massa de choux ou massa de fartos

A conversa começou eu gostava de fazer profiteroles, mãe!

Para isso é preciso começar por fazer uma das partes que os compõe neste caso a massa base, que serve para fazer doces como os eclairs, duchess ou outros salgados quando os recheios assim o ditam como creme de queijo ou salmão fumado ou outros que a imaginação e o gosto permitirem.

Para fazer este pequeno exército de fartos, e eu fiz metade da receita que aqui deixo, deu para 18 pequenos soldados que ao que parece vão ter um final doce.

para a massa :
. 150gr de farinha  . 2 dl de água  . 0,5dl de leite  . 90gr de manteiga sem sal  . 4 ovos  . 1 pitada de sal . 1 colher de chá de açúcar  . 1 colher pequena de fermento em pó

Num tacho levar ao lume a água, o leite, a manteiga o sal e o açúcar e deixar levantar fervura, verter a farinha onde se acrescentou o fermento em pó de uma vez só e mexer até obter uma bola ou seja a farinha cozer reduzindo o lume para que não se queime.

Retirar do tacho e colocar numa tigela deixar arrefecer um pouco.
Depois com ajuda de uma máquina de varas incorporar os ovos inteiros um a um, e acrescentar apenas o seguinte quando o anterior estiver completamente envolvido na massa.

Barrar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha e com ajuda de um saco de pasteleiro, improvisado ou não fazer pequenos círculos de 2,5 cm de diâmetro ou menos conforme o que pretenderem, deixando alguma altura na massa.

Aquecer o forno a 200º e levar assar cerca de 15 minutos reduzir a temperatura e deixar dentro do forno mais 10 minutos e isto pode depender do forno, o objectivo é secar o interior da massa.

Deixar arrefecer depois é só rechear e cobrir ou não com o que se deseja, quer seja doce ou salgado.
Domingos cá de casa com a vontade de cozinhar de gente pequena ;)) 
by me. 171 622

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin