Sopa de feijão encarnado com couve lombarda

Esta sopa é um clássico da cozinha portuguesa.

Uma refeição completa, um bom prato de sopa basta para alimentar e reconfortar, principalmente em dias frios como os que têm estado.

Para a minha versão desta sopa uso:

. 400gr de feijão encarnado seco . 1 cebola grande . 1/2 couve lombarda . 2 cenouras . 1 nabo pequeno com rama . 1/4 de alho francês . 1 batata média . azeite . sal

Deixa-se o feijão de molho durante a noite de modo a 'remolhar' uma expressão que já ouvi e que achei bem engraçada.

Numa panela grande leva-se a cozer em água, o feijão, a cebola cortada, a batata e sal. Depois de cozer tudo bem, reservo uma parte dos feijões inteiros, cerca de uma concha e meia.

Entretanto tritura-se tudo com a varinha mágica e acrescentam-se os restantes legumes já lavados e cortados para sopa;
as cenouras em pedaços, a couve lombarda em tiras, o alho francês em meias tiras finas, o nabo em pequenos pedaços finos, a rama do nabo e levam-se a cozer no puré do feijão, por vezes é preciso acrescentar um pouco de água, para que coza tudo sem pegar.

Quando os legumes estiverem cozidos, está pronta, basta acrescentar os feijões que se reservaram, rectificar o sal e acrescentar o azeite.

Eu não ponho chouriço, mas para quem goste e não o dispense, deve ser colocado inteiro a cozer juntamente com os feijões, na primeira etapa desta sopa, antes de fazer o puré retira-se, corta-se em rodelas finas e acrescenta-se no prato de servir.

Uma sopa para o inverno. Bom apetite!

by me.

2 comentários:

PratosdaBela disse...

Adoro sopa e com este frio, mais ainda
Jinhos fofos

me. disse...

Não há melhor! :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin