verrine de mousse cremosa de mascarpone e laranja

Apesar de a onda laranja andar aí... esta receita nasceu antes disso!

As laranjas deste ano andam magnificas e muito acessíveis e de todas as que tenho comprado quer no mercado quer em super ou hiper não me teem desiludido quanto à sua doçura e suculência.

Eu sei que sou mais doces, pelo menos por aqui, para mim são mais facilmente transmitidas as ideias e é apenas por isso, porque a fazer eu faço de tudo e invento ainda mais...

Nesta taça usei; base fatia de pão-de-ló bem fofo e fino, por cima laranjas frescas partidas em pedaços e o creme foi de mascarpone com uma redução de sumo de laranja, sumo de laranja e nata batida.

As que quantidades usei foram:
. 200gr queijo mascarpone . 2dl nata fresca batida em chantilly com uma colher de sopa de açúcar em pó . 6 laranjas= 2+1 em sumo + raspa de 1 + 1 a 2 cortadas em pedaços colocar por cima . 2 colheres de sopa de aguardente velha . 2 colheres de sopa de açúcar branco + 2 colheres de sopa de açúcar amarelo . 2 folhas de gelatina branca

Comecei por preparar a redução de laranja e demolhar a folha de gelatina.
Num tacho coloquei o sumo de 2 laranjas com a raspa de 1, as colheres de açúcar branco e de aguardente velha, deixei ferver até ficar cerca de metade a um terço do líquido, uma espécie de calda densa.
Retirar do lume e adicionar as folhas de gelatina previamente demolhada e escorrida. Deixar arrefecer bem.

Numa taça coloquei o queijo mascarpone, com as colheres de sopa de açúcar amarelo bem cheias e sumo de uma laranja envolve-se bem com batedeira eléctrica.
De seguida acrescentei a redução já fria de laranja que se preparei anteriormente.
Por último envolvi as natas batidas em chantilly.

Para montar as taças, coloca-se o bolo no fundo humedece-se com um pouco de sumo de laranja, coloca-se o creme de mascarpone e leva-se ao frio pelo memos uma hora.

Na hora de servir acrescenta-se a laranja fresca cortada no momento.

Et voilá... laranjas fresquinhas, fresquinas e deliciosas!
by me. 37813

1 comentários:

me. disse...

é mesmo!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin