Frango assado com gengibre, limão, mel e alecrim

Até parece letra de música, combinam por nome mas é um dos meus temperos favoritos para frango assado em casa, num normalíssimo forno eléctrico. Prato muito aromático e saboroso.
.
Para este frango assado;
. 1 frango . 1 limão sumo e raspa de 1/2 . 2 colheres de sopa de gengibre ralado . 2 talinhos de alecrim ou rosmaninho . alho a gosto (uso em pó por ser mais intenso) mas podem ser dentes de alho frescos picados . 3 colheres de margarina . um pouco de azeite . 1 colher de sopa de mel . sal e pimenta a gosto

Peço no talho para cortarem o frango ao meio, "escalado" ou mesmo em duas metades, opção minha, coloco-o num pyrex previamente untado com azeite com os temperos acima mencionados, sumo e raspa do limão, gengibre fresco ralado e acrescentando margarina um pouco em pedacinhos, pois tenho o cuidado de untar a pele do frango com um pouco de azeite. Adiciono ainda sal, pimenta moída e alho, o último é o mel no lado da pele para corar e ficar bem tostada.

Por vezes coloco um pouco de aguardente velha, outras um pouco de água ou vinho do porto, apenas um pouco, dependendo do tamanho do frango e do tempo que demore assar, evitando que seque completamente todos os sucos do assado.

Depois é só colocar no forno médio et voilá.

(Podem engrossar o molho colocando com um pouco de farinha ou fécula de batata misturados num pouco de leite, aquecendo lentamente na própria travessa ao lume, por vezes faço-o)

Enquanto assa o aroma convida à prova, é muito simples e faz-se sózinho.
Eu adoro a invasão deste aroma de alecrim/rosmaninho a assar, é um dos bons perfumes na comida mesmo...
.
Real fast food! don´t need to be bad!
by me.

4 comentários:

© disse...

parece bom! pena eu não comer carne. :(

Lança disse...

(c),
Vá lá! Um franguinho é um franguinho! :D

me.lx-Wck,
Vou experimentar!

Eu faço escalado tipo Guia, no grelhador a carvão ou no espeto do forno!

Faço coxas e asas crocantes também no forno! Depois deixo por aqui! É um dos pratos que sai da galinha (post anterior). :D

me. disse...

ci.bi, eu também não como, mas tenho de cozinhar para os outros á minha beira...e eles comem. :)

Lança aí a grelha eu levo os provadores, bem eu provo a bem da nação (depois, engulo ou faço como o vinho) :)

Lança disse...

LoooooooooooooooooooooL

(claro!)

LoooooooooooooooooooooL

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin