panna cotta de iogurte com caramelo e bolacha

Decidi fazer por tentativa uma panna cotta sem nata...
A fotografia é prova do resultado quanto ao sabor aprovado, já que aqui por casa ninguém fez questão de deixar para outro dia comê-las ;))
 

Para esta panna cotta de iogurte usei;
. 125 ml de iogurte líquido adoçado . 125 ml de iogurte grego adoçado .2dl de leite . 2 colheres de sopa de leite condensado (pode ser cozido)   . 2 colheres de sopa de açúcar amarelo  . 2 folhas de gelatina

(eu usei dois tipos de iogurte porque era as embalagens familiares que tinha e estava a ficar perto do fim do prazo de validade, mas podia ser usado apenas o iogurte sólido grego


para o creme tofffe;
. 1 iogurte grego  125ml  . leite condensado cozido cerca de 2 colheres de sopa ou mais a gosto . bolachas esmigalhadas a gosto  . caramelo líquido a gosto

Começa-se por demolhar as folhas de gelatina em água bem fria.

Num tacho coloquei ao lume o leite, o iogurte o açúcar amarelo e o leite condensado deixei levantar uma pequena fervura, retirei do lume e adicionei as folhas de gelatina bem  escorridas.
De seguida verter nas taças ou mesmo em formas de silicone que existem para a panna cottta, que eu não tenho mas colocado em taças funciona muito bem depois é colocar no frio enquanto se prepara a camada de creme e bolacha.

Para a camada doce, misturar um iogurte grego com o leite condensado cozido até obter o creme desejado equilibrando a quantidade de doce que se quer, é um pouco ao gosto de cada um se estiver demasiado grosso acrescentar um pouco de leite.

Deitar uma pequena camada deste creme sobre a base do leite que já deve estar um pouco solidificada para que não se misturem.
 

Na hora de servir partir as bolachas escolhidas, eu usei as minhas bolachas holandesas com recheio de caramelo, colocar dentro das taças a gosto com um pouco de caramelo líquido.

E assim acabei os iogurtes antes de deixar acabar o prazo de validade e transformei-os em outra coisa. 
Segui a lei de Lavoisier, "aqui nada se perde, tudo se transforma" 
Que se aplica muito bem na minha cozinha!

by me. 182 757

4 comentários:

São Ribeiro disse...

Gostei desta versão.
Ficou com um aspecto super delicioso
bj

sandra neiva disse...

tem muito bom ar e sempre é mais saudável, deliciosa sugestão.

beijinhos

Aromascom Amor disse...

Que aspecto tão bonito!
beijinhos
aromas-com-amor.blogspot.com

me. disse...

O aspecto confere que o sabor está ao mesmo nível, sempre lhe retirei a nata... bem verdade se é muito mais saudável...questiono mas é igualmente bom e mais leve ;))

Podem sempre fazer com frutas numa versão ainda mais saudável!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin