Beurre Blanc
Este é um molho básico para mil e uma coisa!
Legumes cozidos, grelhados, assados, peixes cozidos ou grelhados, carnes as ditas brancas parece-me que são as que combinam bem.
A base é mesmo manteiga, vinho branco, um Chardonnay por exemplo, o vinho deve ter alguma qualidade porque como tudo, a qualidade dos ingredientes traduz-se no resultado final do preparado e aqui a regra não abre excepção.
Para fazer esta "manteiga branca":
. 1/2 copo de vinho branco . um pouco de vinagre de vinho branco . 1 cebola média bem picadinha . 100 gr manteiga e azeite Q.B. . sal pimenta a gosto
Num tacho pequeno, coloca-se um pouco de manteiga e azeite e leva-se ao lume brando com a cebola até esta fica translúcida. Rega-se com o vinho e o vinagre aos poucos e deixa-se cozinhar tapada lentamente até reduzir o liquido para metade.
Por último na hora de servir e se pretender um veludo liquidifica-se o concentrado e coa-se por uma rede fina, tempera-se com sal e pimenta moída, e volta ao lume , quando estiver quente desliga-se o fogão e introduz metade da manteiga mexendo energéticamente com umas varas e repete-se com a restante manteiga.
Serve-se quente sobre os peixes, legumes ou carne...
Existe uma outra versão que não usa cebola de base:
1/2 copo vinho branco + 100gr de manteiga+ 2 dl natas gordas ou creme fraiche+sal+pimenta
Este começa por reduzir o vinho ao lume baixo até metade, ficando tipo um xarope. Acrescenta-se as natas e mexe-se bem com as varas, de seguida adiciona-se a manteiga em pedaços mexe-se bem com as varas e deixa-se aquecer até burbolhar.
E serve-se quente.
Existem depois as variantes;
com alcaparras, com a cebola, com limão, wasabi, onde a imaginação nos levar!
Et voilá, para grelhados ou cozidos diferentes e enriquecidos! Um dia não são dias...
by me.
8:38 da tarde
|
Etiquetas:
molhos
|
You can leave a response
0 comentários:
Enviar um comentário