Creme aveludado de Fava
Nem toda a gente gosta... há quem diga que é comer de burro... bem pertenço aos pouco inteligentes nesse caso e não me ralo nada!!! :)
Para este creme de favas bem verdinho é preciso :
. 500gr de fava já descascada e cozida (ou congeladas quando não for época) . 1 cebola média . 100gr de alho frances . 1 dente de alho . 2 batatas . iogurte natural ou créme fraiche ou nata . azeite . sal . pimenta moída na hora
(presunto torrado/bacon grelhado em pedaçinhos/croutons ou pão torrado/coentros para empratar)
Descasca-se e pica-se a cebola em pedaço pequenos leva-se a lume brando juntamente com o alho francês cortado em rodelas e o dente de alho partido num pouco de azeite .
Deixa-se estufar com a tampa até ficarem amolecidos .
Acrescentam-se as batatas cortadas em cubos e deixa-se suar mais um pouco.
Deitam-se as favas sem pele (um luxo de gourmet, não obrigatório mas faz toda a diferença) tempera-se com sal. Deita-se água de cozer as favas de modo a ficar tudo submerso, deixa-se cozer bem, lentamente.
Tritura-se tudo com a varinha mágica ou multi-robot de cozinha até obter puré bem cremoso.
Rectifica-se o sal e acrescenta-se pimenta a gosto.
No prato de servir coloca-se o creme de fava, um pouco do iogurte ou as outras opções, um pouco de coentros picadinhos ee se quiserem pedaçinhos de bacon grelhados ou fatia de presunto torrado no forno, ou pequenos pedaçinhos de pão torrado.
Bom apetite!
by me. 5959
7:08 da tarde | Etiquetas: sopa, vegetais | 1 Comments
Creme de cenoura com genbibre e aipo
Continuando a tomar conta das calorias!!!
Por isso mesmo, além das muitas saladas que vou fazendo continuam as sopinhas para alternar já que também elas são libertadoras daquelas coisas que insistem em agarrar-se a nós... Nem sempre o Fairy é viável na limpeza das gorduras :D
Esta é mais uma sopa zá-trás-pás...good fast food!
. 4 cenouras médias . 1 talo de aipo sem folhas só parte branca . 1 cebola média . 1 colher de café de gengibre ralado . azeite, noz moscada, pimenta e sal a gosto
Lavar os ingredientes cortar em pedaços colocar tudo a cozer.
Passar a varinha mágica até obter creme espesso, temperar a gosto e servir.
Umas folhinhas de aipo e pimenta moída ou apenas noz moscada no prato e já está!
by me. 5333
10:28 da manhã | Etiquetas: sopa, vegetais | 0 Comments
Margaritas
Como me apetecia calor... o que me fui lembrar. É assim sabor a México, para mim :)
. Tequila 1/4 de chávena . Triple Sec ou Cointreau 1 a 2 colheres de sopa . sumo de limão ou lima 3 colheres de sopa . açúcar 2 colheres de sopa bem cheias . fatia ou tira de limão ou lima para colocar no copo . sal ou açúcar para colocar no topo do copo . cubos de gelo q.b.
Espalha-se o sal ou açúcar, como preferirem num prato, molha-se o rebordo do copo com o limão e passa-se pelo prato e reserva-se.
Para preparar a margarita, juntam-se os ingredientes todos num Shaker, pela seguinte ordem:
Shaker ou noutro recipiente fechado que dê para agitar, ao estilo do vodka martini James Bond - Shaken, not stirred.
1º sumo do limão e o açúcar até dissolver
2º acrescentar Cointreau e a Tequila e cubos de gelo agitar bem
3º Despejar no copo e acrescentar cubos de gelo
Tchim tchim, for hot summers days or nights :)
by me. 4582
10:40 da manhã | Etiquetas: Drinks | 6 Comments
Embrulho em folha de brick com miolo de Vieira e legumes salteados
Em jeito de crepe chinês decidi dar largas à imaginação e saiu-me uma entrada bem agradável, para quem goste destes crustáceos, um dos meus preferidos sabores de mar.
Não tirei fotografia infelizmente, mas vou tentar descrever o melhor possível.
Aqui as quantidades são dadas pelo número de embrulhinhos que se queiram preparar, eu fiz quatro entradas, que vão servir como referência.
Utilizei miolo de vieira congelado, pois os frescos não estão assim tão acessíveis, mas serviu para lhe dar o sabor de mar que pretendia.
Para esta entrada:
. f olhas de Brick 1 por dose . 3 chávenas de couve lombarda cortada em juliana fina . 1 cenoura grande ralada . 1/2 chávena de alho francês cortado ou picado muito fino . miolo de vieira . salsa picada . molho de soja . margarina q.b . azeite q.b. . 2 colheres de sopa de creme de aveia ou crème fraîche . sal . pimenta . pasta de Wasabi 1/2 colher de café
Descongelam-se as vieiras, aquece-se um pouco de margarina numa frigideira, acrescenta-se umas tirinhas de alho francês, cerca de uma colher de sopa para dar-lhe aroma e coram-se os crustáceos, o que não leva mais de 2 a 3 minutos de cada lado, o lume deve estar médio para que não esturriquem. Depois de corados reservam-se fora da frigideira para que não continuem a cozinhar.
Noutra frigideira aquece-se um pouco de azeite e uma colher de chá de margarina, deitam-se os legumes, a couve, a cenoura e o alho francês e deixa-se cozinhar até ficar amolecidos mas com alguma textura "al dente".
De seguida acrescentam-se os temperos a gosto, o sal, o molho de soja, pimenta, o creme de aveia, por último a salsa picada e a pasta Wasabi que pode ser diluída num pouco de creme de aveia ou crème fraîche ou até água.
Envolve-se tudo muito bem.
A montagem dos embrulhinhos; pincelam-se as folhas de Brick com um pouco de manteiga derretida, coloca-se um pouco dos legumes salteados, o miolo de vieira (1 por dose) fecham-se dobrando em quatro e colocando as dobras voltadas para baixo de maneira que não se abram quando estiverem no forno.
Estico uma folha de alumínio, coloco os embrulhos em cima, pincelo com um pouco de manteiga derretida e levo ao forno, podem usar tabuleiro, mas assim poupo uma louça suja.
Eu coloco assar no forno conforme as instruções de preparação indicadas na embalagem das folhas de brick, mas até ganhar algum tom de dourado é o suficiente e rápido não deixar sem vigia enquanto assa.
Servem-se os embrulhos quentes, com uma folha de alface ou um resto dos legumes salteados.
Há dias que se cria, há outros que se inventa e lá saem umas entradas que se comem!
by me. 4210
1:33 da tarde | Etiquetas: crustáceos, entrada, vegetais | 0 Comments
tarte de tomate assado
6:08 da tarde | Etiquetas: curso de cozinha, entrada | 4 Comments
Gelado caseiro
Mais um pedido infantil, que tira as receitas antigas do baú.
Provavelmente a receita original já foi modificada pelo tempo, mas na década de 90 lembro-me de comer 'esta' sobremesa em vários jantares em casa de amigos.
Uma sobremesa 'fast food 'como costumo dizer, sem contar com o tempo de congelar antes de poder ser servida, mas cá por casa por vezes basta a mousse meia gelada... muito gulosos, além de mim claro :)
A receita desta imagem foi feita com:
. 150 gr de bolachas com cobertura de chocolate (usei supremas de chocolate Pingo Doce) . 1/2 lata de leite condensado magro . 3 dl de nata batida . 1 tirinha de tablete de chocolate amargo derretido com um pouco de leite
Cortam-se as bolachas em laminas ou pedaços pequenos, reservam-se.
Batem-se as natas até ficarem com alguma consistência. Junta-se o leite condensado envolvendo bem, de seguida acrescentam-se as bolachas partidas e por último, o chocolate derretido já arrefecido, sem grande preocupação de ficar bem misturado, eu gosto até de marmorear a mistura, por exemplo.
Coloca-se numa taça, forma de bolo inglês forrada com película aderente ou ûma caixa plástica e leva-se ao congelador.
Retira-se um pouco antes de servir, para facilitar a vida e conseguir fazer bolas de gelado, ou cortam-se em fatias, como preferirem.
Eu servi com morangos laminados, um pouco da bolacha de chocolate e chocolate ralado.
Uma sobremesa fresca, muito fácil e já agora revigorante!
by me. 3349
11:00 da tarde | Etiquetas: Doces | 0 Comments
Festa do Alvarinho e do Fumeiro
Para quem andar por essas bandas, a Festa começa dia 30 de Abril, está quase.
Uma coisa é garantida os fumeiros são excelentes e o Alvarinho acompanha muito bem, é possível degustar outros magníficos produtos da região, como a broa, o mel, os enchidos, etc
Para além deste cariz gastronómico, com as respectivas jornadas gastronómicas, as tasquinhas, o concurso para a eleição dos melhores produtos locais, desenvolvem-se outras actividades em paralelo como o BTT, Rafting, Cart Cross, Atletismo-milha urbana.
9:47 da manhã | Etiquetas: eventos | 0 Comments
Flores no prato
Primavera, as flores... e nesta cozinha também!
Já algum tempo que se vêem muitas vezes flores a completarem pratos, muito usual na chamada comjda gourmet.
Também já é possível adquirir conjuntos de flores próprias para este efeito, vendem-se em pequenas paletes.
Assim para quem quiser saber, deixo uma pequena lista para utilizar flores na cozinha.
Herbário:
Rosa
De sabor doce, é usada para aromatizar sobremesas ou ornamentar saladas
Calêndula
Ligeiramente amarga, pode ser usada em vez de açafrão
Borragem
Diz-se que sabe a pepino, mas há quem encontre reminiscências de frutos secos
Alteia
É usada em saladas
Crisântemo
As suas pétalas são ligeiramente apimentadas
Cosmo
Bom para usar em saladas
Cravo
Tem um sabor semelhante ao cravinho
Tagete Lucida
Sabe fortemente a estragão, daí também ser chamada estragão do México
Chaga
Usa-se em saladas, de sabor apimentado lembra o agrião
Amor-perfeito
Adocicado, tanto fica bem em sobremesas como em saladas
Madressilva
Sabor doce, a mel
Para florir qualquer sabor e até complementá-lo, como se de uma especiaria se tratasse.
by me.
8:00 da tarde | Etiquetas: dicas | 0 Comments
Serralves, a copo e a prato
JANTARES VÍNICOS em Serralves a partir de 29 de Abril.
Jantar SYMINGTON, dia 29, conta com Prova de Vinhos e um Menú Especial, com um enólogo convidado como é habitual nestes encontros.
40€ jantar por pessoa vinho incluído, parece-me a mim que não vão sobrar lugares. 'Prós' amigos do museu 10% de desconto no menu.
Reservas: 22 6170355 ou restaurante.serralves@qrm.pt
10:22 da tarde | Etiquetas: eventos | 0 Comments
Doce Pijama
Pois a fechar a Páscoa...os doces que foram à mesa:
. Cheesecake de frutos silvestres aqui*
. Cheesecake de Limão, base idêntica à anterior, a cobertura o Lemon curd aqui*
. Bolo de amêndoa com cobertura de chantilly e Praliné aqui*
. Mousse de chocolate negro com crocante de chocolate e nata batida
As três primeiras estão aqui, já fazem parte das receitas deste blog, só me falta publicar a mousse negra de chocolate amargo.
Como alguém me disse; Ui tantas calorias aos pulos!
by me.
11:59 da manhã | Etiquetas: Doces | 0 Comments
Easter feast
Em modo doce/salgado, uma entrada fácil de fazer...
Foi o primeiro post que fiz neste Blog, e que lhe chamei "Pétalas de Filó" , isto foi só no outro dia... Dezembro de 2008 (ver aqui).
A variante da receita com esta fotografia, é que em vez de massa Filó usei folhas de massa de Brick, existem as duas à venda e o resultado é igualmente bom.
Simplesmente são precisas:
. folhas de Brick (uma por pessoa) pinceladas com um pouco de manteiga derretida.
Recheadas com:
. queijo de cabra ralado (utilizei um Palhais em rolo) . mel . nozes cortadas e raladas
Tudo isto colocado a gosto, acentuando o doce ou o salgado, conforme se preferir.
Levam-se as folhas de Brick já recheadas ao forno médio 180º/ 200º, até a massa estar crocante, dentro de uma base que lhe sustentam a forma, como por exemplo taças de grés ou folha de alumínio o que houver que ajude a enformar.
Retiram-se do forno deixa-se arrefecer um pouco, desenformam-se cuidadosamente e colocam-se no prato de servir.
Servem-se quentes, e se tiveram de esperar até serem servidas, basta colocar um pouco no microondas para reaquecerem, sem grandes preocupações, o que permite preparar com alguma antecedência.
Eu costumo pingar a massa com mel antes de levar ao forno, daí as linhas em tons acastanhado na massa.
No prato, ralo noz por cima e neste caso coloquei alface roxa e verde do tipo folha de carvalho e um pouco de alecrim.
E assim foi a entrada na Páscoa.
by me.
11:59 da manhã | Etiquetas: entrada | 0 Comments
Tostas de amêndoa
Ingredientes:
. 115g de manteiga, com ou sem sal, em cubos . 300g de açúcar mascavado . 1/2 colher de chá de canela em pó . 80ml de água . 325g de farinha . 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio . 85g de miolo de amêndoas sem pele picadas
Derrete-se a manteiga com o açúcar, a água e a canela numa panela pequena em lume muito baixo sem deixar ferver, apenas até que o açúcar esteja misturada.
Retira-se do lume acrescentam-se, a farinha, o bicabornato de sódio e as amêndoas de modo a estarem bem envolvidos, deixa-se arrefecer.
Forra-se uma forma de bolo inglês com película transparente e coloca-se a massa dentro, tapa-se com película e pressionando-a bem para que não fiquem bolhas de ar, leva-se ao frio até ficar uma massa rígida.
Retira-se a massa da forma, e com uma faca bem afiada cortam-se fatias o mais fino possível em rectângulos, quanto mais fino forem mais estaladiças e delicadas ficam depois de assadas.
Devem cozer até adquirir um tom acastanhado, o que pode demorar entre 10 a 15 minutos ou mais depende da espessura do corte da massa.
Devem ser viradas a meio de modo que dourem de ambos os lados.
E já está, umas tostas "melba" de amêndoa!
Com doce ou salgado são um sucesso.
by me.
12:45 da tarde | Etiquetas: pão | 3 Comments
Delicia de laranja
Mais um bolo fim de semana, dos simples, um revivalismo!
E porque a minha amiga S. anda dedicada adoçar a família, o que ela se lembrou de fazer hoje, este bolo de laranja muito semelhante ao que eu fazia ainda na minha pré-adolescência... há meia dúzias de dias a bem dizer!
Se eu fazia, meio mundo deve tê-lo feito, mas mesmo assim deixo-o para que conste aqui em acta oficial e virtual.
Para a delicia:
. 150 gr de manteiga . 150 gr de açúcar . 150 gr de farinha já com fermento . 3 ovos . 3+1 laranja
Bate-se o açúcar com a manteiga.
Junta-se o sumo e a raspa de 2 laranjas e mexe-se.
Acrescentam-se os ovos inteiros um a um, por último a farinha.
Verte-se numa forma untada, leva-se ao forno médio/brando, a 210º/180 durante 25min.
Quando o bolo estiver frio, rega-se com uma calda de açúcar com o sumo da outra laranja.
Faz-se um ponto leve de açúcar, deixa-se arrefecer um pouco e acrescenta-se o sumo da laranja.
by me.
11:08 da tarde | Etiquetas: bolos, Doces, mais bolos... | 3 Comments
Bolo de cenoura ralada
Um bolinho Zá-Trás-Pás, e já está feito.
Não há tempo para cozinhar... para este não é desculpa! Tão simples que até custa escrever :)
Um perfeito bolo caseiro, bem sei que é mais barato ir à padaria de qualquer supermercado e trazer qualquer coisa, mas nesse gesto perde-se o hábito de passar receitas e o gosto por cozinhar em casa, assim como o prazer de se poder comer algo que se fez com a própria mão.
Uma forma de partilha que deve passar o mais possível ás gerações futuras.
Este cenourinha, leva:
. 1 a 2 chávenas de cenoura ralada (se o quiserem com mais cenoura ponham as 2 chávenas) . 1 chávena de óleo . 4 ovos inteiros . 2 chávenas de açúcar . 2 chávenas de farinha . açúcar em pó para polvilhar q.b.
Agora preparação, Multi-Robot de cozinha ou liquidificador de copo grande, tudo lá para dentro até obter um creme homogéneo.
Verter numa forma de bolo, untada e polvilhada de farinha.
Levar ao forno já aquecido a 210 º, durante 35-40 minutos.
Deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó a gosto.
Uma receita com direito a fatia, que me foi dada pela minha amiga S. e que apesar dos três filhos, morar fora da cidade, não lhe sobrando tempos extras, ainda assim fica-lhe sempre a boa vontade para cozinhar para a pequenada. A true big mom :)
From S.
by me.
11:04 da manhã | Etiquetas: bolos, Doces, mais bolos... | 0 Comments
Bolo de amêndoa e amêndoas
Mais uma forma de comer as amêndoas um bolo muito simples de fazer e com sucesso garantido...
E o que eu gosto de amêndoas... será que elas gostam de mim? Isso agora não interessa nada.
Lembrei-me ainda da altura que se bebiam amêndoas amargas, hábitos de uma época, nem sei se conseguiria beber uma agora, mesmo que fresquinha, como era o costume há uns anos, melhor nem dizer quantos senão assusto-me!
Voltando ao bolo, uma das suas vantagens é o de se poder fazer rapidamente e deixar a cozer enquanto se desfruta um jantar.
O ambiente lá se vai perfumando aguçando o gosto e a curiosidade para a prova, e assim em quanto se termina o prato principal do jantar entre convivas, voilá, de repente uma sobremesa fantástica acabadissima de fazer e ainda quente.
Para este bolo os ingredientes são:
massa:
. 3/4 chávena de manteiga . 1+1/2 chávena de açúcar . 2 ovos inteiros . Sal 1/2 colher de café . 1 pitada de baunilha em pó . 1 +1/2 colher de chá de extracto de amêndoa . 1 +1/2 chávena de farinha
cobertura:
. 1 colher de sopa de açúcar em pó ou refinado . 3/4 chávena de amêndoas cortadas em laminas com pele
Pré-aquece-se o forno a 180º graus e entretanto prepara-se a massa.
Numa tigela e mistura-se o açúcar com a manteiga já derretida, envolvem-se bem.
De seguida adicionam-se os ovos inteiros um a um e bate-se tudo, de modo a ficar uma massa bem cremosa e homogénea.
Acrescentam-se os restantes ingredientes na massa, o sal, as baunilhas, a farinha, misturando-as bem.
Unta-se uma forma redonda de aro amovível, porque o bolo não se pode virar para desenformar.
Depois de colocar a massa do bolo na forma, espalham-se as amêndoas laminadas por e com pele por cima e polvilha-se com o açúcar em pó ou branco refinado, como preferirem ou o que esteja por perto.
Leva tudo ao forno a assar, cerca de 40 minutos.
Deixa-se arrefecer um pouco, retira-se o aro.
Serve-se quente, ou frio.
Numa versão maxi...diria, com uma generosa bola de gelado de baunilha e uma folhinha de hortelã.
Já que se trata de um bolo denso que inclusive, não cresce muito.
Uma outra sugestão, feita com amêndoas, as eternas rainhas da Páscoa!
by me.
9:14 da tarde | Etiquetas: bolos, Doces, mais bolos... | 0 Comments
Olho no Pé
Um vinho bem encorpado, com aroma magnifico, uma boca persistente, feito com a predominância das castas Viosinho, Rabigato e Gouveio, isto à parte do seu elevado grau alcoólico diria típico de um tinto, 14,5% o seu preço no mercado ronda os 8 euros.
Serviu para acompanhar umas lulas com alho francês e muito bem, mas suporta qualquer prato.
by me.
10:18 da manhã | Etiquetas: Vinhos | 2 Comments
Feira do Queijo da Serra
Para quem possa ir, além do queijo, outros produtos da região estarão ao dispor nesta feira, pode-se provar antes de comprar o que é sempre muito apelativo.
Por mero acaso um local que me é familiar, fez parte da minha infância, onde a minha bisavó Violante fazia, como dizia eu na altura, queijos mal cheirosos...
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades e reeduca-se o gosto, assim se me o puserem à frente, já não digo nada mal do seu aroma...e fica tão bem com um copo de vinho tinto Douro ou Dão bem encorpado.
by me.
1:35 da tarde | Etiquetas: eventos | 0 Comments
Arroz cremoso de espinafres e cogumelos
Voltando ao sabor dos bosques, do outono ou de inverno, um arroz bem cremoso e suculento.
Come-se sozinho ou acompanhar um prato de carne ou peixe.
Para este arroz usa-se um arroz tipo carolino, bomba, ou qualquer um dos italianos próprios para risotto, ver Post anterior sobre arrozes e é só escolher
Para esta receita:
. 200gr de arroz . 250 gr de espinafres frescos . 150 gr de cogumelos frescos (setas, boletos ou outros ao vosso gosto) . 7,5 dl de caldo de legumes . 1 cebola pequena . 2 dentes de alho . 15 gr de manteiga . 2,5 dl de vinho branco seco . 25 gr de queijo parmesão ralado . tomilho fresco q.b. . sal e pimenta preta moída na hora q.b.
Começa-se por fazer um caldo de legumes, caseiro ou mesmo de compra, na correria dos dias de hoje ou tenho porque está feito ou um caldo em pacotinho, o famoso caldo de legumes Knorr, serve na perfeição.
Lavam-se as folhas dos espinafres, escaldam-se no caldo de legumes já preparado e ainda quente. Escorrem-se e picam-se miudamente e reservam-se.
Lavam-se os cogumelos e cortam-se em pequenos pedaços, põe-se a refogar numa frigideira num pouco de azeite em lume forte temperados com um pouco de sal. Retiram-se os cogumelos do lume e reservam-se.
Entretanto picam-se os alhos, a cebola e leva-se a refogar em lume brando, quando a cebola estiver macia e um pouco dourada, verte-se o vinho branco e deixa-se evaporar. De seguida acrescenta-se o arroz e deixa-se tostar um pouco em lume brando.
Rega-se com o caldo de legumes quente e deixa-se levantar fervura, adicionando o líquido aos poucos sem nunca deixar secar demasiado e mexendo o arroz com alguma frequência.
A cerca de metade do tempo que o arroz leva a ficar pronto, entre os 15 a 25 minutos (depende do tipo de grão de arroz), acrescentam-se os espinafres e os cogumelos reservados.
Quando estiver quase, quase pronto, desliga-se o lume, rectificam-se os temperos, junta-se a pimenta e logo de seguida envolve-se a manteiga.
Por último, mesmo na hora de servir o queijo ralado, misturando bem todos os sabores e de modo a criar um creme suculento.
Serve-se de imediato, bem quente, como já mencionei acompanhar uma carne ou uma posta de peixe ou apenas como um prato de arroz vegetariano.
Podem ser acrescentados frutos secos, como nozes ou amêndoas torradas e outros legumes, por vezes coloco alho francês, por ser uma combinação perfeita com o sabor dos cogumelos e dos espinafres.
Um arroz com sabores de inverno... para Março, enquanto não entramos de verdade na primavera e ainda está frio!
by me.
9:21 da tarde | Etiquetas: arroz, risotto, vegetais | 0 Comments
Bolo de amêndoa e chila
Este bolo conventual foi-me posto à frente, em jeito de pecado absoluto, por uma amiga alentejana, da famosa terra de Cuba e cujo cão se chama e muito bem Fidel... pois sentido de humor também não falta lá por casa.
E para recriar esta bombástica mas deliciosa sobremesa para a Páscoa ou outros dias:
. 500 g de amêndoa moída com pele . 450 g de açúcar amarelo . 7 ovos inteiros . 5 gemas . 250 g de doce de chila . raspa de um limão grande
Deitam-se numa tigela os ovos e as gemas com o açúcar, bate-se muito bem até obter uma massa fofa.
De seguida junta-se a chila, a amêndoa moída e a raspa do limão.
Envolve-se tudo muito bem e verte-se numa forma untada e forrada com papel vegetal também untado.
Leva-se a cozer a forno moderado a 180ºC cerca de45 minutos.
Desenforma-se e deixa-se arrefecer pode ser de polvilhado com açúcar em pó ou na sua versão conventual colocam-se fios de ovos.
Bombásticamente doce, sim... mas muito boa! :)
by me.
10:19 da tarde | Etiquetas: bolos | 2 Comments
Salada de pêras com roquefort e nozes
Mais uma salada...e como sempre digo os ingredientes dizem tudo.
Basta usarmos mais daquilo que preferimos e fica tudo diferente da receita, mas também quem quer levar as receitas muito a sério, eu não as levo :)
Salada:
. 2 endívias ou alface ou uma mistura de folhas frescas Q.B. . miolo de noz cortado . 2 pêras williams . queijo Roquefort Q.B.
Vinagrete com mostarda:
. 1 colher de chá de mostarda . 2 colheres de sopa de vinagre de cidra . 4 colheres de azeite . sal e pimenta moída na hora
Começa-se por preparar a vinagrete, misturando bem todos os ingredientes, reserva-se no frio.
Para a salada, a simples e fast food de sempre, lavam-se as folhas das endívias ou alfaces, escorrem-se bem.
Cortam-se as pêras em laminas verticais, depois de terem sido lavadas, eu deixo a casca porque ajuda a manter a pêra mais inteira e porque geralmente uso pêra williams que tem uma pele fina, fica ao critério de cada um.
Esfarela-se o queijo em pedaços pequenos.
Cortam-se as nozes grosseiramente.
Numa travessa colocam-se as folhas verdes escolhidas, as laminas de pêra, as nozes e o queijo, tempera-se a gosto com a vinagrete de mostarda.
Et voilá...très facile très rapide!
by me.
11:37 da tarde | Etiquetas: salada | 0 Comments









