Risotto de espargos e espumante

Um outro risotto!
Para mim é uma comida invernosa, mas como as estações estão todas avariadas, deixo este delicioso prato! Digo eu...

Para fazer este risotto, é preciso:

. 300gr de arroz arbóreo . 1kg de espargos frescos brancos ou verdes . 1 cebola grande bem picada . 3 dentes de alho picadinhos . 1+1/2 copo de espumante branco . azeite para cozinhar . 1 alho francês não muito grande cortado em juliana . uma chávena de folhas de espinafres . 200 gr de queijo ralado (ilha, parmesão, emmental ou mozarella - eu gosto de misturar ilha com emmental) . 2 colheres de sopa de manteiga . 1/2 dl de nata . sal marinho . pimenta moída na hora . caldo de legumes q.b. (para cozer espargos - se tiverem à mão)

Num tacho que não pegue, aquece-se o azeite com a cebola e o alho partido, até ficarem transparentes sem deixar torrar ou queimar.

Pelam-se os espargos com um descascador de cenouras e deixam-se as pontas espigadas de parte, para a guarnição do prato. Corta-se o caule em pequenos troços com 1 cm sensivelmente e levam-se a cozinhar juntamente com a cebola e o alho, deve ser regado de vez em quando com água ou o caldo de legumes se tiverem.

Quando os espargos tiverem cozidos tritura-se tudo com a varinha mágica sem ter muita preocupação para que fique tudo muito bem passado, não é desagradável sentir os pequenos pedaços dos legumes no arroz. Leva-se ao lume novamente acrescentado a manteiga.
E é nesta mistura que se deita o arroz e deixa cozer lentamente, mexendo e regando com o espumante de vez em quando até estar pronto.

Entretanto, numa frigideira com azeite quente salteiam-se as pontas de espargos abertas ao meio, as tiras fininhas do alho francês, que se regam com um pouco de espumante e deixando ferver um pouco até amolecer os vegetais. Tempera-se com sal, pimenta e acrescenta-se por último os espinafres.

Para acabar o risotto, deita-se o preparado dos vegetais no arroz já pronto, misturando bem e liga-se tudo acrescentando o com o queijo ralado e a nata, deixar aquecer um pouco apenas e servir rápidamente.

Aqui vos deixo um prato cheio de energia!
Bom proveito e já são horas de almoço, mesmo. ;)
by me.

2 comentários:

Lança disse...

Eu TINHA um tacho que não pegava...

AH AH AH!!!

me. disse...

E deitaste-o fora...para não estorvar! Verdade? ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin