Carne de vaca estufada com tempero de legumes

Comida de tacho, os estufados ou guisados, como lhe queiram chamar ou, como diria um inglês, A Perfect Stew.

É a cozinha caseira com sabor, daquela que nos lembra sempre de existir, perfeita para ter no frigorífico e reaquecer durante a correria da semana, e claro que também faz parte dos sabores de inverno.

Para este estufado, usei naco de carne de vaca, geralmente o ganso redondo, mas pode ser usada outra peça, como foi o caso desta fotografia mas isso fica entre vocês e o vosso talho, o meu indica-me sempre boa e tenra carne para cozinhar estes pratos e cujo o local na vaca eu nem sei o nome.

Foram precisos:
. 1 kg de carne de vaca tenra para estufar . 1/2 alho francês . 1 talo de aipo . 1 pimento vermelho . 1 cebola grande . 2 tomates chucha maduros, médios . 6 cogumelos . 2 cenouras pequenas . 1 tira fina de bacon . 4 dentes de alho . 1 folha de louro . sal . pimenta . 2 colheres de sopa de molho inglês . azeite q.b. . 50 gr margarina . 1 colher de sopa rasa de fécula de batata para engrossar o molho . salsa picada q.b. . natas/créme fraiche/ creme de aveia (facultativo)

Lavam-se e descascam-se os legumes.
Pela-se o tomate e o pimento.
Picam-se as cebolas, os alhos, e o tomate sem sementes
Cortam-se em rodelas finas o talo de aipo, o alho francês e cortam-se também os cogumelos sem grande preceito em laminas grossas ou em pedaços.
A tira de bacon corta-se em pequenas tirinhas rectangulares sem o corato.
Partem-se as cenouras longitudinalmente em palitos e corta-se o pimento em tiras finas ou pequenos pedaços como preferirem encontrar no prato.

Depois dos legumes todos preparados, deita-se no tacho a aquecer o azeite e a margarina de seguida deita-se a cebola, os alhos, deixar aquecer um pouco acrescenta-se o tomate e parte dos pimentos e deixa-se aquecer.
Coloca-se a carne e de seguida os restantes legumes e temperos, o sal, a pimenta, o molho inglês, deixa-se fervilhar um pouco e verte-se água bem quente até a carne ficar imersa, tampa-se e deixa-se em lume brando, até que a carne cozinhe o suficiente e fique tenra, processo este que demora cerca de 1hora e 1/2 ou mais depende da carne, lá está, atenção sem nunca deixar secar, se isso acontecer acrescentar água quente.
Eu costumo virar a carne a meio e envolver bem no molho, sem deixar que os legumes fiquem por baixo, para não colarem ao fundo do tacho.

Quando a carne estiver pronta retira-se do tacho e prepara-se o molho.
Para engrossar o molho acrescento uma colher de sopa de fécula de batata misturada em leite e deixo engrossar ao lume.
Pode ser enriquecido com natas ou outra das opções que referi.

Na hora de servir, deito salsa no molho e já está, prontíssimo para aprovação das bocas exigentes cá de casa.

Aqui servi com batata esmagada com salsa, feita com um pouco de leite e margarina, parece quase puré mas acaba por ter outra consistência.

Uma ideia para dias chuvosos e não só, bom apetite!
by me. 27161

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin