Arroz cremoso de espinafres e cogumelos

Voltando ao sabor dos bosques, do outono ou de inverno, um arroz bem cremoso e suculento.
Come-se sozinho ou acompanhar um prato de carne ou peixe.

Para este arroz usa-se um arroz tipo carolino, bomba, ou qualquer um dos italianos próprios para risotto, ver Post anterior sobre arrozes e é só escolher

Para esta receita:

. 200gr de arroz . 250 gr de espinafres frescos . 150 gr de cogumelos frescos (setas, boletos ou outros ao vosso gosto) . 7,5 dl de caldo de legumes . 1 cebola pequena . 2 dentes de alho . 15 gr de manteiga . 2,5 dl de vinho branco seco . 25 gr de queijo parmesão ralado . tomilho fresco q.b. . sal e pimenta preta moída na hora q.b.

Começa-se por fazer um caldo de legumes, caseiro ou mesmo de compra, na correria dos dias de hoje ou tenho porque está feito ou um caldo em pacotinho, o famoso caldo de legumes Knorr, serve na perfeição.

Lavam-se as folhas dos espinafres, escaldam-se no caldo de legumes já preparado e ainda quente. Escorrem-se e picam-se miudamente e reservam-se.

Lavam-se os cogumelos e cortam-se em pequenos pedaços, põe-se a refogar numa frigideira num pouco de azeite em lume forte temperados com um pouco de sal. Retiram-se os cogumelos do lume e reservam-se.

Entretanto picam-se os alhos, a cebola e leva-se a refogar em lume brando, quando a cebola estiver macia e um pouco dourada, verte-se o vinho branco e deixa-se evaporar. De seguida acrescenta-se o arroz e deixa-se tostar um pouco em lume brando.

Rega-se com o caldo de legumes quente e deixa-se levantar fervura, adicionando o líquido aos poucos sem nunca deixar secar demasiado e mexendo o arroz com alguma frequência.

A cerca de metade do tempo que o arroz leva a ficar pronto, entre os 15 a 25 minutos (depende do tipo de grão de arroz), acrescentam-se os espinafres e os cogumelos reservados.

Quando estiver quase, quase pronto, desliga-se o lume, rectificam-se os temperos, junta-se a pimenta e logo de seguida envolve-se a manteiga.
Por último, mesmo na hora de servir o queijo ralado, misturando bem todos os sabores e de modo a criar um creme suculento.

Serve-se de imediato, bem quente, como já mencionei acompanhar uma carne ou uma posta de peixe ou apenas como um prato de arroz vegetariano.

Podem ser acrescentados frutos secos, como nozes ou amêndoas torradas e outros legumes, por vezes coloco alho francês, por ser uma combinação perfeita com o sabor dos cogumelos e dos espinafres.

Um arroz com sabores de inverno... para Março, enquanto não entramos de verdade na primavera e ainda está frio!

by me.

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin