Rosbife...outra receita

Antes que o chefe da cozinha me despeça ... :D
Um outro Rosbife

Por vezes tenho a possibilidade de fazer com carne do lombo chamado agulha penso eu. Um verdadeiro luxo com a carne que me chega do talho das beiras.
Mas como disse o Lança o filet mignon ou a vazia é a carne mais utilizada para preparar o rosbife.

Para preparar carne para 4/5 pessoas é necessário:

. 1,250gr de carne da vazia . 4 dentes de alho . 1 colher de chá de sal grosso . 1 colher de sobremesa de mostarda . margarina 3 colheres de sopa . mistura de pimentas moídas na hora . 1 dl de aguardente velha . 1/2 colher de sobremesa de farinha . Leite cerca de 1 chávena.

A carne deve estar limpa de peles e gorduras.
Num almofariz faz-se uma pasta com o sal, os dentes de alho esmagados, a mostarda, a pimenta e a margarina. Com esta pasta barra-se a carne.

Põe-se uma frigideira ao lume ou um tabuleiro, a qual vai acabar de cozinhar ao forno por isso a pega da frigideira tem de poder ir ao calor, continuando... depois de bem aquecida cora-se a carne de todos os lados, sem a picar muito para que o sangue não saia.

Rega-se com a aguardente ligeiramente aquecida e flameja-se... o show!
E coloca-se a assar no forno pré aquecido a 180º.

A regra para assar é 10 minutos no forno para cada quilo de carne, neste caso estará 12,5 minutos assar.

Sai do forno e retira-se o rosbife para outro recipiente.
Coloca-se o tabuleiro sobre o bico do fogão novamente e prepara-se o molho.

Polvilha-se com a farinha e com uma espátula metálica raspa-se todo o fundo. Rega-se com o leite mexendo sempre até engrossar um pouco, e rectificam-se os temperos.
Pode-se coar o molho por uma rede não muito fina, puramente facultativo, melhora apenas o aspecto do molho.

O Rosbife deve repousar cerca de uma hora antes de ser fatiado, para que o sangue seja retido dentro. O que lhe vai dar o aspecto muito rosado por dentro e castanho por fora, sem estar uma carne seca.

Pode ser comido quente ou frio. Esta carne não pode ser reaquecida pois ficaria muito passada.
O molho bem quente é que irá reaquecer as finas fatias do rosbife.

Eu acompanho esta carne normalmente com esparregado de espinafres, batatas fritas ou um arroz branco.

E está pronto outro Rosbife...
by me.

8 comentários:

Francis disse...

Isto a esta hora...até fiquei nervoso pá.
Está combinado, este fim de semana vou fazer um rosbife.

me. disse...

muito bem francis...depois diz como ficou! ;)

Lança disse...

Ah bom! :D

me. disse...

Achas bom, Lança? ;D
...
É um bocadinho diferente do teu ;)

Lança disse...

É diferente, sim. Temos os dois filosofias completamente diferentes na cozinha. E isso é que é giro, misturado no mesmo espaço! :D

me. disse...

Temos de misturar na mesa... :)

© disse...

tanta conversa para um rosbife...

:)

Sara disse...

Eu não sou bom na cozinha, então eu sempre peço meu marido quando ele chega em casa do trabalho a ser colocado para cozinhar, espero que em algum momento têm a capacidade de fazê-lo, a menos que vá para comer nos restaurantes em perdizes

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin