Será marmelada ou compota de marmelo com maçã canela e limão?

Como diz o título será marmelada, parece marmelada sabe a marmelada mas não se fez como a marmelada, daí lhe ter dado o nome de compota.

Dizem os livros antigos de culinária que a marmelada se faz descascando os marmelos cozendo-os passando de seguida a puré e adicionar a um ponto de açúcar ao lume criando assim a tradicional marmelada, com canela, com limão ou com outro qualquer"adereço de palato" será assim a tradição. Esta não foi a forma que utilizei, saltei o esquema e produzi marmelada à séc XXI ou uma "fast sweet food", como, pois coloquei tudo em simultâneo ao lume e passei por varinha mágica no fim, resultado... uma marmelada!

O que usei;
. 1 kg de marmelo já descascado e partido em pedaços . 700gr de açúcar amarelo . 300gr de maçã reineta já descascada e partida . casca cortada fina de 1 limão pequeno . sumo de 1/2 limão . pau de canela . água q.b.

Depois de descascar os marmelos e as maçãs partir para uma taça com água e o sumo de limão para não escurecerem.

Deitar todos os ingredientes num tacho, marmelos e as maçãs escorridas as cascas de limão a canela e o açúcar, deitar água até cerca de um pouco mais de meia altura e deixar cozer lentamente até chegar ao ponto do açúcar pretendido, entre o pérola e um estrada depende de como gostem mais de marmelada com ponto ou não.

Retirar o pau de canela e as cascas de limão, passar tudo pela varinha mágica e guardar em tigelas com papel vegetal préviamente passado por aguardente, o que previne o bolor ou em caixas herméticas, foi o que eu fiz e coloquei no frio, ai o bolor não ataca, também nem tem tempo, à velocidade que ela sai com pão ou bolachas cream cracker nos lanches da pequenada, qual bolor qual carapuça ;)

Sabores de outono, este nunca falha mais a mais com marmelos biológicos vindos do quintal da minha amiga S, uma receita que se vai repetindo até desaparecerem os marmelos dos quintais amigos ou do mercado das frutas.

by me.
48289

2 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Adoro adoro adoro....muito bom, eu já fiz mas foi com laranja ;)....bjokinhasss

me. disse...

uma ideia...laranjas ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin