Creme de iogurte de bolo de bolacha

Podia chamar-lhe reciclagem de iogurtes.
Quando ficam perto do fim da validade é preciso tratá-los para serem comidos de outra forma senão a minha posição de mãe geralmente é comê-los.

Mas o que fiz mais uma vez foi criar uma sobremesa cremosa. Para isso basta acentuar o aroma que o iogurte trás e a quantidade de doçura.

Para este creme de iogurte:
. 4 iogurtes bolo de bolacha . 8 bolachas-maria . 2 folhas de gelatina . 1/4 de lata de leite condensado . 1 dl de nata batida . 1 colher de café de café solúvel . 2 + 3 colheres de sopa açúcar . 2 ovos

Começa-se por demolhar as folhas de gelatina num pouco de água.

Entretanto separam-se as gemas das claras. Numa taça de pyrex batem-se as gemas como 2 colheres de açúcar e 1/8 ou seja metade da quantidade do leite condensado. Leva-se esta gemada ao micro ondas cerca de 20/30 segundos mexe-se e coloca-se mais 20 segundos de modo a aquecer ligeiramente e ficar o açúcar bem derretido.
Nesta mistura das gemas envolvem-se as folhas de gelatina já demolhadas e escorridas e logo a seguir as claras que entretanto foram batidas em castelo firme, reserva-se.

Num copo de batidos ou de varinha mágica batem-se os iogurtes com as bolachas, o restante leite condensado, as 3 colheres de açúcar e o café solúvel obtendo um creme espesso e homogéneo.
De seguida verte-se o preparado anterior no creme das gemas que entretanto já arrefeceu e envolve-se tudo muito bem, batendo com máquina de varas.
Por último acrescentam-se as natas batidas.

Deitam-se em taças e leva-se ao frio uma 3 horas ou mais.

Eu polvilhei com chocolate amargo raspado, mas pode bem ser café, fios de caramelo, bolacha ralada, todos eles acentuam o sabor que estes iogurtes tem.

E assim se reciclou, está na moda e eu faço-o muito com a comida.

Nada se perde tudo se transforma neste caso para mais uma gulodice da pequenada ...e não só!!!

by me. 19323

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin