pato com arroz á portuguesa

Soube e sabe mesmo a pato! aqui fica a receita.

Tem de ser feita com tempo porque envolve duas fases, uma a cozedura do quá quá propriamente dito e depois a preparação do arroz para ir ao forno.
Demora a confeccionar, mas vale mesmo a pena e acaba por ser um prato de almoço ou de jantar de família que resulta sempre bem e não fizesse ele parte de muitos dos cardápios de catering de eventos nas últimas décadas.

Para fazer este arroz rico que dá boas doses para 4/6 pessoas;

Cozedura do Pato:
. 1 pato 2Kg (compro e mando partir e retirar alguma da gordura extra, opção minha)  . 1 cebola grande  . 1 cenoura média  . 1 tronco de aipo  . 1/2 alho francês  . 1 raminho de salsa 4 pés  . Bacon uma tira 100gr . 1/4 de chouriço de carne  . sal grosso 1+1/2 colher de sobremesa  . 1 cravinho  . 6 grãos de mistura de pimentas esmagadas  . água suficiente para emergir o pato e depois cozer o arroz

Cozedura do Arroz:
. 300gr de arroz evaporado  . 1+1/2 colher de sopa de manteiga  . 0,5 dl de azeite  . 4+2 dentes de alho  . 1 cebola média picada  . 1 colher de sobremesa de colorau  . sal q.b.  . caldo que se reservou da cozedura do pato

Pato:
Lavam-se e descascam-se os legumes e partem-se em bocados grandes. Colocam-se numa panela alta juntamente com o pato que entretanto já foi chamuscado, para se livrar da penugem extra que ficou e foi bem lavado debaixo de água fria. Juntam-se o bacon, o chouriço de carne e os temperos e cobre-se com água deixando ferver em lume brando.
Quando o pato estiver bem cozido, retira-se do tacho assim como o bacon e o chouriço e deixam-se arrefecer.

Coa-se o caldo da cozedura por uma rede ou chinês aproveitando-o para utilizar na próxima etapa da cozedura do arroz.

Arroz:
Descascam-se os dentes de alho e misturam-se com a manteiga envolve-se o pato e leva-se ao forno a assar a 180º de modo a secar a gordura extra e torná-lo mais crocante demora cerca de 8/ 10 minutos tudo depende do tamanho dos pedaços.

Desfia-se o pato em pedaços generosos e guarda-se a gordura que ficou no tabuleiro coando-a por uma rede fina de modo a usar
Cortam-se o bacon em tiras e o chouriço em rodelas e reservam-se.

Num tacho coloca-se  a cebola picada juntamente com o azeite e parte (ou toda) a da gordura que ficou no tabuleiro, Assim que aloura um pouco deitar o alho esmagado ou picado muito fino e deitar o arroz.

Acrescenta-se o caldo da cozedura do pato, que deve estar quente e onde se dissolveu o colorau. A quantidade de caldo é 2xs a quantidade do arroz, rectifica-se o sal.
Deixa-se cozer o arroz, mas não completamente, já que ainda vai ao forno.

Num pirex ou cerâmico de ir ao forno coloca-se 1/2 do arroz, entremeia-se com o pato desfiado e coloca-se o restante arroz por cima.
Colocam-se as rodelas de chouriço e bacon  e leva-se ao forno a 200º de modo a corar um pouco e acabar de cozer o arroz.

Depois, é só servir bem quente e com um bom vinho tinto e muita conversa de mesa ;)

by me. 85197

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin