Lumaconi recheado com queijo ricotta, courgette e espinafres temperado com molho de tomate

Decidi tentar recriar uma receita que me chegou via televisão. As moças americanas deste programa ensinam a cozinhar low fat food para reduzir medidas, um conceito útil via cook yourself thin!

Elas utilizam nesta receita uma massa gigante conchas, que eu não encontrei no mercado por isso optei pelo mais semelhante cujo nome ninguém se lembraria, massa lumaconi, neste caso por serem para rechear ás colheradas de tamanho gigante.

Passemos à ideia adaptada do original em que usei:
Massa Al dente:
. 300gr de massa lumaconi, cozida al dente em água temperada.

Molho de tomate caseiro
para base e cobertura:

. 5 tomates maduros pelados e cortados em pedaços . 1 cebola grande picada . 2 dentes de alho . 1 folha de louro . 1 colher de café de oregãos secos . sal e pimenta moída q.b.

Numa frigideira untada com azeite deitar a cebola picada, os dentes de alhos picadinhos, a folha de louro e deixar suar um pouco, acrescentar o tomate já cortado temperar com sal e as folhas de oregãos deixar ao lume até estar tudo bem cozido e ter reduzido a quantidade de água, cerca de 15-20 minutos em lume brando.
Como não pretendo ter muita textura neste molho, triturei com a varinha mágica, sem grande cuidado mas de modo anular qualquer pedaço maior de qualquer um dos ingredientes, criando um molho homogéneo. Rectificar temperos no fim se o quiserem mais rico adicionar uma colher de manteiga.

Recheio de ricotta, espinafres e courgette:
. 2 embalagens de queijo ricotta (se usarem requeijão também serve) . 2 courgettes cortadas em meias luas . 1 embalagem de espinafres baby . 1 alho francês médio só parte branca. 3 +3 colheres de sopa de mozarella light ralado . 1-2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado . azeite 4 colheres de sopa . sal, noz-moscada e pimenta q.b.

Depois de lavar os legumes cortar as courgettes o meio em comprimento e depois em meias luas finas sem serem demasiado finas.
Colocar uma frigideira que não pegue ao lume com um pouco do azeite a olear apenas e salteiam-se as meias luas de modo amolecerem ligeiramente e ganharem um pouco de tom dourado, e temperam-se com um pouco de sal, reserva-se.
Utilizando a mesma frigideira executa-se o mesmo processo para o alho francês sem deixar queimar ou colar e reserva-se.
Por último salteiam-se os espinafres do mesmo modo até reduzirem significativamente de volume, temperam-se com um pouco de sal e noz-moscada, retiram-se do lume e picam-se, reservam-se também.
Numa taça vertem-se as embalagens de ricotta tempera-se com sal e pimenta e acrescentam-se os legumes já cortados e salteados, as courgettes, os espinafres e o alho francês e metade do queijo mozarella ralado. Rectificar temperos se for caso disso. Este é o recheio da massa que entretanto já está cozida e arrefeceu um pouco, retira-se com uma colher um pouco e coloca-se dentro de cada massa, recheando generosamente. Colocam-se as massa recheadas sobre a cama de molho de tomate que forra o fundo do pyrex, que não precisa de ser muito espessa.

Depois de colocar toda as massas recheadas, verte-se o restante molho de tomate o queijo mozarella e o parmesão ralado e vai ao forno médio 180º a assar durante 25-30 minutos com folha de alumínio por cima a proteger e nos últimos 8-10 minutos destapado para tostar um pouco a cobertura.

Depois é só servir bem quente, como prato vegetariano ou para os mais comilões acompanhar uma carne...ou o que preferirem.

E para quem quiser consultar a receita original e para que não me acusem de plágio ver aqui*

Uma ideia que veio de longe e ficou na mesa...e vai continuar, foi aprovada com distinção à mesa de um meu jantar ;)
by me. 49543

6 comentários:

paula MARIANA disse...

Adoro e com esse recheio parece-me muito bem, optima sugestão

beijinhos!

Silent Words disse...

parece óptimo! vou experimentar!

bj

Maria Oliveira disse...

Olá,vim conhecer seu Blog,amei seu cantinho e já estou seguindo!
Parabêns pelo Blog e muito sucesso pra ti!

Se quiser me fazer uma visita,fique a vontade e se quiser seguir também,sinta-se em casa!
Beijinhos!

http://umamulherbemvestida.blogspot.com

me. disse...

...
é mesmo de tentar reproduzirem esta receita, mas eu sou suspeita porque gostei mesmo dela.

beijinhos a todas ;)

Quase disse...

Querida me.,
Eu já tinha visto esta receita na TV e tinha ficado com muita pena por não encontrar aquelas conchas gigantes, mas depois vi aqui a tua solução e fiquei encantada (confesso que também não conhecia os lumaconi :)
Já experimentei no fim de semana passado e foi um sucesso!
Obrigada
Beijinho
Ana

me. disse...

De nada Quase,
...americanices em forma de massa que não há por cá, por enquanto!
Pelos vistos é mesmo uma receita de sucesso ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin