Queijo e Pimenta Verde e Cremoso de Mostarda

Partindo da base já dada para o molho branco aqui estão mais duas variações para acrescentar a essa base, Molho de Queijo e Pimenta verde fresca e Molho cremoso de Mostarda.

Os molhos são aliados da comida principalmente quando se dá nova roupagem a sobras de comida, pois é sempre bom reciclar... O ambiente agradece e o bolso também. Uma das minhas filosofias é não deitar fora, mas sim transformar.

Estes molhos partem de uma base de molho branco.

Molho de Queijo e Pimenta Verde:

. molho branco (quantidade da receita) . 60 gr de queijo Cheddar ralado . 1 colher de chá de mostarda . Grão de pimenta verde fresca q.b.

Depois de preparado o molho branco e antes de temperar com sal e pimenta, junta-se o queijo ralado e logo de seguida a mostarda, mexe-se e deixa-se arrefecer um pouco junta-se a pimenta fresca e por último rectificam-se os temperos de sal, pode sempre acrescentar pimenta moída, se forem como eu e gostarem de pimenta.
Colocam-se numa molheira ou taça e deitam-se alguns grãos de pimenta verde fresca.

A pimenta em grão fresca existe no mercado em frascos pequenos, tipo pickles, é fácil de encontrar, por ser fresca é mais uma baga do que um grão rijo de pimenta, por isso se utiliza o grão inteiro.

Pode ser utilizado outro tipo de queijo, conferindo assim um carácter diferente a cada molho de queijo que se prepare, com ou sem a pimenta porque isto da cozinha funciona ao gosto e ás vezes aquilo que se tem ao pé ou à mão.

Molho cremoso de Mostarda:

. Uma base de molho branco . 1 gema de ovo . 3 colheres de chá mostarda em grão . 3 colheres de chá de mostarda de Dijon . 1 dl de creme fraiche . sal . Pimenta em pó

Depois do molho branco mistura-se bem as mostardas, tempera-se cm sal e pimenta a gosto e acrescenta-se a gema que deve cozinhar levemente só para dar corpo, se voltar ao lume tem de ser muito brando para não talhar. por último o creme fraiche.
Coloca-se em taça e deitam-se alguns grãos de mostarda por cima.

Estes molhos casam com muitos tipos de comidas, por exemplo:
O molho de mostarda acompanha muito bem , o peixe, presunto, bacon grelhado, carnes brancas ou vermelhas, legumes cozidos ou em saladas, pratos com base de queijo;
O molho de queijo e pimenta pode servir como complemento a peixe, aves, presunto, saladas, legumes cozidos, massas, pratos á base de ovos... é um sem fim de coisas.

Bons pratos e aperitivos!
by me.

2 comentários:

Lança disse...

fondue, fondue, fondue! :)

me. disse...

Bom fondue! ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin