Arrozes...

Diz me que arroz gostas dir-te-ei para o que é, podia ser o título mais composto.

De grão em grão ou apenas para dar arroz ao blog...ou para saber o que escolher, claro tudo isto é subjectivo ou não fosse a cozinha o espelho de cada um dos nossos gostos!

Existem no mercado variadíssimas escolhas por isso deixo aqui muito sucintamente e como dica as características de alguns.

Integral
Uma película preserva seus nutrientes, tem um sabor rústico. Para a sua cozedura, ele pede mais água que o arroz branco.

Arbóreo
Italiano, é arredondado, grosso e branco. Ideal para risotos, tem uma cozedura mais rápida que os outros italianos.

Japonês
Um arroz de grãos menores, o Koshihikarié é o mais indicado para um sushi perfeito.

Basmati
Arroz indiano de grãos longos e com sabor delicado, que lembra ervas e especiarias, deve ser feito apenas com uma cozedura simples de água e sal um dos meus preferidos, sem dúvida.

Bomba
Arroz espanhol de grão curto, rico em amido, usado nas paellas, mas também bom para preparar risoto ou arroz doce.(primo do carolino) e demais o nome.

Branco
O agulha ou carolino é o arroz do dia-a-dia. O agulha tem grãos alongado e inteiro, e o tipo carolino depois de cozidos ficam pastosos e colante, evidenciando uma aderência natural entre eles sendo, portanto, os mais adequados na preparação de um arroz cremoso e suave, também o mais barato.

Carnaroli
Um outro italiano, deixa o risoto mais al dente, já que os seus grãos são ligeiramente mais compridos que os outros italianos.

Jasmim
De grão longo, esse arroz é típico tailandês, muito perfumado e saboroso como o basmati, as suas característica acentuam-se quando cozido em vapor.

Vialone Nano
Mais um italiano que tem mais amido que seus compatriotas, assim como o tipo roma, fica bem em risotos e minestrones.

Preto
Um arroz que teve origem na China, com gosto que evoca pinhão e castanha. Vai muito bem em paellas, risotos, saladas.

Selvagem
Apesar de ser nome de arroz, é uma erva, tem um sabor amendoado e vai bem em saladas ou com uma mistura de arroz basmati, o que se vê frequentemente nas prateleiras dos supermercados.

Dêm-lhe o arroz...ás vezes bem apetece!!!

by me.

3 comentários:

etc disse...

Ai, eu gosto de todos os arrozes :-) Aposto que até do Vialone Nano que nunca tinha ouvido falar! Bjs

Pi disse...

Sou fã do basmati e do integral!

bjo

Handsomed.74 disse...

eu gosto muito do selvagem.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin