Tomar Chá!


Tomar um Chá, sim mais não seja para que não tenha “Falta de chá”.
Algo que aprendi a gostar desde cedo.
Associo “Tomar Chá” ás coisas que fazia na minha infância, com as idas domingueiras a Sintra, perdeu-se na minha memória qual a casa que ia exactamente.

Essas viagens eram feitas por convite da família de uma amiga da época. Centravam-se na figura da avó paterna dela, uma senhora de educação muito clássica, de origem francesa ainda com todo o charme do seu sotaque.

Eu achava graça a todo aquele ritual , very british, Chippendale Chairs, paredes escuras em madeira, o Bule de chá, as compotas, torradas, o carrinho de bolos, os biscoitos, as queijadas, os travesseiros, os pãezinhos com queijo e o silêncio, fazia parte da boa educação e das boas maneiras.

Para mim é isso que me lembram, os lanches em família as antigas familías.

Hoje tomo o meu chá e sou exigente quanto á qualidade, aroma e persistência de sabor do mesmo. As saquetas não fazem parte desse meu hábito, compro-o em folha e preparo com a delicadeza que ele merece.
Costumo adquirir um que para mim é dos eleitos, chama-se “Rosa Oriente”, está no Gourmet do el c.i., e vende-se a peso.

Este chá tem por base uma combinação de chás verdes (sencha orgânico, gunpowder da china, china wu lu orgânico), pai mu tan, chá de jasmim, botões de rosa, pétalas de flores e aromas naturais, manga e rosas.

Fica a minha história de chá... acompanha-se com os tradicionais bolinhos, com uma avó ou de preferência com família.
by me.

12 comentários:

Lança disse...

Eu tenho muitos. Gosto dos da marca Mariage Frères. O Pharaon, o meu preferido. É por base o chá verde, com pedaços de frutas exóticas.

Mas também tenho de saqueta. Para as pressas e gostos diferentes.

Lembro-me da minha avó me ralhar, por fazer barulho com a colher, a misturar o açúcar.

- “A colher não toca na chávena…”

Gosto simples e acompanhado com scones e manteiga… mimos! :)

© disse...

eu faço os scones! a francisca diz que são os melhores do mundo!!!! :) ao fim de semana, no inverno, há sempre. com compotas e manteiga. mirtilos e framboesa, as que mais gosto.

morfose disse...

Ora, bolas.
Lá tenho de ir fazer um tabuleiro de scones.
O chá, esse anda sempre comigo. Manias que apanhei quando vivi em Londres.

morfose disse...

@,

Tens de experimentar com cottage cheese. Divinal!

me. disse...

...e para variar lá comprei eu os meus scones com passas que aqueço no forno e passo-lhes mel...

Tenho muitos chás, uma prateleira deles...variam conforme a vontade :)

Lança disse...

Hum... então porque não comi nenhum hoje?!

:D

© disse...

morfose, obrigada pela sugestão. vou experimentar! :)
e os que fizeste, ficaram bons?

me, tens de ser tu a fazer em casa. não custa nada e podes fazer essas variações na mesma massa. eu vou deixar aqui a receita. just wait! :)

lança, porque não disseste? tinha feito! ;)

Lança disse...

Não gosto de pedir e adoro que me surpreendam... ;)

me. disse...

LA....não comeste scones porque não estavas á minha beira...ainda!

cI.Bi, aguardo receituário...

Lança disse...

Isto é só promessas de scones! :D

me. disse...

alguém os escreva, eu não os faço, compro.
Eu não faço promessas! geralmente faço entregas :)

Lança disse...

Não faz mal! Eu gosto de receber! :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin