Delicia de laranja

Mais um bolo fim de semana, dos simples, um revivalismo!

E porque a minha amiga S. anda dedicada adoçar a família, o que ela se lembrou de fazer hoje, este bolo de laranja muito semelhante ao que eu fazia ainda na minha pré-adolescência... há meia dúzias de dias a bem dizer!
Se eu fazia, meio mundo deve tê-lo feito, mas mesmo assim deixo-o para que conste aqui em acta oficial e virtual.

Para a delicia:
. 150 gr de manteiga . 150 gr de açúcar . 150 gr de farinha já com fermento . 3 ovos . 3+1 laranja

Bate-se o açúcar com a manteiga.
Junta-se o sumo e a raspa de 2 laranjas e mexe-se.
Acrescentam-se os ovos inteiros um a um, por último a farinha.

Verte-se numa forma untada, leva-se ao forno médio/brando, a 210º/180 durante 25min.

Quando o bolo estiver frio, rega-se com uma calda de açúcar com o sumo da outra laranja.


Calda açúcar com laranja:
. açúcar + água Q.B. . sumo de 1 laranja.
Faz-se um ponto leve de açúcar, deixa-se arrefecer um pouco e acrescenta-se o sumo da laranja.

Um bolo simples, à moda antiga, ao jeito e sabor dos lanche em casa das avós... Foi assim servido, ouro da laranja sobre o azul do prato :)

from S.
by me.

3 comentários:

PratosdaBela disse...

Parece mesmo uma delicia...
Jnihos fofos

me. disse...

E è mesmo :)

etc disse...

Adoro isto :-) Vou experimentar!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin