Creme de ervilhas e bacon

Uma sopa verdinha verdinha...
Esta também foi uma das formas da minha pequenada começar a comer "verde" e a dizer que gostavam da cor. As ervilhas são dos legumes mais doces, por isso a criançada come muito facilmente. Bem eu sempre gostei pelo menos. As ervilhas com ovos escalfados também fazem parte das minhas comidinhas deixo os enchidos para quem quiser, o mesmo faço com as favas.

Faço este creme com ervilhas congeladas, é um dos legumes que pouco perde com a sua congelação, mas se as tiverem frescas aproveitem para fazer e logo sentem a diferença!

Assim serão precisos para cerca de 1,5 l de sopa:
. 500 gr de ervilhas descascadas . cerca de 2,5 dl de água . 2 cebola médias . 1/2 litro de leite . 25 gr de manteiga ou margarina . sal e pimenta q.b. . 1/2 raminho de coentros . 50 gr de bacon fatiado fino

Cozem-se as ervilhas na água, escorrem-se e reserva-se o líquido numa panela, onde se junta-se o leite, as cebolas descascadas e lavadas partidas em rodas, a manteiga e deixa-se cozer bem.

Á parte, o bacon fatiado é cortado em tirinhas pequenas sem o courato e colocado numa frigideira quente com 2 colheres de água assim que se evapora o bacon larga a gordura tostando ligeiramente, coloca-se sobre papel absorvente e junta-se á sopa depois de bem escorrido (é opcional para quem quiser enriquecer o sabor das ervilhas, mas casam muito bem os dois sabores).

Retiram-se os legumes do lume e trituram-se muito bem com a varinha mágica, de seguida coa-se o creme pelo chinês ou um passador de rede.
Volta ao lume brando e tempera-se com sal e pimenta.

Retira-se uma concha do creme e deixa-se arrefecer. Juntam-se os coentros lavados, nesta pequena porção e trituraram-se, só depois se juntam ao restante creme.

Também se podem colocar algumas tirinhas de bacon tostado por cima da sopa!

Queda al gusto... bom proveito :)
by me.

8 comentários:

Lança disse...

Faço com favas! Um dia experimento com rebentos de soja!

Se tiver tempo hoje... ainda faço uma! :)

me. disse...

Lança, os rebentos de soja devem levar um caldo para lhe dar corpo com alma! digo eu!

© disse...

me, adoro ervilhas!! estufadas, com ovo é simplesmente xelente!! na sopa também!

favas também gosto muito. então uma sopinha de favas... não é lança? :)

rebentos de soja, lança, nunca provei. ora aí está uma coisa que podes experimentar no fim de semana.

beijo para os dois!! ;)

Lança disse...

Isso era dantes! Agora já vêm cheios de corpo… ;)

(eu sei… na nossa idade não era nada disto… :D)

Cá te espero então cheio de rebentos!

AH AH AH!!!

Lança disse...

Estou a fazer uma coisa do género! :D

Favas com presunto! (tinha cá muito :p)

O dobro da água. Favas e cebolas com os mesmos tempos.

Não vou cozinhar o leite (metade) nem o presunto. Vou incorporar e “varinhar”!

(onde compro um chinês cá no “sul”? :s)

Vou trocar os coentros por salsa e adicionar consistência com croutons!

(já tenho o meu manjericão antigo a espreitar no vaso e um novo ao lado comprado por nós :p)

Este blog é um luxo! :D

me. disse...

Lança, chinês a sul há-os por todo o lado! num hipermercado perto de ti p.ex. :)

etc disse...

Que boa sopinha... e a foto também, dá vontade de pegar logo numa taça! Vou fazer... Isto aqui dá-me muito jeito porque sou uma "naba" com sopas, mas adoro come-las! ;-)

me. disse...

etc, é só começar apanhas a mão seja "naba" ou nabiça vai tudo para a sopinha ;) bjnhs

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin