Embrulho em folha de brick com miolo de Vieira e legumes salteados
Em jeito de crepe chinês decidi dar largas à imaginação e saiu-me uma entrada bem agradável, para quem goste destes crustáceos, um dos meus preferidos sabores de mar.
Não tirei fotografia infelizmente, mas vou tentar descrever o melhor possível.
Aqui as quantidades são dadas pelo número de embrulhinhos que se queiram preparar, eu fiz quatro entradas, que vão servir como referência.
Utilizei miolo de vieira congelado, pois os frescos não estão assim tão acessíveis, mas serviu para lhe dar o sabor de mar que pretendia.
Para esta entrada:
. f olhas de Brick 1 por dose . 3 chávenas de couve lombarda cortada em juliana fina . 1 cenoura grande ralada . 1/2 chávena de alho francês cortado ou picado muito fino . miolo de vieira . salsa picada . molho de soja . margarina q.b . azeite q.b. . 2 colheres de sopa de creme de aveia ou crème fraîche . sal . pimenta . pasta de Wasabi 1/2 colher de café
Descongelam-se as vieiras, aquece-se um pouco de margarina numa frigideira, acrescenta-se umas tirinhas de alho francês, cerca de uma colher de sopa para dar-lhe aroma e coram-se os crustáceos, o que não leva mais de 2 a 3 minutos de cada lado, o lume deve estar médio para que não esturriquem. Depois de corados reservam-se fora da frigideira para que não continuem a cozinhar.
Noutra frigideira aquece-se um pouco de azeite e uma colher de chá de margarina, deitam-se os legumes, a couve, a cenoura e o alho francês e deixa-se cozinhar até ficar amolecidos mas com alguma textura "al dente".
De seguida acrescentam-se os temperos a gosto, o sal, o molho de soja, pimenta, o creme de aveia, por último a salsa picada e a pasta Wasabi que pode ser diluída num pouco de creme de aveia ou crème fraîche ou até água.
Envolve-se tudo muito bem.
A montagem dos embrulhinhos; pincelam-se as folhas de Brick com um pouco de manteiga derretida, coloca-se um pouco dos legumes salteados, o miolo de vieira (1 por dose) fecham-se dobrando em quatro e colocando as dobras voltadas para baixo de maneira que não se abram quando estiverem no forno.
Estico uma folha de alumínio, coloco os embrulhos em cima, pincelo com um pouco de manteiga derretida e levo ao forno, podem usar tabuleiro, mas assim poupo uma louça suja.
Eu coloco assar no forno conforme as instruções de preparação indicadas na embalagem das folhas de brick, mas até ganhar algum tom de dourado é o suficiente e rápido não deixar sem vigia enquanto assa.
Servem-se os embrulhos quentes, com uma folha de alface ou um resto dos legumes salteados.
Há dias que se cria, há outros que se inventa e lá saem umas entradas que se comem!
by me. 4210
1:33 da tarde
|
Etiquetas:
crustáceos,
entrada,
vegetais
|
You can leave a response
0 comentários:
Enviar um comentário