Burras de porco preto

O que são as burras!?!?! Já me perguntei eu.
Nada mais que as bochechas de porco, preto neste caso.

Uma carne tenra de um sítio estranho do animal...estranho para quem não ande por tascas e petiscos neste país. Sabor intenso mas que precisa de ser bem cozinhado, isto para os palatos cá deste meu burguinho

Resolvi fazê-los e resultam muito bem em guisado, continuando com as comidas quentes deste meu inverno em que o tacho e o forno lideram na minha cozinha caseira. Mais a mais é sempre a reserva que está pronta para usar quando chego mais tarde a casa e assim posso fazer um pouco de relax no meu sofá...o meu mapling!

Para fazer este guisado usei:
. 6 burras ou bochechas . 1 tira de bacon+- 1,5 cm de espessura . 1 cebola grande . 1 tomate chucha fresco pequeno . 2 colheres de sopa de tomate seco . 1/2 alho francês picado . 6 cogumelos fresco(usei uns normais brancos, mas podem usar qualquer outro tipo) . 4 dentes de alho . vinho do porto 1 + 1/2 chávena de café . 1 folha de louro . salsa . pimenta . sal . créme fraiche 2 colheres de sopa . azeite q.b. . margarina

Como todo os estufados, começa-se por preparar todos os ingredientes, lavam-se, descascam-se pelam-se e picam-se os legumes.
Parte-se o bacon em bocados.

Num tacho coloca-se a gordura que não é preciso ser demasiada, um pouco de azeite no fundo e um pouco de margarina e aquece-se juntamente com o bacon de seguida deita-se a cebola e o tomate, deixa-se mais um pouco.

Junta-se as burras juntamente com os cogumelos, o alho francês, os dentes de alho, o sal e a pimenta a gosto a folha de louro e o tomate seco partido.

Deixa-se fervilhar sem deixar pegar corando um pouco a carne.

Adiciona-se o vinho do porto misturando tudo, acrescenta-se água e deixa-se cozinhar até estar a carne tenra e macia, e o molho estiver apurado.

No final acrescenta-se o créme fraiche e a salsa picada a gosto.

E está pronto para servir, nada demais.

Acompanharam estas burras, uns ravioli de 4 queijos e uma salada de alface, um prato caseiro com sabor intenso, quase regional diria, não fosse os italianos aqui pelo meio e o francês do alho a meter o bedelho :)

Bom apetite!
by me. 27834

3 comentários:

Patricia disse...

Onde posso comprar as "burras de porco preto"? tenho procurado em talhos da região (Viana do Castelo) mas não têm, também n encontrei nada em grandes superficies... rostave mesmo de encontrar pois só comi uma vez em Alcacer do Sal num restaurante e adorei!

me. disse...

Nessa zona não sei, aqui por Lisboa basta ir ao talho onde é hábito e encontro com alguma regularidade, boa sorte!

Rosamar disse...

mas de que parte da cabeça do porco se retiram as burras??

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin