bolo de maçã e canela sem manteiga

Não estou a escrever nada de muito inovador quanto a sabor até porque este bolo foi feito a partir do conceito já explorado da receita aqui publicada, o *bolo de maçã e canela que se faz com uma massa base com muitaaaaa manteiga. Versão pouco saudável deste apetitoso e aromático bolo, razão pela qual decidi tentar a versão light, que afinal resulta igualmente bom.

Para criar esta versão ligeira e retirar o excesso de gordura que tal substituir toda a manteiga por iogurte natural? soou-me perfeito...lá pus mãos à obra!

usei:
. 2 iogurtes naturais açucarados . 380gr de farinha . 4 ovos . 200gr de açúcar + 50gr para polvilhar entre camadas . 8/10 maçãs usei royal gala mas podem ser usadas outro tipo . 1 colher de chá de fermento em pó . canela em pó q.p

Aquece-se o forno a 180º.

Lavam-se e descascam-se as maçãs retirando o caroço e passa-se por água com sumo de limão para que não oxidem de imediato. Cortam-se em laminas espessas cerca de 0,5cm, isto para que se vejam ao cortar cada fatia.

Batem-se os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme homogéneo.

Acrescentam-se os iogurtes ao creme.

Junta-se a farinha onde se envolveu previamente o fermento misturando bem.

Unta-se uma forma com margarina e polvilha-se com farinha.
Coloca-se um pouco de massa no fundo da forma e logo de seguida uma camada generosa de maças laminadas, polvilha-se com açúcar e canela e coloca-se novamente a massa de bolo por cima. Dependendo do tamanho da forma e das quantidades de maça e massa criam-se o número de camada possíveis terminado sempre em maçã polvilhada com o açúcar e canela.

Leva-se ao forno até estar cozido o que demora cerca de 50 min ou mais.
Depois de cozido deixar arrefecer na forma para que não se desmanche. Pode ser pincelado com uma geleia diluída com água o que lhe confere algum brilho, foi o que fiz ;)

Et voilá! O mesmo sabor, sem o "pesadelo" da manteiga, perfeito! ;)
by me. 68976

2 comentários:

Isabel Salvador disse...

adoro bolos de maçã, mais um na lista interminável...delicia....bjs

me. disse...

eu também me rendo ás maçãs! ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin