheres de sopa de natas
azeite, qb

rúcula e parmesão laminado para enfeitar

preparação:
num recipiente amasse a farinha com a manteiga, previamente amolecida, e com a banha até adquirir uma textura de migalhas de pão. incorpore o ovo batido e amasse até obter uma bola. continue a amassar numa superfície levemente enfarinhada até ficar homogénea e lisa. envolva em película aderente e coloque no frigorífico durante 30 minutos.
aqueça o forno a 190º.
estenda a massa e fore uma forma de tarte de fundo amovível. bata as natas com a mostarda e espalhe sobre a base da massa. corte o tomate às rodelas e disponha-os na forma em forma de leque. tempere com sal e pimenta e polvilhe com o tomilho.
leve ao forno durante 40 minutos [+ -]
coloque numa travessa redonda, grande, e disponha a rúcula e as lascas de parmesão em volta da tarte. salpique com azeite e com vinagre balsâmico.
enjoy...

Gelado caseiro

Mais um pedido infantil, que tira as receitas antigas do baú.

Provavelmente a receita original já foi modificada pelo tempo, mas na década de 90 lembro-me de comer 'esta' sobremesa em vários jantares em casa de amigos.

Uma sobremesa 'fast food 'como costumo dizer, sem contar com o tempo de congelar antes de poder ser servida, mas cá por casa por vezes basta a mousse meia gelada... muito gulosos, além de mim claro :)

A receita desta imagem foi feita com:

. 150 gr de bolachas com cobertura de chocolate (usei supremas de chocolate Pingo Doce) . 1/2 lata de leite condensado magro . 3 dl de nata batida . 1 tirinha de tablete de chocolate amargo derretido com um pouco de leite

Cortam-se as bolachas em laminas ou pedaços pequenos, reservam-se.

Batem-se as natas até ficarem com alguma consistência. Junta-se o leite condensado envolvendo bem, de seguida acrescentam-se as bolachas partidas e por último, o chocolate derretido já arrefecido, sem grande preocupação de ficar bem misturado, eu gosto até de marmorear a mistura, por exemplo.

Coloca-se numa taça, forma de bolo inglês forrada com película aderente ou ûma caixa plástica e leva-se ao congelador.

Retira-se um pouco antes de servir, para facilitar a vida e conseguir fazer bolas de gelado, ou cortam-se em fatias, como preferirem.

Eu servi com morangos laminados, um pouco da bolacha de chocolate e chocolate ralado.

Uma sobremesa fresca, muito fácil e já agora revigorante!

by me. 3349

Festa do Alvarinho e do Fumeiro

Para quem andar por essas bandas, a Festa começa dia 30 de Abril, está quase.
Uma coisa é garantida os fumeiros são excelentes e o Alvarinho acompanha muito bem, é possível degustar outros magníficos produtos da região, como a broa, o mel, os enchidos, etc
Para além deste cariz gastronómico, com as respectivas jornadas gastronómicas, as tasquinhas, o concurso para a eleição dos melhores produtos locais, desenvolvem-se outras actividades em paralelo como o BTT, Rafting, Cart Cross, Atletismo-milha urbana.

(ver programa aqui)
by me. 3226

Flores no prato

Primavera, as flores... e nesta cozinha também!

Já algum tempo que se vêem muitas vezes flores a completarem pratos, muito usual na chamada comjda gourmet.
Também já é possível adquirir conjuntos de flores próprias para este efeito, vendem-se em pequenas paletes.

Assim para quem quiser saber, deixo uma pequena lista para utilizar flores na cozinha.

Herbário:


Rosa
De sabor doce, é usada para aromatizar sobremesas ou ornamentar saladas

Calêndula
Ligeiramente amarga, pode ser usada em vez de açafrão

Borragem
Diz-se que sabe a pepino, mas há quem encontre reminiscências de frutos secos

Alteia
É usada em saladas

Crisântemo
As suas pétalas são ligeiramente apimentadas

Cosmo
Bom para usar em saladas

Cravo
Tem um sabor semelhante ao cravinho

Tagete Lucida
Sabe fortemente a estragão, daí também ser chamada estragão do México

Chaga
Usa-se em saladas, de sabor apimentado lembra o agrião

Amor-perfeito
Adocicado, tanto fica bem em sobremesas como em saladas

Madressilva
Sabor doce, a mel

Para florir qualquer sabor e até complementá-lo, como se de uma especiaria se tratasse.

by me.

Serralves, a copo e a prato

JANTARES VÍNICOS em Serralves a partir de 29 de Abril.

Jantar SYMINGTON, dia 29, conta com Prova de Vinhos e um Menú Especial, com um enólogo convidado como é habitual nestes encontros.

40€ jantar por pessoa vinho incluído, parece-me a mim que não vão sobrar lugares. 'Prós' amigos do museu 10% de desconto no menu.

Reservas: 22 6170355 ou restaurante.serralves@qrm.pt

Doce Pijama

Pois a fechar a Páscoa...os doces que foram à mesa:

. Cheesecake de frutos silvestres aqui*

. Cheesecake de Limão, base idêntica à anterior, a cobertura o Lemon curd aqui*

. Bolo de amêndoa com cobertura de chantilly e Praliné aqui*

. Mousse de chocolate negro com crocante de chocolate e nata batida

As três primeiras estão aqui, já fazem parte das receitas deste blog, só me falta publicar a mousse negra de chocolate amargo.

Como alguém me disse; Ui tantas calorias aos pulos!

by me.

Easter feast

Em modo doce/salgado, uma entrada fácil de fazer...

Foi o primeiro post que fiz neste Blog, e que lhe chamei "Pétalas de Filó" , isto foi só no outro dia... Dezembro de 2008 (ver aqui).

A variante da receita com esta fotografia, é que em vez de massa Filó usei folhas de massa de Brick, existem as duas à venda e o resultado é igualmente bom.

Simplesmente são precisas:

. folhas de Brick (uma por pessoa) pinceladas com um pouco de manteiga derretida.

Recheadas com:

. queijo de cabra ralado (utilizei um Palhais em rolo) . mel . nozes cortadas e raladas
Tudo isto colocado a gosto, acentuando o doce ou o salgado, conforme se preferir.

Levam-se as folhas de Brick já recheadas ao forno médio 180º/ 200º, até a massa estar crocante, dentro de uma base que lhe sustentam a forma, como por exemplo taças de grés ou folha de alumínio o que houver que ajude a enformar.

Retiram-se do forno deixa-se arrefecer um pouco, desenformam-se cuidadosamente e colocam-se no prato de servir.

Servem-se quentes, e se tiveram de esperar até serem servidas, basta colocar um pouco no microondas para reaquecerem, sem grandes preocupações, o que permite preparar com alguma antecedência.

Eu costumo pingar a massa com mel antes de levar ao forno, daí as linhas em tons acastanhado na massa.
No prato, ralo noz por cima e neste caso coloquei alface roxa e verde do tipo folha de carvalho e um pouco de alecrim.

E assim foi a entrada na Páscoa.

by me.

Tostas de amêndoa

Podiam ser bolachas, mas chamei-as tostas, servem para doces ou salgados, ficam tão bem com um gelado, com um queijo ou apenas para se comerem sozinhas, são crocantes e muito saborosas, mais uma escolha para usar as amêndoas.

Ingredientes:
. 115g de manteiga, com ou sem sal, em cubos . 300g de açúcar mascavado . 1/2 colher de chá de canela em pó . 80ml de água . 325g de farinha . 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio . 85g de miolo de amêndoas sem pele picadas

Derrete-se a manteiga com o açúcar, a água e a canela numa panela pequena em lume muito baixo sem deixar ferver, apenas até que o açúcar esteja misturada.

Retira-se do lume acrescentam-se, a farinha, o bicabornato de sódio e as amêndoas de modo a estarem bem envolvidos, deixa-se arrefecer.

Forra-se uma forma de bolo inglês com película transparente e coloca-se a massa dentro, tapa-se com película e pressionando-a bem para que não fiquem bolhas de ar, leva-se ao frio até ficar uma massa rígida.

Retira-se a massa da forma, e com uma faca bem afiada cortam-se fatias o mais fino possível em rectângulos, quanto mais fino forem mais estaladiças e delicadas ficam depois de assadas.
Aquece-se o forno baixo, 160º e levam-se assar as fatias de massa cortada sobre folha de papel vegetal, esta forma de as levar ao forno torna-as ainda mais crocantes, devem estar afastadas um pouco umas das outras.

Devem cozer até adquirir um tom acastanhado, o que pode demorar entre 10 a 15 minutos ou mais depende da espessura do corte da massa.

Devem ser viradas a meio de modo que dourem de ambos os lados.

E já está, umas tostas "melba" de amêndoa!
Com doce ou salgado são um sucesso.

by me.

Delicia de laranja

Mais um bolo fim de semana, dos simples, um revivalismo!

E porque a minha amiga S. anda dedicada adoçar a família, o que ela se lembrou de fazer hoje, este bolo de laranja muito semelhante ao que eu fazia ainda na minha pré-adolescência... há meia dúzias de dias a bem dizer!
Se eu fazia, meio mundo deve tê-lo feito, mas mesmo assim deixo-o para que conste aqui em acta oficial e virtual.

Para a delicia:
. 150 gr de manteiga . 150 gr de açúcar . 150 gr de farinha já com fermento . 3 ovos . 3+1 laranja

Bate-se o açúcar com a manteiga.
Junta-se o sumo e a raspa de 2 laranjas e mexe-se.
Acrescentam-se os ovos inteiros um a um, por último a farinha.

Verte-se numa forma untada, leva-se ao forno médio/brando, a 210º/180 durante 25min.

Quando o bolo estiver frio, rega-se com uma calda de açúcar com o sumo da outra laranja.


Calda açúcar com laranja:
. açúcar + água Q.B. . sumo de 1 laranja.
Faz-se um ponto leve de açúcar, deixa-se arrefecer um pouco e acrescenta-se o sumo da laranja.

Um bolo simples, à moda antiga, ao jeito e sabor dos lanche em casa das avós... Foi assim servido, ouro da laranja sobre o azul do prato :)

from S.
by me.

Bolo de cenoura ralada

Um bolinho Zá-Trás-Pás, e já está feito.

Não há tempo para cozinhar... para este não é desculpa! Tão simples que até custa escrever :)
Um perfeito bolo caseiro, bem sei que é mais barato ir à padaria de qualquer supermercado e trazer qualquer coisa, mas nesse gesto perde-se o hábito de passar receitas e o gosto por cozinhar em casa, assim como o prazer de se poder comer algo que se fez com a própria mão.
Uma forma de partilha que deve passar o mais possível ás gerações futuras.

Este cenourinha, leva:

. 1 a 2 chávenas de cenoura ralada (se o quiserem com mais cenoura ponham as 2 chávenas) . 1 chávena de óleo . 4 ovos inteiros . 2 chávenas de açúcar . 2 chávenas de farinha . açúcar em pó para polvilhar q.b.

Agora preparação, Multi-Robot de cozinha ou liquidificador de copo grande, tudo lá para dentro até obter um creme homogéneo.

Verter numa forma de bolo, untada e polvilhada de farinha.

Levar ao forno já aquecido a 210 º, durante 35-40 minutos.

Deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó a gosto.


Uma receita com direito a fatia, que me foi dada pela minha amiga S. e que apesar dos três filhos, morar fora da cidade, não lhe sobrando tempos extras, ainda assim fica-lhe sempre a boa vontade para cozinhar para a pequenada. A true big mom :)
From S.
by me.

Bolo de amêndoa e amêndoas

Mais uma forma de comer as amêndoas um bolo muito simples de fazer e com sucesso garantido...

E o que eu gosto de amêndoas... será que elas gostam de mim? Isso agora não interessa nada.

Lembrei-me ainda da altura que se bebiam amêndoas amargas, hábitos de uma época, nem sei se conseguiria beber uma agora, mesmo que fresquinha, como era o costume há uns anos, melhor nem dizer quantos senão assusto-me!

Voltando ao bolo, uma das suas vantagens é o de se poder fazer rapidamente e deixar a cozer enquanto se desfruta um jantar.
O ambiente lá se vai perfumando aguçando o gosto e a curiosidade para a prova, e assim em quanto se termina o prato principal do jantar entre convivas, voilá, de repente uma sobremesa fantástica acabadissima de fazer e ainda quente.

Para este bolo os ingredientes são:
massa:
. 3/4 chávena de manteiga . 1+1/2 chávena de açúcar . 2 ovos inteiros . Sal 1/2 colher de café . 1 pitada de baunilha em pó . 1 +1/2 colher de chá de extracto de amêndoa . 1 +1/2 chávena de farinha

cobertura:
. 1 colher de sopa de açúcar em pó ou refinado . 3/4 chávena de amêndoas cortadas em laminas com pele

Pré-aquece-se o forno a 180º graus e entretanto prepara-se a massa.

Numa tigela e mistura-se o açúcar com a manteiga já derretida, envolvem-se bem.
De seguida adicionam-se os ovos inteiros um a um e bate-se tudo, de modo a ficar uma massa bem cremosa e homogénea.
Acrescentam-se os restantes ingredientes na massa, o sal, as baunilhas, a farinha, misturando-as bem.

Unta-se uma forma redonda de aro amovível, porque o bolo não se pode virar para desenformar.
Depois de colocar a massa do bolo na forma, espalham-se as amêndoas laminadas por e com pele por cima e polvilha-se com o açúcar em pó ou branco refinado, como preferirem ou o que esteja por perto.

Leva tudo ao forno a assar, cerca de 40 minutos.
Deixa-se arrefecer um pouco, retira-se o aro.

Serve-se quente, ou frio.
Numa versão maxi...diria, com uma generosa bola de gelado de baunilha e uma folhinha de hortelã.
Já que se trata de um bolo denso que inclusive, não cresce muito.

Uma outra sugestão, feita com amêndoas, as eternas rainhas da Páscoa!

by me.

Olho no Pé


Uma sugestão um Douro Branco, Grande Reserva 2008, com nome engraçado e estranho, mas a fixar.
Um vinho bem encorpado, com aroma magnifico, uma boca persistente, feito com a predominância das castas Viosinho, Rabigato e Gouveio, isto à parte do seu elevado grau alcoólico diria típico de um tinto, 14,5% o seu preço no mercado ronda os 8 euros.

Serviu para acompanhar umas lulas com alho francês e muito bem, mas suporta qualquer prato.

by me.

Feira do Queijo da Serra

Denominada "Feira do Queijo de Oliveira do Hospital", com o tema este ano "Excelência na origem" , vai começar no próximo sábado dia 20 de Março.
Para quem possa ir, além do queijo, outros produtos da região estarão ao dispor nesta feira, pode-se provar antes de comprar o que é sempre muito apelativo.

Por mero acaso um local que me é familiar, fez parte da minha infância, onde a minha bisavó Violante fazia, como dizia eu na altura, queijos mal cheirosos...
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades e reeduca-se o gosto, assim se me o puserem à frente, já não digo nada mal do seu aroma...e fica tão bem com um copo de vinho tinto Douro ou Dão bem encorpado.
by me.

Arroz cremoso de espinafres e cogumelos

Voltando ao sabor dos bosques, do outono ou de inverno, um arroz bem cremoso e suculento.
Come-se sozinho ou acompanhar um prato de carne ou peixe.

Para este arroz usa-se um arroz tipo carolino, bomba, ou qualquer um dos italianos próprios para risotto, ver Post anterior sobre arrozes e é só escolher

Para esta receita:

. 200gr de arroz . 250 gr de espinafres frescos . 150 gr de cogumelos frescos (setas, boletos ou outros ao vosso gosto) . 7,5 dl de caldo de legumes . 1 cebola pequena . 2 dentes de alho . 15 gr de manteiga . 2,5 dl de vinho branco seco . 25 gr de queijo parmesão ralado . tomilho fresco q.b. . sal e pimenta preta moída na hora q.b.

Começa-se por fazer um caldo de legumes, caseiro ou mesmo de compra, na correria dos dias de hoje ou tenho porque está feito ou um caldo em pacotinho, o famoso caldo de legumes Knorr, serve na perfeição.

Lavam-se as folhas dos espinafres, escaldam-se no caldo de legumes já preparado e ainda quente. Escorrem-se e picam-se miudamente e reservam-se.

Lavam-se os cogumelos e cortam-se em pequenos pedaços, põe-se a refogar numa frigideira num pouco de azeite em lume forte temperados com um pouco de sal. Retiram-se os cogumelos do lume e reservam-se.

Entretanto picam-se os alhos, a cebola e leva-se a refogar em lume brando, quando a cebola estiver macia e um pouco dourada, verte-se o vinho branco e deixa-se evaporar. De seguida acrescenta-se o arroz e deixa-se tostar um pouco em lume brando.

Rega-se com o caldo de legumes quente e deixa-se levantar fervura, adicionando o líquido aos poucos sem nunca deixar secar demasiado e mexendo o arroz com alguma frequência.

A cerca de metade do tempo que o arroz leva a ficar pronto, entre os 15 a 25 minutos (depende do tipo de grão de arroz), acrescentam-se os espinafres e os cogumelos reservados.

Quando estiver quase, quase pronto, desliga-se o lume, rectificam-se os temperos, junta-se a pimenta e logo de seguida envolve-se a manteiga.
Por último, mesmo na hora de servir o queijo ralado, misturando bem todos os sabores e de modo a criar um creme suculento.

Serve-se de imediato, bem quente, como já mencionei acompanhar uma carne ou uma posta de peixe ou apenas como um prato de arroz vegetariano.

Podem ser acrescentados frutos secos, como nozes ou amêndoas torradas e outros legumes, por vezes coloco alho francês, por ser uma combinação perfeita com o sabor dos cogumelos e dos espinafres.

Um arroz com sabores de inverno... para Março, enquanto não entramos de verdade na primavera e ainda está frio!

by me.

Bolo de amêndoa e chila

Este bolo conventual foi-me posto à frente, em jeito de pecado absoluto, por uma amiga alentejana, da famosa terra de Cuba e cujo cão se chama e muito bem Fidel... pois sentido de humor também não falta lá por casa.

E para recriar esta bombástica mas deliciosa sobremesa para a Páscoa ou outros dias:

. 500 g de amêndoa moída com pele . 450 g de açúcar amarelo . 7 ovos inteiros . 5 gemas . 250 g de doce de chila . raspa de um limão grande

Deitam-se numa tigela os ovos e as gemas com o açúcar, bate-se muito bem até obter uma massa fofa.
De seguida junta-se a chila, a amêndoa moída e a raspa do limão.

Envolve-se tudo muito bem e verte-se numa forma untada e forrada com papel vegetal também untado.

Leva-se a cozer a forno moderado a 180ºC cerca de45 minutos.

Desenforma-se e deixa-se arrefecer pode ser de polvilhado com açúcar em pó ou na sua versão conventual colocam-se fios de ovos.

Bombásticamente doce, sim... mas muito boa! :)

by me.

Salada de pêras com roquefort e nozes

Mais uma salada...e como sempre digo os ingredientes dizem tudo.

Basta usarmos mais daquilo que preferimos e fica tudo diferente da receita, mas também quem quer levar as receitas muito a sério, eu não as levo :)

Salada:
. 2 endívias ou alface ou uma mistura de folhas frescas Q.B. . miolo de noz cortado . 2 pêras williams . queijo Roquefort Q.B.

Vinagrete com mostarda:
. 1 colher de chá de mostarda . 2 colheres de sopa de vinagre de cidra . 4 colheres de azeite . sal e pimenta moída na hora

Começa-se por preparar a vinagrete, misturando bem todos os ingredientes, reserva-se no frio.

Para a salada, a simples e fast food de sempre, lavam-se as folhas das endívias ou alfaces, escorrem-se bem.
Cortam-se as pêras em laminas verticais, depois de terem sido lavadas, eu deixo a casca porque ajuda a manter a pêra mais inteira e porque geralmente uso pêra williams que tem uma pele fina, fica ao critério de cada um.
Esfarela-se o queijo em pedaços pequenos.
Cortam-se as nozes grosseiramente.

Numa travessa colocam-se as folhas verdes escolhidas, as laminas de pêra, as nozes e o queijo, tempera-se a gosto com a vinagrete de mostarda.

Et voilá...très facile très rapide!

by me.

Chocolate

Tenta-vos... No sítio do costume! (a espreitar)

Bolo para um aniversário

Mais um aniversário cá por casa... mais um bolo a pedido da minha pequena aniversariante!

Desta vez não quis chocolate, assim sabor a calor!

Foi feito com:

Base:
Pão-de- D'água , ver receita.

Recheio e Cobertura:
. 2 pacotes de natas . 250gr de queijo mascarpone . 6 colheres de açúcar . 1 colher de café de açúcar baunilhado . duas colheres de sopa de Rum ou outra bebida . 600gr de morangos

Para fazer o creme, batem-se as natas que não precisam de ficar muito espessas com 4 colheres do açúcar ou mais se preferirem mais doce e reservam-se.

Noutra taça bate-se o queijo mascarpone com os restantes açúcares, o refinado e o baunilhado acrescenta-se o Rum, de modo a envolver tudo uniformemente.
De seguida envolvem-se as natas e leva-se ao frio enquanto se preparam os morangos.

Para o recheio corta-se metade da quantidade dos morangos, cerca de 300gr aos pedaçinhos pequenos onde acrescentei açúcar, apenas uma colher extra para criar suco doce.

Depois envolve-se cerca de metade do creme nos morangos partidos e recheei-a-se o bolo, que entretanto está completamente frio e cortado em duas metades.

De seguida, coloca-se a outra metade de bolo por cima, barra-se com o restante creme e colocam-se os morangos cortados em laminas por cima, eu fiz conforme a fotografia.

Deixa-se no frio até à hora de servir...

E lá foram mais uns parabéns, os 11 da minha Pipoca!

by me.

bolachas de laranja



ingredientes
250g de açúcar glacé
100g de amêndoas picadas
100g de farinha
100g de manteiga
50g de sumo de laranja

misturar todos os ingredientes. colocar em pequenas bolinhas, feitas com duas colheres de café, bastante separadas, num tabuleiro e levar ao forno a 180º durante 10 minutos. deixar esfriar antes de servir em cima de papel absorvente.
são maravilhosas, estaladiças, viciantes.....

Arrozes...

Diz me que arroz gostas dir-te-ei para o que é, podia ser o título mais composto.

De grão em grão ou apenas para dar arroz ao blog...ou para saber o que escolher, claro tudo isto é subjectivo ou não fosse a cozinha o espelho de cada um dos nossos gostos!

Existem no mercado variadíssimas escolhas por isso deixo aqui muito sucintamente e como dica as características de alguns.

Integral
Uma película preserva seus nutrientes, tem um sabor rústico. Para a sua cozedura, ele pede mais água que o arroz branco.

Arbóreo
Italiano, é arredondado, grosso e branco. Ideal para risotos, tem uma cozedura mais rápida que os outros italianos.

Japonês
Um arroz de grãos menores, o Koshihikarié é o mais indicado para um sushi perfeito.

Basmati
Arroz indiano de grãos longos e com sabor delicado, que lembra ervas e especiarias, deve ser feito apenas com uma cozedura simples de água e sal um dos meus preferidos, sem dúvida.

Bomba
Arroz espanhol de grão curto, rico em amido, usado nas paellas, mas também bom para preparar risoto ou arroz doce.(primo do carolino) e demais o nome.

Branco
O agulha ou carolino é o arroz do dia-a-dia. O agulha tem grãos alongado e inteiro, e o tipo carolino depois de cozidos ficam pastosos e colante, evidenciando uma aderência natural entre eles sendo, portanto, os mais adequados na preparação de um arroz cremoso e suave, também o mais barato.

Carnaroli
Um outro italiano, deixa o risoto mais al dente, já que os seus grãos são ligeiramente mais compridos que os outros italianos.

Jasmim
De grão longo, esse arroz é típico tailandês, muito perfumado e saboroso como o basmati, as suas característica acentuam-se quando cozido em vapor.

Vialone Nano
Mais um italiano que tem mais amido que seus compatriotas, assim como o tipo roma, fica bem em risotos e minestrones.

Preto
Um arroz que teve origem na China, com gosto que evoca pinhão e castanha. Vai muito bem em paellas, risotos, saladas.

Selvagem
Apesar de ser nome de arroz, é uma erva, tem um sabor amendoado e vai bem em saladas ou com uma mistura de arroz basmati, o que se vê frequentemente nas prateleiras dos supermercados.

Dêm-lhe o arroz...ás vezes bem apetece!!!

by me.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin