almôndegas de perú com tomilho e gengibre

Deixemos um pouco do açúcar em descanso, já sei que deve ser por pouco tempo.

Aqui fica uma receita saudável, ao estilo de prescrição médica culinária, que não nos magoe o interior com costumo dizer. O coração gosta e as artérias agradecem.

Brincadeira à parte foi apenas um experiência em jeito light que ficou muito saborosa. Isto apesar de estas almôndegas serem primeiro feitas na frigideira e depois estufarem um pouco, mas como são apenas fritas num pouco de azeite onde coram, isso não as torna numa refeição frita, pelo menos a meu ver, mas sim um passo de mal menor.

para esta comida esférica usei:
. 500gr de carne de perú picada . 1 clara de ovo . pão ralado 2 colheres de sopa . sal q.b . 1 folha de louro . pimenta q.b . tomilho fresco 1 colher de chá . gengibre fresco ralado 1 colher de chá . 3 dentes de alho picados ou moídos pelo passador próprio . salas picada . 1 colher de chá de molho inglês . 1 cebola pequena picadinha . bacon cortado em pedaçinhos pequenos e pouco gordo 1 tira fina . 1dl de leite com 1 colher de chá de farinha para engrossar o molho

Numa taça coloca-se a carne picado onde se adicionam todos os temperos, o tomilho, o alho picado, sal, pimenta, gengibre ralado, pimenta moída misturando-os acrescenta-se a clara de ovo e o pão ralado e formam-se as almôndegas. deixam-se repousar num prato com farinha no frigorífico 1 hora para adquirirem alguma consistência isto se tivermos tempo, senão sugiro 10 minutos de congelador)

Numa frigideira alta que não pegue e de preferência que tenha tampa, coloca-se um fundo de azeite a folha de louro e aquece-se fritam-se as almondegas criando-lhes uma crosta dourada.

Adiciona-se o bacon e de seguida a cebola picada deixa-se fritar um pouco em deixar queimar sempre agitando a frigideira baixa-se o lume coloca-se água até meia altura da almôndegas e deixam-se estufar até a água reduzir.

Por último quando o liquido estiver reduzido, tempera-se com o molho inglês e engrossa-se com o leite onde se misturou um pouco de farinha, o suficiente para dar alguma cremosidade ao molho.

Coloca-se a salsa picada por cima e serve-se, acompanhar com arroz branco ou puré de batata, legumes cozidos...o que fôr!
Bom apetite.
by me. 59720

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin