Creme de Couve-Flor



Está provadíssimo que nos intoxicamos diariamente, não só com os nossos vícios, mas com o ar que nos rodeia e nem sempre descansamos o suficiente para o nosso corpo poder regenerar-se!

A minha proposta de hoje é um creme que faz maravilhas ao organismo! Através da combinação de ingredientes com altas capacidades de desintoxicação, é impressionante como ficamos bem depois de a ingerir!

Depois de arranjar a couve-flor, eliminando os poucos pontos escuros que possa ter e após lavar em água abundante, introduzo-a numa panela com água a ferver por breves instantes.

Depois de separar os caules, introduzo-a novamente numa panela sem água aos bocados, conjuntamente com dois nabos grandes arranjados e partidos aos cubos grandes, e com duas cebolas também grandes cortadas aos gomos.

Acrescento água até cobrir os legumes e cozo em lume médio / baixo até o nabo ficar tenro.

Depois de passar tudo pela farinha mágica, junto uma colher de chá com manteiga, tempero com sal a gosto e junto um pequeno fio de azeite com elevado grau de acidez.

Gosto de a deixar arrefecer e colocar num recipiente para o frigorífico e (começar a) usar só no dia seguinte

Este creme pode ser ingerido a temperaturas pouco elevadas, importante nesta época, e costumo servir com ovos (pouco) cozidos e partidos aos bocados (as crianças gostam dos ovos de codorniz), enfeitando com salsa cortada na hora e com um fio de azeite pouco ácido.

12 comentários:

mim disse...

hum...!

Lança em África disse...

dois...!

jo disse...

vou fazer!

Lança em África disse...

Depois diz se gostaste!

jo disse...

está ao lume, só que eu tenho dificuldade em seguir receitas e agora já me apetece pôr lá para dentro 1ramo de salsa que também segundo consta tem propriedades desintoxicantes depois a história da manteiga... não pode ser azeite? Se calhar vou tostar umas sementinhas e polvilhar no fim. A Ber Bamos, bom vai ficar de certeza :)

Lança em África disse...

:(

Passa tudo com a varinha!

A consistência pode ser alterada depois, tá a ber? ;)

Uma colher de chá de manteiga é residual... e o azeite é só depois de a tirares do lume!

Conselho: Inventa! Um toque pessoal é sempre bom! :)

Espero k fique bem... :S

Lança em África disse...

Como ficou, Jo? Gostaste?

mim disse...

já ouvi dizer...

Lança em África disse...

Sim? :)

jo disse...

como já tive oportunidade de dizer em boca, ganda sopa! foi adoptada pela família inteira e passou a ser a sopa branca. :)

M.M. disse...

Tenho de te mandar a receita de sopa de maçã, que faço sempre na passagem d'ano. Sei lá, dá-me para isso. Podia ser pior...
Mas acredita que é boa. :-)

Lança em África disse...

Manda lá isso! :)

Daqui a uns tempos coloco aqui mais umas! ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin