Lombo de porco assado com laranja, alecrim e mostarda

Porque além das castanhas o porco também gosta de maças ou de frutos vermelhos...e das laranjas.

A companhia das laranjas nesta carne é sempre bem vinda, ligam na perfeição. Penso que seja um gosto bem português, toda a gente tem uma receita para este assado, um prato simples do nosso dia a dia, por isso pensei em deixar a minha, porque a mencionei quando falei do puré de castanhas.

Para um lombo assado é preciso;
Um forno... :)
e mais uns pequenos detalhes:
. 1 kg de carne do lombo (eu gosto dela limpa) . 6 dentes de alho . azeite cerca de 4 colheres de sopa . 1 colher de sopa bem cheia de mostarda de Dijon . 100gr de margarina . sal Q.B. . pimenta moída na hora Q.B. . Sumo de 3 laranjas . 1/2 dl de Vinho do Porto ou uma aguardente . 1 colher de sopa de mel . 2 colheres de café de fécula de batata (para engrossar o molho) . 1 pé de alecrim fresco

Começa-se por arranjar os temperos, dilui-se a mostarda no azeite juntamente com o sal, a pimenta moída e acrescentam-se os alhos descascados e esmagados.
Esfrega-se a carne com esta massa e deixa-se repousar durante uma a duas horas no frio, para que os sabores sejam assimilados pela carne.

Aquece-se o forno, a temperatura média cerca de 180º, rega-se a carne com o mel a fio e coloca-se pequenos pedaços da manteiga por cima, deita-se o vinho do porto e o alecrim no fundo e leva-se a carne a assar durante uma hora ou mais, até que esteja bem passado sem deixar secar ou queimar, molhando de vez em quando com os sucos que se depositaram o tabuleiro e com o sumo das laranjas que se reservaram cá fora.

Depois de assado, retira-se a carne do forno e do tabuleiro e prepara-se o molho.

Leva-se o tabuleiro ao lume, onde se acrescenta um pouco de água onde se desfez a fécula de batata e verte-se no tabuleiro, deixa-se engrossar, se ficar demasiado espesso acrescenta-se um pouco mais de água.
Pode ser acrescentado um pouco mais de vinho do porto, mas tendo o cuidado de deixar ferver um pouco para perder o grau de alcool.

Coa-se o molho por passador de rede fina ou por um chinês e reserva-se.

Este lombo pode ser servido quente ao frio, mas nesta época do ano sabe bem quentinho com o molho por cima acompanhado com gomos de laranja e com outro qualquer hidrato a gosto!

Um lombo e laranja, para o frio!

by me.

5 comentários:

Francisca disse...

Deve ser bom, deve.. :D

me. disse...

Xiiii, come-se e deixa-se comer:D

é tão simples :)

Paula noguerra disse...

Já estou com àgua na boca... algo tb para experimentar este FDS***

Beijocas aromáticas****

Cláudia disse...

Experimentei e adorei (foi o meu jantar9! Obrigada pela partilha.
Cláudia

Cláudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin