Bolo de pêra com gelado de baunilha

Uma pêra doce no fim de semana!

Para ser diferente e há muito tempo que andava para trocar as maças por pêras em bolo foi desta.
Aqui com uma bola de gelado de baunilha já que foi servido ainda quente... Aconselho.

Utilizei dois tipos de pêra nesta receita, pura opção minha, uma williams um pouco verde e uma pêra General ou parda.

Para este bolo/tarte usei:
. 3 ovos inteiros . 1/2 chávena de manteiga derretida . 1/3 chávena de farinha . 1/3 chávena de açúcar . 2 pêras grandes cerca de 600gr . 1/2 chávena de leite . 1/4 de colher de sopa de sal . 1 colher de café de fermento em pó . essência de baunilha 2 colheres de chá . um pouco de açúcar amarelo

Lavam-se, descascam-se e descaroçam-se as pêras, cortando-as em lâminas finas, para que estas não fiquem logo oxidadas, passar por um pouco de água com alguma gotas de limão.

Num liquidificador deitam-se todos os ingredientes secos seguido da manteiga derretida ou amolecida e pulsa-se, acrescentando o leite pelo abertura enquanto bate o preparado formando uma massa homogénea.

Barra-se uma forma de tarte (grês ou pyrex) com manteiga e colocam-se as lâminas de pêra depois de bem escorridas no fundo dispondo-as com algum cuidado de modo a criar uma boa cama, salpica-se com um pouco de açúcar amarelo.
Verte-se a massa já preparada por cima da base de pêra e leva-se assar em forno já aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos ou até a massa estar dourada.

Depois de assado, não é necessário desenformar, mas optei por virar as fatias ao colocar no prato para ter as pêras em primeiro plano.

Serve-se ainda quente com bola de gelado a gosto ou chantilly ou como dizem os inlgeses um creme custard (o nosso leite creme)

Mais bolos para dias frios e não só!
by me. 17456

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin