Cheesecake com frutos silvestres
Bem cá vai outra das minhas paixões os frutos silvestres...
Hoje deixo a receita cá de casa, como a Pipa gosta.
A base é feita com Corn flakes, há quem não aprecie esta textura crocante, mas aqui é esse o gosto, por isso criei esta base, existem outras versões com bolacha esmigalhada, quase em pó ou areada se quiserem substituir.
Uso uma mistura de frutos silvestres congelados para preparar a cobertura, mas já fiz com morangos fresco, e também com framboesas congeladas, outras das hipótese é colocar o Lemon Curd caseiro, receita que já deixei aqui no ZOM. Mas se estiverem com muito pouco tempo ou sem paciência é mesmo um frasco de um bom doce a gosto, também fica bom.
Para fazer este doce tenho de preparar três coisas, Base, recheio e a cobertura e por esta ordem.
Para a Base e para uma forma de tarte com cerca de 24 cm de diâmetro:
. 200gr de Corn Flakes . 75 gr de margarina derretida . 1/3 de uma lata de leite condensado
Num Robot de cozinha com lâminas grandes, se tiverem coloquem os corn flakes, liguem a máquina e desfaçam em pedaçinhos acrescenta-se logo de imediato pelo tudo de alimentação a margarina derretida e logo de seguida o leite condensado, depois de misturado espalhar na base de tarte de fundo amovível e colocar no frio.
Se não tiverem robot, uma taça grande onde vão partindo os corn flakes com martelo de cozinha e depois envolvem os restantes ingridientes.
O recheio da tarte é feito com:
. Queijo fresco batido embalagem de 500 gr (pode ser magro) . 2/3 restantes da lata de leite condensado . 1/2 pacote de natas batidas ligeiramente açúcaradas . 1/2 colher de café de açúcar baunilhado . 1 pacote de gelatina royal em pó . Raspa de 1/2 limão . 5 colheres de sopa de açúcar amarelo
Prepara-se a gelatina conforme as instruções da embalagem mas roubando cerca de metade da quantidade de água a acrescentar.
Numa taça misturam-se o queijo creme, o restante leite condensado, a raspa de limão e os açúcares amarelo e baunilhado, batem-se até estarem bem misturados. De seguida acrescenta-se a gelatina já preparada e por último as natas batidas.
Despeja-se tudo sobre a base da tarde reservada no frio e volta ao frigorífico.
Para finalizar a cobertura:
. 2/3 da embalagem de 500gr de frutos silvestres congelados . vinho do porto 1/2 chávena de café ou mais se gostarem muito . açúcar branco refinado 5 colheres . Fécula de batata 3 colheres de sopa rasas . água
Num tacho deita-se 1/2 chávena de chá água e o açúcar , e deixa-se fazer uma calda forte mas translúcida, deitam-se 1/2 das frutas congeladas e deixa-se fundir os aromas derretendo as frutas. À parte dissolve-se bem a fécula de batata com um pouco de água fria e o vinho do porto, e deita-se na calda de frutas que está ao lume, que deve ser baixo, e deixa-se engrossar. Por último deitam-se as restantes frutas mas de modo a descongelarem apenas sem perderem a sua forma.
Deixa-se arrefecer durante um bom bocado e verte-se sobre o recheio que já deve estar frio e com alguma consistência.
Leva-se novamente ao frio no mínimo 3 até 5 horas.
Depois é só retirar o aro da tarte colocar num prato e servir com folhinhas de hortelã.
Com frutos silvestre ou limão ou outro doce com alguma acidez de preferência! Espero que gostem ;)
by me.
1:42 da tarde
|
Etiquetas:
Doces
|
You can leave a response
7 comentários:
Hoje andei a apanhar morangos e framboesas cá em casa. Congelei.
Vou apanhando e congelando…
Quando tiver uma quantidade considerável, levo a tua casa e fazes-me o bolo, boa? :D
Lança, Ok!
Mas porque não te lanças tu aos tachos?
Não gostas de fazer doces???
"Bolos" é mais contigo... :D
Então, sou mais bolos! :)
AH AH AH!!!
Isso quer dizer outra coisa, pah!!! :P
I know! Lança... just jocking ;D
Ui...que delícia...e eu que não sou muito de doces! A base crocante é uma ideia muito interessante! Bjs.
Enviar um comentário