tarte de leite e doce de framboesa
E numa das idas à livraria, que seria apenas para adquirir o rol de livros escolares, durante a espera eis que alguém de 1,10m vai consultar livros de culinária... Onde é que ele terá ganho este vício?!?!?!
Esta foi uma receita do livro comprado pelo meu filho e escolhida por ele.
Fez-me lembrar antigas tigeladas que eu comia em Lagos da Beira/Oliveira do Hospital feitas em taças de barro e cozidas em forno de lenha sempre mornas à minha espera como eu gostava isto em casa de uma tia bisavó ou então os pudins de pão que também faziam parte dos doces da minha infância. Mas esta é uma versão século XXI muito fácil e práctica.
A receita usa farinha de cevada apenas , coisa que eu não tinha em casa, mas que se pode comprar em lojas de produtos dietéticos. Mas isso não nos impediu de meter a mão na massa, não tinha cevada mas tinha trigo e milho, serviu fiz uma mistura nas proporções descritas nos ingredientes e ficou como mostra a foto.
Para esta tarte de leite ;
. 125gr de açúcar amarelo . 75 gr de farinha com fermento . 25 gr de farinha de milho . 1 colher de chá de canela em pó . 2 dl de leite evaporado . 4 dl de leite . 2 ovos . 3 gemas . raspa de limão 1 colher de café . doce de framboesa q.b. . manteiga para untar
Começa-se por forrar uma forma redonda com papel vegetal untado com manteiga.
Liga-se o forno a 180º.
Misturam-se os ingredientes secos, as farinhas o açúcar e a canela e neles adicionam-se os leites, evaporado e fresco, os ovos e as gemas e a raspa de limão, mexe-se muito bem.
Deita-se o preparado na forma e leva-se ao forno cerca de 45 minutos ou até estar cozido
Deixa-se arrefecer e desenforma-se, colocando-o num prato e barra-se com doce de framboesa a gosto.
E está feito, é só degustar!
by me. 45120
6:06 da tarde
|
Etiquetas:
Doces
|
You can leave a response
3 comentários:
Muito bom aspecto deve ser mesmo muita boaaaaaaaaaa...bjokitass
Dever ser muito saborosa. :)
Beijinhos
é sim senhoras!
mas para quem gosta destes bolos tipo pudim
bjnhs
Enviar um comentário