Compota de marmelo com sementes de coentros

Mas uma para "Lançar" na cozinha uns marmelos :)

Por cá não existe muito o hábito dos Chutneys de fruta, uma mistura do doce com o vinagre e especiarias que geralmente se conservam por algum tempo em frasco.

Esta compota é o reflexo dessa filosofia muito British, depois de preparada e devidamente condicionada, serve como acompanhamento carnes quentes ou frias e ainda para a elaboração de molhos, conferido-lhe características adocicadas.

São precisos:
. 2 kg de marmelos . açúcar branco Q.B. . vinagre de vinho branco Q.B. . 4 colheres de sopa de sal . Sementes de coentros Q.B.

Colocam-se os marmelos, já descascados, sem caroço e partidos em oitavos numa panela grande com o sal e a água, o suficiente para cobrir, leva-se ao lume até levantar fervura e deixa-se cozer cerca de 10 minutos.
De seguida coam-se os marmelos e mede-se a calda, voltando a despejar na panela.

Assim, para cada 600ml de calda, acrescentam-se 450g de açúcar, e 300ml de vinagre e 1 colher de chá de sementes de coentros.

Leva-se novamente ao lume e juntamente com os marmelos e cozinha mais 25-30 minutos, ou até que as fatias estejam macias.
Deixar arrefecer dentro da panela e reservar um dia.

No dia seguinte, escorre-se a calda para outra panela e leva-se ao lume novamente até levantar fervura e de seguida verter sobre os marmelos.

Colocam-se os pedaços de marmelo cuidadosamente em frascos de compota previamente esterilizados enquanto ainda estão quentes e enche-se com a calda.

Uma outra maneira de preservar este fruto.

Boas compotas!
by me.

1 comentários:

etc disse...

Hum...isto vai dar jeito! :-)*

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin