Tarte de noz e chocolate

O chocolate apetece sempre e fazer receitas com ele é sucesso garantido, pelo menos para mim.

Esta é uma tarte com base feita em Massa Sablée, uma base adocicada mas claro que podem substituir pela quebrada já preparada à venda.

Começa-se por confeccionar a base da tarte, a massa sablée (será que também sabe escrever...) fora da brincadeira os ingredientes para a base (500gr):

. 250gr de farinha . 125gr de açúcar em pó . 125gr de margarina amolecida . 1 pitada de sal . 1 colher de café de fermento em pó . 1 ovo

Peneirar a farinha para uma taça já com o fermento, amassa-se juntamente com a margarina, junte o sal e o açúcar e continua-se amassar até formar um granulado grosso.

Faz-se um buraco no centro, para onde se deita o ovo, amasse tudo rapidamente e logo que a massa esteja macia, utiliza-se, se massa ficar muito seca pode ser acrescentada água em salpicos.

Tende-se sobre base polvilhada com pouca farinha até obter a espessura pretendida.

Para completar o recheio e cobertura:

. 300 gr de massa para base da tarte doce (sablée) . miolo de noz para decorar . 75gr de miolo de noz ralado finamente . 75 gr de manteiga . 1 clara de ovo . 75 gr de açúcar em pó . 120 gr de chocolate amargo de culinária (para mim 75%Lindt) . 1,25 dl de crème fraîche.

Para o recheio, mousse de noz, amolece-se a manteiga. Ralar o miolo de noz. Bater a clara em castelo firme, onde se vai acrescentando aos poucos açúcar em pó alternado com a manteiga e o miolo de noz.
Despejar sobre a base da tarte já feita e leva-se ao forno médio/baixo 180º cerca de 20 minutos.

Entretanto prepara-se o glacé de chocolate, num tacho leva-se ao lume o crème fraîche até levantar fervura. Adiciona-se o chocolate partido aos pedaços de modo a ficar bem envolvido e derretido, isto com o lume no mínimo possível de modo a que o chocolate não ferva.

Deixar repousar cerca de 10 minutos fora do lume de modo a criar um creme liso e brilhante mexendo-o de vez em quando.

Depois de arrefecer verte-se sobre a tarte que deve estar fria, colocar miolo de noz a decorar e levar ao frio cerca de 1 hora.

Et voilá une Tarte aux noix et au chocolat!

by me.

4 comentários:

tinker disse...

Huuummmm, parece mega deliciosa! Tenho de experimentar a fazer ;)

Xaninha disse...

mas...
mas...
mas isso é injusto!!!!!

estou de dieta e, ao vir parar ao teu blog de para-quedas, deparo-me com esta delicia...

:D

beijinho

Bebedores do Gondufo disse...

Good blog.

me. disse...

tinker;
vale com toda a certeza :)

Xaninha,
me2 limito-me a fazer e a micro provar...lembro-me de cada tortura! :D

Bebedores do Gondufo,
I´m very suspicious :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin