Sopa de alho com mexilhões e salva

O alho é utilizado na nossa culinária do dia a dia, além do seu forte sabor e aroma ( e rasto depois de comido) tem muitas características que beneficiam o nosso organismo.

Mas hoje a sugestão é uma sopa de entrada que se come em pequenas doses.
Tem muito sabor e é deliciosamente aveludada, e nunca deixa ninguém mal impressionado apesar da base ser o alho.

Assim para esta sopa é preciso em proporção:

. 250 gr de alho fresco . 250 gr de mexilhão . 250 gr de batatas . Salva fresca, folhas . 1,25 dl de vinho branco . 3,5 dl de leite gordo . sal . pimenta . 50 ml de azeite

Descascam-se as batatas e os alhos e cortam-se, em cubos as batatas e lâminas os dentes de alho. Levam-se a alourar em azeite em lume brando.

Depois de ligeiramente alouradas acrescenta-se o vinho e o leite, deixa-se ferver em lume baixo para não verter. Depois de bem cozido tritura-se com a varinha mágica, tempera-se com sal e pimenta a gosto e reserva-se mantendo-o quente.

Entretanto cozem-se os mexilhões ao vapor para abri-los e separar das cascas, não devem ser demasiado grandes para poderem ser colocar em pequenas taças.

Pode ser utilizado miolo de mexilhão congelado, mas deve ser aquecidos mesmo em água fervente dentro da embalagem de vácuo onde vêem ou ao vapor se as embalagens forem doutro tipo.

Para servir colocar o creme de alho na taça com um mexilhão e uma folha de salva.

E já está uma entrada quente para uma noite de verão!
by me.

2 comentários:

joaninha disse...

Olá, tem bom aspecto as suas receitas, vou experimentar fazer algumas.

me. disse...

Bem vinda a esta cozinha!

Então depois diz se ficou bem ou gostaste...

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin