coelho estufado com mel, castanhas e pleurotus
A coelhinha da Páscoa passou cá por casa e... tungas, foi parar ao tacho!
Esta receita é difícil de quantificar mas vou deixar a ideia de como a preparo, sabendo que as quantidades são mais ao menos as que indico.
Como muitas receitas de coelho, este fica numa vinha de alhos de um dia para o outro e depois sim se prepara o estufado.
Para a vinha de alhos:
. 1 coelho partido em pedaços . vinho tinto 4 dl . 3 dentes de alho laminados . 1 colher de sopa de mel . sal 1 colher de chá . mistura de pimentas moída na hora, a gosto . 1 colher de chá de ervas da Provence . uma folhas de lúcia-lima . 1 dl de vinho do Porto tawny . 1 colher de chá de molho inglês . 1 folha de louro
Numa taça colocam-se os ingredientes todos misturados e deixa-se no frigorífico tapado de um dia para o outro.
Para o estufado:
. 1 cebola grande laminada . 1 fatia de bacon cortada fina em tirinhas . pleurotus (ou outro tipo de cogumelo) . castanha congelada cerca de 100gr . azeite para cozinhar . margarina 50gr . 1 colher de chá de fécula de batata (se for necessário engrossar o molho) . 1 colher de sopa de créme fraiche . salsa picada q.b. . alecrim fresco q.b
Depois de cortar a cebola, o bacon e ter os cogumelos limpos e cortados em 4 pedaços, coloca-se um pouco de azeite no fundo de um tacho aquecer, mesmo muito pouco, deita-se o bacon e deixa-se fritar de modo a largar a gordura.
Acrescenta-se mais um pouco de azeite e coram-se os pedaços do coelho, de seguida adiciona-se a cebola e os cogumelos deixa-se cozinhar um pouco sem deixar pegar acrescenta-se a margarina e deixa-se envolver tudo, verte-se a vinha de alhos onde esteve o coelho e o alecrim fresco e deixa-se estufar lentamente até a carne se soltar dos ossos.
Um pouco antes de terminar o estufar do coelho acrescentam-se as castanhas congeladas e deixam-se cozer.
Quando tudo estiver pronto juntar o créme fraiche e por último a salsa picada.
Se o molho estiver muito líquido, costumo engrossar acrescentado ao molho um pouco de fécula de batata diluída em água.
Assim saltou um coelho para a mesa, que apesar de ser um prato quente e invernoso andou cá por casa na Páscoa!
by me. 36843
3:04 da tarde
|
Etiquetas:
carne
|
You can leave a response
0 comentários:
Enviar um comentário